Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Valcarenghi
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Nov 2015, 08:40
Cidade onde mora: Teresina/PI

Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Valcarenghi » 02 Ago 2017, 08:12

Pessoal, a minha Super é uma DX 15/16. Só uso gasolina aditivada de postos Petrobras, Shell e Ipiranga. ocorre que por duas vezes seguidas, em visita ao Brasília Capital Moto Week, ela me incomoda ao dar a partida de manhã. Na primeira, insisti um pouco, dei um tempo e, aí, blz, pegou. Na segunda vez, tive de usar um auxiliar de partida para poder expulsar o excesso de combustível na velas e fazer pegar. O que vcs acham que pode ser?

Avatar do usuário
Crístofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Mar 2015, 23:33
Cidade onde mora: Lajeado/RS

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Crístofer » 02 Ago 2017, 10:03

Pode ser vela, dependendo da km, pode ser a bateria (se ela anda pouco)

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Thiago_1100S » 02 Ago 2017, 11:25

eu iria pela ordem do mais facil primeiro

O motor de arranque gira, e não pega ou ele está fraco?
fica cheiro forte de gasolina quando tenta dar a partida várias vezes?
isso acontece só quando fica parada uma semana, ou está acontecendo em todo dia na primeira partida?

Com as respostas vc consegue partir para alguma linha de investigação, mas eu verificaria as coisas na seguinte ordem.

- Verificar fusíveis
- Verificar voltagem e amperagem da bateria (tive uma na Fazer 250 que tinha 12v, mas dava 4a, não tinha força p girar o arranque)
- Verificar resistência das velas (teste rápido com multímetro), verificar faisca.
- Verificar rele de partida
- verificar se chega gasolina no motor (pode ser a bomba, filtro, ou algum entupimento)

estou com problema parecido na minha ruiva, mas nela é em toda partida a frio, e sempre pega mas não segura, ja passei das verificações do sistema de partida e ja estou vendo coisas mais caras para arrumaar :S

boa sorte na empreitada mano
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

ermilton souto
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Out 2017, 19:48
Cidade onde mora: são josé do egito-PE

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por ermilton souto » 06 Out 2017, 20:06

Boa noite Pessoal !! Esse problema é crônico na Super Ten 1200. Viajei de Pernambuco a Ushuaia em outubro 2016, numa Super Ten 2016 com 16.000 km rodados. Depois de Buenos Aires, quando a temperatura baixou, por várias vezes tive que dar chupêta (usar bateria auxiliar) pra poder funcionar pela manhã. Certo dia em Rio Grande (AR) ela só pegou com uma bateria de camioneta Diesel. Na volta logo que entrei no Brasil ( quando a temperatura sobe) ficou tudo normal.
Elas usam bateria de 12 volts 12 ah. Na proxima vou usar uma bateria de 12 volts 14 ah. Talvez resolva meu problema

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Heyder » 08 Out 2017, 20:11

Não tenho experiência em temperaturas muito baixas como em viagens ao sul do continente, mas no frio aqui do eixo Goiânia-Brasília nunca tive esse problema... e olha que a minha ST é 2012. O que precisei foi trocar a bateria por 2 vezes ao longo desses 6 anos de uso.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Rilson
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 31 Mai 2014, 06:59
Cidade onde mora: Caaporã-PB

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Rilson » 09 Out 2017, 05:31

Minha ´Super é 2012 e já troquei bateria e relê de partida à cerca de 02 anos porque não queria "pegar". Mês passado começou
novamente a disparar o relê e ela não dava sinal de vida. Meu mecânico disse que seria novamente defeito do relê. Eu então, perguntei
a amigos qual posto estavam abastecendo e eles me indicaram um certo Petrobrás. deixei combustível chegar na reserva para encher
o tanque e não deu outra. A moto limpou e ficou pegando de primeira.
Depois que perdí 01 bateria e 01 relê de partida, comprei um carregador de bateria automático Ctek 0.8 12v que é vendido com o nome
Yamaha na Europa e a cada 02 meses eu o utilizo, pois sabemos que a moto não gera energia para deixar a bateria 100%.
Obs. Não basta apenas um posto ter bandeira é preciso que tenha confiabilidade e numa viagem isso é impossível.
Em nenhuma Site europeu, conheço relato sobre dificuldade da Super La Tenerezza "pegar" em baixa temperatura.

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Eniot » 09 Out 2017, 10:39

A minha está chegando a 2,5 anos e apesar de ficar alguns períodos inativa, em média uns 15 dias, está pegando numa boa. Houve neste período duas ocasiões em que deu um pequeno trabalho para funcionar - ligava mas morria - Nas duas ocasiões havia abastecido durante viagem em posto que não tinha como confirmar a qualidade. Deixei acabar o combustível e voltei ao que uso, V-power Racing e o problema foi embora. Conclusão: nossa gasolina comum e aditivada tem um percentual (27%) elevado de etanol o que acredito causar dificuldades na partida com temperatura baixa. A V-power Racing, além de octanagem mais elevada possui um percentual (25%) menor de etanol, o que facilita muito a partida.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Ander » 09 Out 2017, 11:23

Rilson escreveu:Minha ´Super é 2012 e já troquei bateria e relê de partida à cerca de 02 anos porque não queria "pegar". Mês passado começou
novamente a disparar o relê e ela não dava sinal de vida. Meu mecânico disse que seria novamente defeito do relê. Eu então, perguntei
a amigos qual posto estavam abastecendo e eles me indicaram um certo Petrobrás. deixei combustível chegar na reserva para encher
o tanque e não deu outra. A moto limpou e ficou pegando de primeira.
Depois que perdí 01 bateria e 01 relê de partida, comprei um carregador de bateria automático Ctek 0.8 12v que é vendido com o nome
Yamaha na Europa e a cada 02 meses eu o utilizo, pois sabemos que a moto não gera energia para deixar a bateria 100%.
Obs. Não basta apenas um posto ter bandeira é preciso que tenha confiabilidade e numa viagem isso é impossível.
Em nenhuma Site europeu, conheço relato sobre dificuldade da Super La Tenerezza "pegar" em baixa temperatura.
Compartilho da sua opinião.
Acrescento, a super tem partida diferente de motores convencionais, demorando alguns segundos a mais para ligar, afinal, é um crossplane. Muito etanol ou outra mistura na gasolina vai ampliar essa partida, em dias mais frios então..
Na minha experiência de 2,5 anos com uma 2012 e 43kkm, tanto aqui no sul do BR como nas duas idas a ARG/CHI, última em setembro, -3° no painel, no paso jama, a moto sempre ligou, em Cachi-ARG a NC750 de meu amigo precisou umas 4 partidas pra ligar pela manhã.
Só fiquei sem partida quando a bateria abriu o bico.

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por MARCELO CAVINI » 31 Out 2017, 11:18

Ander escreveu:
Rilson escreveu:Minha ´Super é 2012 e já troquei bateria e relê de partida à cerca de 02 anos porque não queria "pegar". Mês passado começou
novamente a disparar o relê e ela não dava sinal de vida. Meu mecânico disse que seria novamente defeito do relê. Eu então, perguntei
a amigos qual posto estavam abastecendo e eles me indicaram um certo Petrobrás. deixei combustível chegar na reserva para encher
o tanque e não deu outra. A moto limpou e ficou pegando de primeira.
Depois que perdí 01 bateria e 01 relê de partida, comprei um carregador de bateria automático Ctek 0.8 12v que é vendido com o nome
Yamaha na Europa e a cada 02 meses eu o utilizo, pois sabemos que a moto não gera energia para deixar a bateria 100%.
Obs. Não basta apenas um posto ter bandeira é preciso que tenha confiabilidade e numa viagem isso é impossível.
Em nenhuma Site europeu, conheço relato sobre dificuldade da Super La Tenerezza "pegar" em baixa temperatura.
Compartilho da sua opinião.
Acrescento, a super tem partida diferente de motores convencionais, demorando alguns segundos a mais para ligar, afinal, é um crossplane. Muito etanol ou outra mistura na gasolina vai ampliar essa partida, em dias mais frios então..
Na minha experiência de 2,5 anos com uma 2012 e 43kkm, tanto aqui no sul do BR como nas duas idas a ARG/CHI, última em setembro, -3° no painel, no paso jama, a moto sempre ligou, em Cachi-ARG a NC750 de meu amigo precisou umas 4 partidas pra ligar pela manhã.
Só fiquei sem partida quando a bateria abriu o bico.

Eu pensava que motor crossplane fosse coisa de motor 4 cilindros...Vocês que entendem, dá pra dizer que motor 2 cilindros da Super é crossplane??
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

AugustoJF
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Out 2017, 10:22
Cidade onde mora: Juiz de Fora

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por AugustoJF » 31 Out 2017, 16:44

Sobre este assunto, realmente senti isso na Super que peguei recentemente (bem diferente da minha moto anterior) e percebi que se girar um pouco o acelerador na partida ela pega mais fácil. Então pergunto, é melhor dar esse pequeno gas no acelerador ou deixa a moto pegar somente apertando o botão?

Responder