Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
H Amorim
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Set 2016, 14:45
Cidade onde mora: Vitória/ES

Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por H Amorim » 24 Set 2016, 14:55

Olá,

Apesar de ter habilitação para carro há 17 anos, apenas há 3 meses me tornei motociclista. Comprei uma CB500X, já rodei uns 2000 quilômetros com ela, grande parte em estrada. Comprei a CB500X já com o pensamento que ela seria uma "moto de transição" para outras maiores. Pesquisando sobre as motos maiores, não há como incluir a ST. É possível perceber dos relatos que é uma moto maravilhosa e, sem dúvidas, ela entra na lista de desejos de qualquer motociclista. Porém, tenho que admitir que é preciso experiência para pilotá-la. Assim, pergunto aos colegas do fórum, quanto tempo de experiência vcs recomendam com motos menores até que se possa, com segurança, passar para uma ST?

Abraços!

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por Diney » 24 Set 2016, 16:14

Amorim, o maior problema e pegar experiencia de transito, aceleracao e frenagem, numa moto acima de 600cc as coisas acontecem bem rapido pra isso vale a sensibilidade a experiencia.

Se faz apenas 3 meses que tem CNH de moto eu aconselho pelo menos uns 2 anos de perrengues, fechadas, viagens, pilotar no escuro com chuva e depois disso ai sim....

Eu quando estou pilotando eu ate sinto o cheio da pista se derrubaram oleo diesel ( ja me salvei varias vezes ) ou cheiro de chuva chegando.....tudo isso aprendi pilotando moto, e detalhe voce aprimorando a pilotagem na moto, com certeza seu feeling para pilotar carro vao ser muito maior!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
Dugamadias
Novato+
Novato+
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Abr 2015, 13:07
Cidade onde mora: Piracicaba/SP

Re: Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por Dugamadias » 26 Set 2016, 07:54

Bom dia.

Acho que o que o Diney disse, é 100% fato. Nada substitui a experiencia e vivencia no dia a dia.
O que pode ajudar a sair com mais facilidade dos perrengues é fazer alguns cursos de pilotagem. Eles te ajudam a conhecer melhor o seu limite e principalmente os limites da moto. Existem cursos específicos para cada tipo de moto (Speed, Big trail, etc) e com certeza você irá aproveitar muito. Pense nisso!!!
Espero ter contribuído.
Abraxx e bora rodar.
Atual: Té 250 azul 2012
Ex: Specialized Stumpjumper 2012 (MTB) / Specialized Allez 2011 (Speed)
Ex: Suzuki Yes 125 2008

Avatar do usuário
Diego Rosa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Contato:

Re: Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por Diego Rosa » 26 Set 2016, 11:21

Amorim, bom dia!

sem duvida, quanto maior experiencia tiver, mais fácil será domar os quase 500kg da criança carregada e com garupa!

alem dos fatores citados pelos demais amigos, lembro que a estatura do piloto no caso de uma moto grande, alta e pesada é importante. Se você tiver acima de 1,80m acho que pode encurtar o período de experiencia, se tiver menos de 1,70m, certifique-se de estar bem treinado antes de subir na ST...

Como sugestão, procure comprar uma moto pequena (pequena mesmo, 200 a 300cc, modelo trail) e rodar o máximo que puder em estradas de terra nas mais diferentes situações, erosão, poeira, lama, areia... isso vai acelerar sobremaneira seu processo de ganho de experiencia, pois aceleração, frenagem, distribuição de peso etc são testados a cada segundo em situações de off road. Ou, vai de 500X mesmo pra terra e aproveita! ;)

abraço,
Diego Rosa
http://www.motosclassicas80.com.br

MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR

XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1


BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU

Avatar do usuário
Diego Rosa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Contato:

Re: Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por Diego Rosa » 26 Set 2016, 11:24

mais uma dica:

quando perceber que a CB500X não é mais "moto grande" pra você, que ela não é tão potente como era no primeiro dia, quando perceber que esperava que o desempenho dela fosse melhor... ai você está pronto pra dar o próximo passo.

enquanto aquela sensação de "pqp que moto forte" estiver imperando, sossega e fica com a 500

abraço
Diego Rosa
http://www.motosclassicas80.com.br

MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR

XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1


BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Quanto de experiência para pilotar uma ST?

Mensagem por Eniot » 26 Set 2016, 15:32

Diego Rosa escreveu:mais uma dica:

quando perceber que a CB500X não é mais "moto grande" pra você, que ela não é tão potente como era no primeiro dia, quando perceber que esperava que o desempenho dela fosse melhor... ai você está pronto pra dar o próximo passo.

enquanto aquela sensação de "pqp que moto forte" estiver imperando, sossega e fica com a 500

abraço
Diego Rosa
Nunca tinha pensado nestes termos. Muito bom conselho :risadona:

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Responder