LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
mauriciovv
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2015, 12:40
Cidade onde mora: Rio De Janeiro/RJ
Contato:

LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por mauriciovv » 16 Jan 2017, 13:47

Olá pessoal, tenho uma ST 2016 e venho observando uma coisa que tem me deixado intrigado. se paro a ST de forma que o sol fique batendo no LCD, o painel da direita, que mostra quilometragem vai escurecendo, formando um quadrado escuro no display, dá para se ver tudo sem problema, mas fica mais escuro, após sair do sol tudo fica ok, porém o LCD do lado esquerdo não se altera. Quem tem a ST com LCD já notou isso ou é só a minha??
ST 1200DX 60th Anniversary 2016/2017

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por Eniot » 16 Jan 2017, 15:01

A minha também já percebi o problema. Creio que seja pelo sol direto aquecer muito a tela de LCD. Mas como sempre volta ao normal não registrei como defeito. Mas vale a pena relatar ao responsável pela garantia na concessionária. Vou fazer isso na próxima troca de óleo, só para ficar no registro da moto.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por ivnn » 16 Jan 2017, 16:15

A voltagem que o "cristal líquido" do LCD muda de aparência, de escuro para claro (de forma simplificada, sem entrar no mérito de sua operação real) depende da temperatura. Tem módulos de LCDs que tem um potenciômetro para ajuste dessa tensão, no qual o pessoal pendura o nome de "contraste". Muito para um lado e todo o LCD escurece, muito para outro lado e ele fica todo claro, sem contraste.

Esse efeito é 100% reversível; não é algo que vai estragando. É só a temperatura mesmo, e deve estar ajustado numa posição que mesmo a -15°C ainda tenha um contraste bom - mas aí escurece todo a 45°C ou mais, embaixo do sol.

Não tenho a ST, mas vendo foto do painel, parece que o da direita é uma matriz densa de pontos, enquanto o da esquerda é um LCD com elementos customizados em posição. Daí o espaço em branco em volta dessas elementos não tem "cristal líquido". E por isso só o da direita escurece como um bloco.

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por Eniot » 16 Jan 2017, 16:44

ivnn,

Então não precisamos ficar preocupados com a degradação com o tempo? Obrigado pela explicação.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
mauriciovv
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2015, 12:40
Cidade onde mora: Rio De Janeiro/RJ
Contato:

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por mauriciovv » 16 Jan 2017, 20:47

Ivinn, agradeço a explicação, vou fazer o teste, colocar menos "contraste" e verificar se fica menos escuro, já que ela term uma regulagem pra isso, Valeu..
ST 1200DX 60th Anniversary 2016/2017

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por ivnn » 16 Jan 2017, 22:19

Enio, não precisa se preocupar, não há desgaste ou risco envolvido. De um fabricante de módulos de LCD: (de http://www.pacificdisplay.com/lcd_cont_adj.htm)
For a typical Liquid Crystal fluid, with a negative temperature coefficient, an under voltage condition with diminished display contrast will result at low temperatures, and a "ghosting" or overdrive condition will occur at high temperatures, if no compensation techniques are employed. So if your application requires good contrast over a large temperature range, you may need to consider temperature compensation for your contrast adjustment circuitry.
No caso do painel da ST, mesmo que a Yamaha tenho usado compensação de temperatura para diminuir esse problema, é provável que o sensor de temperatura fique fisicamente na placa que controla o LCD, encapsulada em local seguro e não exposta ao sol. Daí na hora que o painel vai para o sol o LCD esquenta mas a compensação não acompanha. Questão só estética, 100% reversível.

Mauricio, deve funcionar. Com o possível efeito colateral de ficar ruim em baixas temperaturas.

Abraços e bons passeios.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: LCD da ST 2016 escurecendo no sol

Mensagem por Diney » 17 Jan 2017, 12:48

Na minha zx10 o manual do proprietario diz que e apenas uma forma de regular a visibilidade, quando maior a claridade mais escuro fica o painel, mesma coisa ocorre nos Iphones, enfim e um acessorio..........tecnologia.
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Responder