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Parafusos parabrisa

Enviado: 21 Mai 2016, 14:11
por Diego Rosa
Oi amigos, preciso de uma ajuda. Quando a moto chegou, novinha, dei um reaperto geral em seus parafusos. Entre eles os do parabrisa.

Depois, andando com ela na terra ou paralelepípedos eu achava que vibrava demais e apertei mais.

Apertei tanto que a bucha de borracha acabou passando pelo furo e o parabrisa quase caiu.

Comprei buchas novas, parafusos novos e aproveitei e comprei o conjunto que prende o suporte do pára-brisas.

Hoje cedo desmontei tudo, coloquei tudo novinho. Apertei pouco, o suficiente para fazer uma barriga na porca de borracha. Fui andar com ela, no asfalto tranquilo, no paralelepípedo balança todo o conjunto - parabrisa e gps. Da vontade de apertar mais, mas já conheço o resultado desse aperta aperta.

Como venho das esportivas e nelas não há absolutamente nenhuma vibração na bolha estou tendo dificuldades em me acostumar com a vibraceira ali.

Pergunto, alguém já passou por esse problema, alguma dica? Alguns de vocês podiam mandar fotos do quanto apertada estão as porcas de borracha em suas motos?

Alguém usa locktite ali? Ou mesmo sem apertar pra valer o parafuso não solta?

Obrigado pelas dicas

Diego Rosa


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Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 21 Mai 2016, 14:47
por lunga
Que ano é a tenere?
Em 2013 acho que mudou o sistema do conjunto.

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 21 Mai 2016, 18:13
por Diego Rosa
2017. Sim o sistema mudou


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Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 22 Mai 2016, 16:05
por selbach
Diego, use arruelas de pressão, aquelas que vem cortadas, elas servem justamente para isso, para diminuir a vibração que chega na rosca.

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 22 Mai 2016, 17:34
por Carlos




Diego, conta as roscas do parafuso.
Sempre tiro o Para-brisa pra limpeza, não uso Lock.
A barriga que faz na borracha já é uma forma de pressão.
O bagulho chacoalha mesmo, vai ter que acostumar ...
:joinha:

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 22 Mai 2016, 20:29
por Diego Rosa
Obrigado pelas respostas. O meu tá apertado parecido com o da foto. Hoje peguei uma estrada de terra (lama) bem esburacada e com costelas, vibrou bastante mas ao chegar em casa vi que os parafusos estão direitinho como os deixei ontem. Acho que é realmente questão de costume mesmo e não ser fominha na hora de apertar! O manual indica 0,5 kgmf de torque no parafuso, mas o torquimetro que tenho aqui começa em 3... Mas acho que peguei o jeito. Valeu!!!


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Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 23 Mai 2016, 08:09
por MARCELO CAVINI
Diego,

Quando comprei a minha modelo 2015, também estranhei. Vinha de uma Varadero que nada chacoalhava. Logo de cara, vi um monte de parafuso solto e reapertei. Uma coisa que fiz foi tirar as carenagens e apertar os parafusos que ficam por dentro e que seguram o conjunto do painel. Ou seja, no meu caso, havia parafusos "escondidos" que estavam soltos. Pois bem. Uma vez apertados, melhorou muito, mas mesmo assim vibra mais do que outras motos que tive. Aliás, na concessionária deram uma mexida naquelas borboletas que seguram o ajuste da altura da bolha (pois soltavam muito) e hoje está melhor (apesar de eu sempre verificar, pois as vezes afrouxam um pouco). Já andei por estradas de terra com costelas e nada soltou...

Boa tocada!

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 24 Mai 2016, 14:53
por PedroMoraes
Tenho uma 2015 que comprei zero km.

Aquela borboleta para ajustar a bolha fica frouxa direto...sempre confiro o aperto, as vezes até durante a pilotagem.

Quanto a bolha fazer barulho, faz mesmo. Mas os parafusos estão sempre bem apertados. Tinha uma Vstrom antes da ST, e percebia que a bolha também fazia barulho; por isso não estranhei muito.

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 26 Mai 2016, 16:16
por Diego Rosa
essa borboleta dos modelos novos se soltar a cada x km é uma coisa realmente irritante! a minha solta apenas a do lado direito. to pensando em colocar uma gotinha de trava rosca loctite azul (baixo torque). alguém já fez isso? alguma outra sugestão?
diego

Re: Parafusos parabrisa

Enviado: 27 Mai 2016, 11:37
por Carlos
Diego
vamos lá:

1- Retire a CAPA (15)
2- Retire o ANEL TRAVA (17) cuidado, e bem frágil.
3- Retire a PORCA DE AJUSTE (14)
4- Coloque o O-Ring
5- Coloque a PORCA DE AJUSTE (14)
5.1- Aperte ate achar que ficou bem firme, o O-Ring fará pressão como uma arruela.
6- Coloque o ANEL TRAVA (17)
7- Coloque a CAPA (15)

Faça uma verificação depois de rodar com a Moto, se precisar de mais um aperto, aperte.






O-RING - COMPRAR