Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Rogeriogest » 19 Dez 2013, 00:44

Pessoals...

Minha moto quando engata a primeira marcha (principalmente quando está fria) dá um tranco violento.
Dá até pena da moto.
Pra todo mundo que eu mostro, diz que é normal da 600.
A segunda marcha também dá um tranco e faz um barulho bem alto quando engata.
Todas as outras marchas não tem problema, são macias e silenciosas.
Vocês que têm a 600 a mais tempo, têm (tiveram) esse problema (ou característica) também?

Abraço,
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Kakko » 19 Dez 2013, 09:03

Falaí Rogerio....tudo bem ? ok

Seguinte....todas as XTs 600 que eu já pilotei ou experimentei tinham/tem esse detalhe do "tranquinho".

Parece até aqueles caminhões antigos de câmbio sêco, que para quem não sabe, "tinham" um sistema de sincronizado pobre, daí o tranco.

Com certeza é uma característica...coisas de projeto/engenharia......mas pode ficar tranquilo...acontece sim quando motor frio.....e depois que aquece melhora um pouco...mas pode continuar a dar uns tranquinhos.

Rogerio...desencana a aproveite sua potranca. :joinha: :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Dpomarico » 19 Dez 2013, 09:20

Não sei da XT.... mas nas motos acima de 600 (HD, GS) eu sempre senti esse tranco na primeira e na segunda. Parece que a marcha entra "sem lubrificação".... pelo que pesquisei nos outros foruns, é normal de motores acima de 600cc.
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Kakko » 19 Dez 2013, 11:13

pois é...au acho que das grandes que não dão tranco só as BMW....se bobear nem percebe que engatou a prima. :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Rogeriogest » 19 Dez 2013, 11:32

Kakko escreveu:Rogerio...desencana a aproveite sua potranca. :joinha: :mrgreen:
Kako, to curtindo cada dia mais a minha potranca! Cara, é impressionante como eu gosto dessa moto.
Sempre antes de dormir, eu vou lá fora e fico olhando ela um pouco, hehehe Sabe cachorro olhando pra forno de frango em padaria?
Dpomarico escreveu:Não sei da XT.... mas nas motos acima de 600 (HD, GS) eu sempre senti esse tranco na primeira e na segunda. Parece que a marcha entra "sem lubrificação".... pelo que pesquisei nos outros foruns, é normal de motores acima de 600cc.
David, vc descreveu a sensação que eu tenho perfeitamente:
-Parece que a marcha entra "sem lubrificação"
A primeira marcha dá um tranco e a segunda parece que entra seca.
Antes de eu desencanar totalmente, tem algo pra fazer que dê pra diminuir o tranco? hehehehe
Alguém me falou uma vez de um pinhão que teria um "amortizador", um anel de borracha interno, que seguraria um pouco do tranco.
Alguém já ouviu falar desse pinhão?

Abraço!
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por leco22 » 19 Dez 2013, 11:49

Na ST, principalmente qdo está parada a semana toda, tenho costume de desligar o motor, engrenar, e ligar de novo. Dá dó mesmo.
A Ulysses tb dá uma boa porrada, mas a ST vc sente os destes das engrenagens no pedal da marcha tentando se encaixar :o :o :o
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Dust » 19 Dez 2013, 12:52

Tive 3 XT600, todas faziam isso, daí acho que é normal rs

Ajuda um pouco se antes de engatar a marcha, quando liga ela fria (de um dia pro outro), presisonar a embreagem umas três vezes, percebia que o tranco era bem menor, só não me pergunte os fundamentos mecânicos dessa "simpatia" que eu não sei hehe
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Rogeriogest » 19 Dez 2013, 13:01

leco22 escreveu:Na ST, principalmente qdo está parada a semana toda, tenho costume de desligar o motor, engrenar, e ligar de novo. Dá dó mesmo. A Ulysses tb dá uma boa porrada, mas a ST vc sente os destes das engrenagens no pedal da marcha tentando se encaixar :o :o :o
É isso que acontece com a segunda marcha... se tentar engatar devagarinho... fica fazendo kr-kr-kr-kr-kr...

Dust escreveu:Tive 3 XT600, todas faziam isso, daí acho que é normal rs
Ajuda um pouco se antes de engatar a marcha, quando liga ela fria (de um dia pro outro), presisonar a embreagem umas três vezes, percebia que o tranco era bem menor, só não me pergunte os fundamentos mecânicos dessa "simpatia" que eu não sei hehe
Hmmmmm... acho que faz sentido... Vou testar... O Mecânico tinha falado alguma coisa parecida, com relação a embreagem que não estaria totalmente desacoplada (ou acoplada) ou algo assim com a moto fria... Não lembro o que ele falou, mas sei que as duas coisas estão ligadas, rsrsrsrs
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Rogeriogest » 19 Dez 2013, 13:02

Dust escreveu:Tive 3 XT600, todas faziam isso, daí acho que é normal rs
Ajuda um pouco se antes de engatar a marcha, quando liga ela fria (de um dia pro outro), presisonar a embreagem umas três vezes, percebia que o tranco era bem menor, só não me pergunte os fundamentos mecânicos dessa "simpatia" que eu não sei hehe
Dust, eu explico: Coeficiente de grau de expansão do disco frio da embreagem. Quando o platô, gira, não solta o garfo direito, aí o acoplamento viscoso, que não está tão lubrificado ainda, tem o seu dâmetro dilatado, causando o estressamento das molas já desgastadas. Entendeu? :risadona:
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere 600 - Tranco na 1a marcha

Mensagem por Kakko » 19 Dez 2013, 13:12

Rogerio.....talvez seja interessante verificar a embreagem.

A recomendação dos entendidos, é colocar os discos originais ou outras duas marcas importados, as quais não lembro o nome.]

E tem uns macetes para montar a embreagem....se um "mexanico" qualquer instalar, pode ter problemas.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder