malas laterais e traseira
- Diego Rosa
- Participativo-
- Mensagens: 287
- Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
- Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
- Contato:
malas laterais e traseira
Pessoal, estive pesquisando as malas laterais e bauleto e to com uma grande duvida:
as opções que estou considerando são apenas:
- as originais yamaha
- touratech zega pro 2
- sw-motech trax adventure
As demais, roncar, givi etc não estão em questão neste momento. Gostaria de que me ajudassem a tirar as seguintes duvidas:
1) quem tem e usa as originais - elas dão problemas realmente como se fala por ai, ou usando de forma civilizada são boas? o ponto que mais me atrai nas originais é a ausência total de ferragem ao remover as malas, o ponto que me afasta dela é o fato de serem feitas de plastico e "revestidas" com alumínio apenas decorativo.
2) a SW-MOTECH trax adventure - alguém do fórum usa? gosto demais do sistema de remoção da ferragem (em apenas 30 segundos e usando uma moeda apenas), da o mesmo efeito de ausência de ferragem da original, mas ganha-se e muito em qualidade. (preços são equivalentes)
3) touratech zega pro 2 - alguém do fórum usa? são o Mercedes bens das malas de aventura, mas a ferragem é descomunal de feia! por outro lado são o top do top.
4) quem usa as opções 2 e 3, quais a litragem utilizada de cada lado?
agradeço os comentários,
Diego Rosa
as opções que estou considerando são apenas:
- as originais yamaha
- touratech zega pro 2
- sw-motech trax adventure
As demais, roncar, givi etc não estão em questão neste momento. Gostaria de que me ajudassem a tirar as seguintes duvidas:
1) quem tem e usa as originais - elas dão problemas realmente como se fala por ai, ou usando de forma civilizada são boas? o ponto que mais me atrai nas originais é a ausência total de ferragem ao remover as malas, o ponto que me afasta dela é o fato de serem feitas de plastico e "revestidas" com alumínio apenas decorativo.
2) a SW-MOTECH trax adventure - alguém do fórum usa? gosto demais do sistema de remoção da ferragem (em apenas 30 segundos e usando uma moeda apenas), da o mesmo efeito de ausência de ferragem da original, mas ganha-se e muito em qualidade. (preços são equivalentes)
3) touratech zega pro 2 - alguém do fórum usa? são o Mercedes bens das malas de aventura, mas a ferragem é descomunal de feia! por outro lado são o top do top.
4) quem usa as opções 2 e 3, quais a litragem utilizada de cada lado?
agradeço os comentários,
Diego Rosa
http://www.motosclassicas80.com.br
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
- Eniot
- Participativo-
- Mensagens: 325
- Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
- Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG
Re: malas laterais e traseira
Diego,
Eu tenho o conjunto original que comprei usado, com as bolsas internas. Não utilizei até o momento. Não gosto do sistema de fechadura delas e o bauleto é muito pequeno(30 L) Neste caso uso o meu Givi Trekker 52 que acho muito melhor. O que me levou a comprar os laterais originais é que ficam 6 cm menores de cada lado do guidão e deve facilitar na condução dentro de cidades. Eles tem a mesma capacidade de 32 L cada. No meu uso são mais que suficientes.
Enio
Eu tenho o conjunto original que comprei usado, com as bolsas internas. Não utilizei até o momento. Não gosto do sistema de fechadura delas e o bauleto é muito pequeno(30 L) Neste caso uso o meu Givi Trekker 52 que acho muito melhor. O que me levou a comprar os laterais originais é que ficam 6 cm menores de cada lado do guidão e deve facilitar na condução dentro de cidades. Eles tem a mesma capacidade de 32 L cada. No meu uso são mais que suficientes.
Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
- Urso
- Novato+
- Mensagens: 52
- Registrado em: 15 Set 2014, 23:02
- Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
- Localização: Porto Alegre, RS
Re: malas laterais e traseira
Eu também tenho um par de laterais originais com as malas internas. O meu top case é o givi trekker outback de 58l.
Apesar de serem de plástico são bem resistentes. Fiz uma viagem de mais de 5000km e não deram nenhum problema.
Eu também não gosto muito do sistema de fechadura dele, mas têm a vantagem de que usa a chave original da moto.
No começo parece ser um pouco complicado colocá-los e retirá-los, mas depois que acostuma é tranquilo.
Preciso trocar o top case, pois com ele montado não consigo abrir as tampas dos laterais. Agora sei que o de 52l serve. Vou ver se troco por um deste.
Em termos de aerodinâmica acho os originais melhores, pois ficam bem rentes à moto e não ultarpassam os limites do guidão. Isso facilita muito a pilotagem e até dá para andar no corredor com uma certa cautela.
Um amigo meu teve um problema com o topcase original: o miolo caiu enquanto ele viajava. A fixação do miolo não é muito boa. Têm somente 2 parafusinhos que seguram então é bom dar uma reforçada com um pingo de cola. Os laterais usam o mesmo então precisam ter a mesma atenção. Apesar deste pequeno problema acho eles muito bons.
Abraço,
Urso
Apesar de serem de plástico são bem resistentes. Fiz uma viagem de mais de 5000km e não deram nenhum problema.
Eu também não gosto muito do sistema de fechadura dele, mas têm a vantagem de que usa a chave original da moto.
No começo parece ser um pouco complicado colocá-los e retirá-los, mas depois que acostuma é tranquilo.
Preciso trocar o top case, pois com ele montado não consigo abrir as tampas dos laterais. Agora sei que o de 52l serve. Vou ver se troco por um deste.
Em termos de aerodinâmica acho os originais melhores, pois ficam bem rentes à moto e não ultarpassam os limites do guidão. Isso facilita muito a pilotagem e até dá para andar no corredor com uma certa cautela.
Um amigo meu teve um problema com o topcase original: o miolo caiu enquanto ele viajava. A fixação do miolo não é muito boa. Têm somente 2 parafusinhos que seguram então é bom dar uma reforçada com um pingo de cola. Os laterais usam o mesmo então precisam ter a mesma atenção. Apesar deste pequeno problema acho eles muito bons.
Abraço,
Urso
Editado pela última vez por Urso em 05 Fev 2016, 22:02, em um total de 1 vez.
- Eniot
- Participativo-
- Mensagens: 325
- Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
- Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG
Re: malas laterais e traseira
Urso,
O Trekker 52L também atrapalha a abertura dos originais, mas como é muito fácil removê-lo para mexer nos laterais, este pequeno inconveniente não anula a grande vantagem da maior capacidade dele.
Enio
O Trekker 52L também atrapalha a abertura dos originais, mas como é muito fácil removê-lo para mexer nos laterais, este pequeno inconveniente não anula a grande vantagem da maior capacidade dele.
Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
Re: malas laterais e traseira
Urso, adorei seu apontamento
eu tenho um top case Outback de 42,
e quero comprar os originais laterais da Yamaha pela anatomia com a moto
eu ja tive o top case original yamaha de 30L,
a fechadura é realmente muito ruim e a trava é plástica e dura de abrir com chave original
reclamei e pedi devolução da grana,
eu tava muito afim do outback de 58L para viagens mais longas,
mas esse seu relato me deixou em dúvida se vale a pena ter esse inconveniente com as malas originais laterais, mesmo sabendo que ganho mais 16L, fico preocupado tbm com a estabilidade da moto, já ouvi relatos que
deixa muito pesada depois do eixo traseiro e quebra a aerodinâmica da moto, portanto realmente o de 42 litro é perfeito, pois é da largura de um corpo normal
mas ainda continuo sentindo falta de 16L, mas prezo muito pela estabilidade da moto, pois gostod e dar umas puxadas de velocidade
ambos (42 e 58L) a givi orienta a colocar só 10KG a andar a no maximo a 120 km, mas ora se coloco dez facil 10 KG no de 42 e ulterapasso facil os 200kM por hora,
sera que vale a pena aumentar o tamanha e logo o PESO, e ainda correr um pouco mais rápido
conselhos por favor sobre se continuo com o meu 42 ou troco tranquilo pelo de 58
se assim for troco com vc na boa
eu tenho um top case Outback de 42,
e quero comprar os originais laterais da Yamaha pela anatomia com a moto
eu ja tive o top case original yamaha de 30L,
a fechadura é realmente muito ruim e a trava é plástica e dura de abrir com chave original
reclamei e pedi devolução da grana,
eu tava muito afim do outback de 58L para viagens mais longas,
mas esse seu relato me deixou em dúvida se vale a pena ter esse inconveniente com as malas originais laterais, mesmo sabendo que ganho mais 16L, fico preocupado tbm com a estabilidade da moto, já ouvi relatos que
deixa muito pesada depois do eixo traseiro e quebra a aerodinâmica da moto, portanto realmente o de 42 litro é perfeito, pois é da largura de um corpo normal
mas ainda continuo sentindo falta de 16L, mas prezo muito pela estabilidade da moto, pois gostod e dar umas puxadas de velocidade
ambos (42 e 58L) a givi orienta a colocar só 10KG a andar a no maximo a 120 km, mas ora se coloco dez facil 10 KG no de 42 e ulterapasso facil os 200kM por hora,
sera que vale a pena aumentar o tamanha e logo o PESO, e ainda correr um pouco mais rápido
conselhos por favor sobre se continuo com o meu 42 ou troco tranquilo pelo de 58
se assim for troco com vc na boa
- Urso
- Novato+
- Mensagens: 52
- Registrado em: 15 Set 2014, 23:02
- Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
- Localização: Porto Alegre, RS
Re: malas laterais e traseira
Firmiano,
Quanto a instabilidade acho que entre o de 42l e o de 58l não vai dar muita diferença. Eu já andei a 180km/h com o top case e não senti nenhuma instabilidade. Só o que me incomoda mesmo é o fato de não poder abrir as malas laterais quando o top case estiver instalado.
Abraço,
Urso
Quanto a instabilidade acho que entre o de 42l e o de 58l não vai dar muita diferença. Eu já andei a 180km/h com o top case e não senti nenhuma instabilidade. Só o que me incomoda mesmo é o fato de não poder abrir as malas laterais quando o top case estiver instalado.
Abraço,
Urso
- Diego Rosa
- Participativo-
- Mensagens: 287
- Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
- Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
- Contato:
Re: malas laterais e traseira
Urso escreveu:Firmiano,
Quanto a instabilidade acho que entre o de 42l e o de 58l não vai dar muita diferença. Eu já andei a 180km/h com o top case e não senti nenhuma instabilidade. Só o que me incomoda mesmo é o fato de não poder abrir as malas laterais quando o top case estiver instalado.
Abraço,
Urso
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
http://www.motosclassicas80.com.br
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
- Diego Rosa
- Participativo-
- Mensagens: 287
- Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
- Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
- Contato:
Re: malas laterais e traseira
Acabei colocando os alemães - sw-motech modelo trax adventure, conjunto completo, topcase de 38 litros, lateral de 45 e 37 litros - totalizando 120 litros que deixa a super tenere com capacidade de carga próxima a uma goldwilg!!!
Agora cerca de 2 meses depois de instalado e rodando posso dar meu parecer:
1- o espaço é muito bem aproveitado, existe a mala interna para cada um deles e também a mala que fica no interior das tampas (ferramentas, documentos etc) o que faz com que o espaço seja totalmente aproveitável.
2- a qualidade das malas é incrível, 100%aluminio, robustas, bem vedadas, com uma gama enorme de acessórios disponíveis (coloquei suporte de água e combustível e achei bem legais) - coloquei também o encosto para o garupa que agradeceu entusiasmado...
3- agora o maior dos diferenciais em minha opinião é a ferragem (os suportes) que são totalmente removível em apenas 30 segundos (talvez menos) com uso de nada mais do que uma moeda de 1 real (no entanto um dos parafusos tem chave pra evitar roubo). Então logo depois de cada viagem a moto fica "clean" em instantes novamente.
4- pra completar o conjunto coloquei uma mala de tanque também da sw-motech com o sistema de fixação no anel do bocal do tanque. Uma beleza! Não encosta na pintura, não sai do lugar e tem uma trava interna que evita que seja retirado da moto sem a chave! Pra abastecer no posto é super simples e realmente funcional. Existe em vários tamanhos, eu comprei um intermediário pois uso apenas pra documentos, óculos, celular e essas pequenas coisas do dia a dia.
Posso recomendar fortemente os itens dessa marca, tanto pelo visual, pela robustez, funcionalidade e qualidade. Os preços são muito parecidos com a linha de alumínio da givi, vale a pena dar uma pesquisada!
Abs
Diego Rosa
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Agora cerca de 2 meses depois de instalado e rodando posso dar meu parecer:
1- o espaço é muito bem aproveitado, existe a mala interna para cada um deles e também a mala que fica no interior das tampas (ferramentas, documentos etc) o que faz com que o espaço seja totalmente aproveitável.
2- a qualidade das malas é incrível, 100%aluminio, robustas, bem vedadas, com uma gama enorme de acessórios disponíveis (coloquei suporte de água e combustível e achei bem legais) - coloquei também o encosto para o garupa que agradeceu entusiasmado...
3- agora o maior dos diferenciais em minha opinião é a ferragem (os suportes) que são totalmente removível em apenas 30 segundos (talvez menos) com uso de nada mais do que uma moeda de 1 real (no entanto um dos parafusos tem chave pra evitar roubo). Então logo depois de cada viagem a moto fica "clean" em instantes novamente.
4- pra completar o conjunto coloquei uma mala de tanque também da sw-motech com o sistema de fixação no anel do bocal do tanque. Uma beleza! Não encosta na pintura, não sai do lugar e tem uma trava interna que evita que seja retirado da moto sem a chave! Pra abastecer no posto é super simples e realmente funcional. Existe em vários tamanhos, eu comprei um intermediário pois uso apenas pra documentos, óculos, celular e essas pequenas coisas do dia a dia.
Posso recomendar fortemente os itens dessa marca, tanto pelo visual, pela robustez, funcionalidade e qualidade. Os preços são muito parecidos com a linha de alumínio da givi, vale a pena dar uma pesquisada!
Abs
Diego Rosa
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
http://www.motosclassicas80.com.br
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
- Diego Rosa
- Participativo-
- Mensagens: 287
- Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
- Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
- Contato:
Re: malas laterais e traseira
Ahh esqueci de um detalhe: não tive dificuldade nenhuma no trânsito, onde pad o guidão passa o resto da moto. Sem stress
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
http://www.motosclassicas80.com.br
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
- Diego Rosa
- Participativo-
- Mensagens: 287
- Registrado em: 22 Jan 2016, 10:09
- Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
- Contato:
Re: malas laterais e traseira
Pessoal, recebi um e-mail do usuário ORIUNDI, acho que é uma mensagem privada, mas não sei como responde-la, portanto tomo a liberdade de postar a resposta aqui, é sobre o tema das malas, portanto faz sentido nesse topico.
Ele me perguntou:
Amigo, boa noite.
Não consigo entender esses suportes laterais que você descreveu. Pretendo trocar os meus Givi por esse modelo mas gostaria de ver como funciona o suporte, pois quero muito ver a machina limpa depois da aventura. Pode me enviar umas fotos para eu ver?
Abraço e saudações Super pra você.
Oriundi
Pois bem, Oriundi, mais uma vez me desculpando pela ignorância em não encontrar e não saber responder a sua mensagem privada, segue um vídeo que pode interessar não apenas a você, mas a outros participantes, ali dá pra ver claramente que pequenos "inserts" ficam fixados a moto e o suporte em si é colocado com parafusos de quarto de volta, note também que, um dos parafusos de quarto de volta é substituído por um dispositivo com chave, de forma a garantir que nenhum engraçadinho vá retirar suportes e malas de sua moto inadvertidamente. A colocação e remoção de cada lateral não leva mais do que 30 segundos. Veja:
https://youtu.be/vgJkQNnNg2Q" onclick="window.open(this.href);return false;
abraço
Diego Rosa
Ele me perguntou:
Amigo, boa noite.
Não consigo entender esses suportes laterais que você descreveu. Pretendo trocar os meus Givi por esse modelo mas gostaria de ver como funciona o suporte, pois quero muito ver a machina limpa depois da aventura. Pode me enviar umas fotos para eu ver?
Abraço e saudações Super pra você.
Oriundi
Pois bem, Oriundi, mais uma vez me desculpando pela ignorância em não encontrar e não saber responder a sua mensagem privada, segue um vídeo que pode interessar não apenas a você, mas a outros participantes, ali dá pra ver claramente que pequenos "inserts" ficam fixados a moto e o suporte em si é colocado com parafusos de quarto de volta, note também que, um dos parafusos de quarto de volta é substituído por um dispositivo com chave, de forma a garantir que nenhum engraçadinho vá retirar suportes e malas de sua moto inadvertidamente. A colocação e remoção de cada lateral não leva mais do que 30 segundos. Veja:
https://youtu.be/vgJkQNnNg2Q" onclick="window.open(this.href);return false;
abraço
Diego Rosa
http://www.motosclassicas80.com.br
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU
MOTOQUEIRO AVENTUREIRO COLECIONADOR
XL125S
XL250R
XLX350R
Agrale Dakar 30.0
Vespa Px200E
BMW R100GS PD
NX650 Dominator
XT1200DX 2017
YZF-R1
BRASIL BOLIVIA URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA CHILE PERU