Bem-vindo: 23 Fev 2018, 05:35

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Dez 2017, 09:02 

Cidade onde mora: São Paulo-SP
Comprei a minha ST a pouco mais de 2 meses, 2011/12, com 12.500km, sempre que adquiro uma moto ou carro faço a troca de todos os fluidos, qdo. fui fazer da ST tive essa surpresa tbm, o fluido traseiro estava normal, agora o dianteiro e da embreagem apresentavam essa coloração branca e bem grosso, acredito que seja pelo fato de estar muito tempo sem troca.
Como ja foi dito o fluido de freio retira umidade, e pode ser que dependendo do clima da região onde mora faz a diferença.

MensagemEnviado: 01 Dez 2017, 10:23 

Cidade onde mora: Goiânia, GO
Muito interessante tudo isso. A minha ST está com 25.000 Km e somente agora, quase 7 anos de pouco uso, começou a apresentar alguns sinais estranhos... o freio dianteiro estava DURO algumas vezes. Era algo aleatório... algumas semanas estava endurecido e outras não. Depois que eu saia para dar uma volta, à medida que eu ia bombando, ele ficava normal. Pensei que fossem as pastilhas ou mesmo falta de lubrificação dos pistões, mas como havia todo esse tempo sem manutenção, resolvi trocar as pastilhas e o fluído também.

As pastilhas estavam com bastante desgaste, mas ainda dava pra serem usadas. Como tinha comprado pastilhas novas, troquei-as. Como pensei, o problema estava na lubrificação dos pistões. Depois de removidos, limpos, lubrificados e recolocados, o freio parecia novo!

O mecânico também trocou todo o fluído (DOT4) do sistema dianteiro e traseiro, mas o óleo que saiu - acreditem - estava somente levemente mais escuro que o novo. Eu presenciei todo o serviço. E olha que onde morava - norte do país - a umidade é imensa! Questionei com o mecânico sobre o que li aqui neste tópico e ele me disse que - até onde ela saiba - fluído de freio não estraga, exceto se houver contaminação. Segundo ele, como é um sistema hermeticamente fechado, é pra durar muitos anos.

Não sei se o sistema de motocicletas é muito diferente de carros, mas realmente é comum vermos carros já bem velhos com frenagem normal em que NUNCA foi trocado o fruído de freio original.

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas