Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Carlos
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
Cidade onde mora: Brasil

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Carlos » 10 Nov 2017, 21:30

Abonando as palavras do Dr. um carregador automático de baterias não danifica em nada a eletrônica da Moto.
Mas fique atento para umas dicas importantes.

Em bateria de Moto o carregador não pode ter amperagem maior que 15% da amperagem da bateria, (Bateria Moto 11Amp - Carregador 1,6 Amp).

Atenção ao ligar a *Tomada na bateria da Moto, Vermelho pólo Positivo, Preto pólo Negativo.
* Tomada é um cabo que faz a conexão do carregador até a bateria, que ficará permanente na moto.

O carregador tem (1,2 Amp), *corrigindo 0,8 Amp, o de 1,2 Amp é um portátil* no modo Motocicleta, made in China, BiVolt automático, pra baterias de 12 volts e esta em pleno funcionamento desde 2013, tanto na Moto quanto no Carro.





Agora comprei um Carregador/Desulfatador, mas aí já é outra história...
Carlão

Avatar do usuário
Diego Rosa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Contato:

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Diego Rosa » 13 Nov 2017, 07:49

A minha pega normalmente, com 20.000km rodados, do nível do mar aos 4850 metros, dos 44 graus (termômetro de rua) de Campo Grande aos -2 graus da cordilheira.. tudo tranquilo! Primeira bateria, original.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
http://www.motosclassicas80.com.br

MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR

XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1


BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU

Avatar do usuário
Diego Rosa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Contato:

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Diego Rosa » 13 Nov 2017, 07:51

Não escolho muito a gasolina que ponho, claro, sempre que dá procuro postos “bonitos e de bandeira”... mas não é sempre que isso acontece...

[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/201711 ... 6f8eb4.jpg[/img][img]//uploads.tapatalk-cdn.com/201711 ... cad581.jpg[/img]




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
http://www.motosclassicas80.com.br

MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR

XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1


BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU

ricardorauen
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Abr 2018, 22:24
Cidade onde mora: Florianópolis
Localização: Florianópolis SC
Contato:

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por ricardorauen » 19 Set 2018, 09:57

Pessoal,
Voltando a este tópico...
Eu tinha uma ST 2012 e com ela fiz 76.000 km praticamente tudo em viagens para lugares altos, frios, acampando, deixando a moto ao relento, etc.
Fui com ela a Ushuaia 2 vezes, Bolívia, Peru, Atacama por diversas vezes.
Essa moto NUNCA deixou de pegar de primeira.
.
Em maio 2018 peguei uma ST zero. E aí comecei a ver estes relatos da moto não pegar de manhã no frio.
No mesmo dia em que fechei o negócio na concessionária eu recebi um whatsapp de um amigo que estava na Bolívia com uma ST 2015 e relatava que estava sendo rebocado todo dia de manhã pois a moto não pegava.
Detalhe é que esse amigo é mecânico. Fez de tudo pra sanar o problema e não deu certo. Somente quando baixou a altitude, no litoral peruano, a moto voltou ao normal.
Me deu uma baita vontade de desfazer todo o negócio pois a moto ainda iria chegar em alguns dias, e pegar a minha velha parceira de volta
.
Amigos, será que houve alguma alteração na mecânica da moto quando ela passou a ser produzida em Manaus?
Uma moto que deixa essa insegurança não dá pra ser chamada de SUPER ou de "aventureira".
Ontem deixei essa moto pra revisão dos 1.000 km na concessionária e daqui a poucos dias vou novamente pra Bolívia em grande altitude e frio, acampar no meio do Uyuni etc (o que já fiz com a outra moto e foi só alegria).
Com a minha moto anterior essa preocupação nem passaria pela minha cabeça, mas agora...
E detalhe é que a concessionária me disse ontem que, segundo o chefe de mecânica da Yamaha do Brasil, essa moto foi feita para rodar no Brasil (!!!!!!) e que qualquer alteração das condições de clima, altura etc fica imprevisível.
Ainda, me aconselhou a abrigar a moto a noite, não deixar ao relento (impossível). Só pode ser brincadeira.
.
Eu não entendo nada de mecânica, por favor relevem alguma bobagem que eu por acaso escrever.
A única coisa "diferente" que eu sempre fiz na minha antiga ST 2012 e agora também nessa 2018 é usar o óleo Motul 5100 15/50.
Será que esse óleo mais fino em temperatura baixa pode fazer a diferença e talvez por isso eu nunca tive problema?
.
Um abraço a todos, perdão pelo longo texto.
Ricardo Rauen
DT180
XLX350
Shadow600
TDM850
VStrom 2004
VStrom 2006
ST 2012
ST 2018

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Eniot » 20 Set 2018, 07:48

A minha é 2015 tirada em Maio. Até hoje está com a bateria que veio nela (Já comprei outra Yuasa original). Às vezes ela masca um pouco para ligar quando fica muito tempo parada (15/20 dias). Nunca peguei temperaturas muito baixas -5°, por exemplo. Sempre usei o óleo Yamalube 10w40.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por MARCELO CAVINI » 24 Set 2018, 09:50

ricardorauen escreveu:Pessoal,
Voltando a este tópico...
Eu tinha uma ST 2012 e com ela fiz 76.000 km praticamente tudo em viagens para lugares altos, frios, acampando, deixando a moto ao relento, etc.
Fui com ela a Ushuaia 2 vezes, Bolívia, Peru, Atacama por diversas vezes.
Essa moto NUNCA deixou de pegar de primeira.
.
Em maio 2018 peguei uma ST zero. E aí comecei a ver estes relatos da moto não pegar de manhã no frio.
No mesmo dia em que fechei o negócio na concessionária eu recebi um whatsapp de um amigo que estava na Bolívia com uma ST 2015 e relatava que estava sendo rebocado todo dia de manhã pois a moto não pegava.
Detalhe é que esse amigo é mecânico. Fez de tudo pra sanar o problema e não deu certo. Somente quando baixou a altitude, no litoral peruano, a moto voltou ao normal.
Me deu uma baita vontade de desfazer todo o negócio pois a moto ainda iria chegar em alguns dias, e pegar a minha velha parceira de volta
.
Amigos, será que houve alguma alteração na mecânica da moto quando ela passou a ser produzida em Manaus?
Uma moto que deixa essa insegurança não dá pra ser chamada de SUPER ou de "aventureira".
Ontem deixei essa moto pra revisão dos 1.000 km na concessionária e daqui a poucos dias vou novamente pra Bolívia em grande altitude e frio, acampar no meio do Uyuni etc (o que já fiz com a outra moto e foi só alegria).
Com a minha moto anterior essa preocupação nem passaria pela minha cabeça, mas agora...
E detalhe é que a concessionária me disse ontem que, segundo o chefe de mecânica da Yamaha do Brasil, essa moto foi feita para rodar no Brasil (!!!!!!) e que qualquer alteração das condições de clima, altura etc fica imprevisível.
Ainda, me aconselhou a abrigar a moto a noite, não deixar ao relento (impossível). Só pode ser brincadeira.
.
Eu não entendo nada de mecânica, por favor relevem alguma bobagem que eu por acaso escrever.
A única coisa "diferente" que eu sempre fiz na minha antiga ST 2012 e agora também nessa 2018 é usar o óleo Motul 5100 15/50.
Será que esse óleo mais fino em temperatura baixa pode fazer a diferença e talvez por isso eu nunca tive problema?
.
Um abraço a todos, perdão pelo longo texto.
Ricardo,

acho que o seu amigo teve azar mesmo. Não tenho visto relatos desse tipo nos grupos que faço parte. Por outro lado, em longas viagens, sempre levo o cabo de bateria para a chupeta...

Vá em frente e boa viagem!!
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Avatar do usuário
Carlos
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
Cidade onde mora: Brasil

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Carlos » 24 Set 2018, 10:56

"E detalhe é que a concessionária me disse ontem que, segundo o chefe de mecânica da Yamaha do Brasil, essa moto foi feita para rodar no Brasil (!!!!!!) e que qualquer alteração das condições de clima, altura etc fica imprevisível. Ainda, me aconselhou a abrigar a moto a noite, não deixar ao relento (impossível). Só pode ser brincadeira."

1º Leve sempre uma Barraca e um Edredom para a ST.
2º Se cuida Yamaha, esse """Chefe de Mecânica""" é Espião e Sabotador contratado pelas concorrentes ....

PQP, cada uma que Deus que me perdoe ...

:batecabeca:
Carlão

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Eniot » 24 Set 2018, 14:08

:gargalhada:
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por Eniot » 24 Set 2018, 14:09

Melhor levar um rechaud :gargalhada:

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Mensagem por lunga » 24 Set 2018, 14:10

Deveria mandar essa recomendação do chefe da mecanica para o SAC da yamaha junto do nome dele e pedir pra confirmar essa orientação.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Responder