Oleo do motor

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.

Re: Oleo do motor

Postby Eniot » 25 Aug 2017, 14:48

:gargalhada:

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Re: Oleo do motor

Postby Heyder » 27 Aug 2017, 16:15

Carlos wrote:
Heyder wrote:À parte as explicações TOP do Carlão (cá pra nós, o nível desse fórum é nota 1000!), esse método de leitura do nível de óleo das ST (aquela janelinha de vidro na parte inferior direita do motor) dá nos nervos... ou será só comigo???



Doctor
Vou ensinar uma técnica infalível e sem stress de conferir o nível do óleo pela janelinha de vidro antes de qualquer viagem.

1° Levante bem disposto e coloque todos os apetrechos para a viagem.
2° Tome um bom cafe da manha.
3° Ao chegar em frente ao Trator, jogue uma Onça Pintada debaixo dele sem querer.
4° Ao abaixar pra resgatar o bichinho, dê uma olhada na janelinha de vidro e faça a conferência ...

:joinha:
:D



Você está de brincadeira comigo, né Carlão! :boxe: :pdavida: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas falando sério... acontece também com a ST de vocês de você olhar e não ver óleo nenhum por lá?
:oremos:
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Re: Oleo do motor

Postby Carlos » 31 Aug 2017, 15:14

Seguinte Doctor
Antes de andar com a moto de manhã cedo, joga a onça pra olhar o nível do óleo.
Se não estiver vendo óleo nenhum pelo visor, pode colocar até a linha de cima, se não aparece depois de uma noite inteira parada no cavalete central é porque esta faltando.
Agora dia 16, partindo pro Acre, Peru, Chile, Argentina e Casa.
Nas contas deu entre 10.000 e 11.000 kms, e vou fazer igual ao Diego, rodar sem trocar o óleo, só qdo chegar em casa, mas vou levar um litro pro caso que tenha que completar, é só abrir e colocar.
Motul 5100 15W50 + Militec + Filtro Óleo K&N - já colocado.
Tomara que não Chova e nem caia Neve :lol:
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Re: Oleo do motor

Postby Eniot » 01 Sep 2017, 10:49

Carlão, boa viagem. Tem um cara de Super Tenere que ajuda muito o pessoal que vai fazer esta passagem pelo Acre rumo ao Peru. Ele tem um canal no Youtube. Se quiser dar uma olhada veja aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=RC8nYVWpiaI


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Re: Oleo do motor

Postby Carlos » 01 Sep 2017, 12:24

Xou de la pelota Enio, 100duvida vamos entrar em contado com ele e tirar muiiiiiiitas duvidas ...
Obrigado pelo "Boa Viagem" sem duvida vai ser, só o comparsa que não é aquelas coisas ... :risadinha: :risadinha: :risadinha:
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Re: Oleo do motor

Postby Eniot » 04 Sep 2017, 07:17

:lol:
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Re: Oleo do motor

Postby Thiago_1100S » 04 Sep 2017, 09:28

Carlos wrote:Seguinte Doctor
Antes de andar com a moto de manhã cedo, joga a onça pra olhar o nível do óleo.
Se não estiver vendo óleo nenhum pelo visor, pode colocar até a linha de cima, se não aparece depois de uma noite inteira parada no cavalete central é porque esta faltando.
Agora dia 16, partindo pro Acre, Peru, Chile, Argentina e Casa.
Nas contas deu entre 10.000 e 11.000 kms, e vou fazer igual ao Diego, rodar sem trocar o óleo, só qdo chegar em casa, mas vou levar um litro pro caso que tenha que completar, é só abrir e colocar.
Motul 5100 15W50 + Militec + Filtro Óleo K&N - já colocado.
Tomara que não Chova e nem caia Neve :lol:


Cara coloca o 7100 100% sintético, ele aguenta mais que o semi, vai melhor nos lugares frio de muita altitude e aguenta melhor o calor...

A parte do calor manjo bem, minha moto é conhecida por esquentar muito, é refrigerada a ar, e tem recomendação de troca a cada 12k, fui e voltei de ushuaia garupado com ela, peguei temperaturas de 3 a 45º na estrada, com o motor chegando a passar dos 200º (limite dela 230), foram 12500km no final do role, fiz a troca de oleo em casa, e visualmente ele ainda estava bom, aparentemente pouco contaminado, com pouca sujeira e viscosidade aparentemente ok (velho teste do fio nos dedo), não fiz testes quimicos para ver a condição do oleo... o que ferra nosso oleo é o etanol na gasosa, mas como fora não tem ele acaba durando um pouco mais...

Obs.: ponto interessante no manual da minha moto diz que é proibido utilizar gasolina com mais de 10% de etanol na mistura e nenhuma a inferior E10, pois a mesma reduz a vida útil dos lubrificantes e consequentemente do motor.

*E10 - na europa existe E10 e E15 (10% e 15% de etanol na mistura), além da standard pura com 95oc, e da premium pura com 98oc, aqui a premium tem pelo menos 25% quando não está adulterada* e a normal tem 27* o que é danoso para qualquer veiculo com padrões internacionais.
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Re: Oleo do motor

Postby Carlos » 08 Sep 2017, 16:57

Até pensei em colocar o 7.100, mas não vi uma real necessidade disso, a Super é refrigeração liquida (bem + estável) - diferente da Ducati 1100S ??? -.
A Matusquela tá acostumada com alta temperatura, em Itajaí-SC ano passado pegamos sensação térmica de 56°, na BR, as 13hs, parado no transito e foi o tira teima do Motorzão com ventoinha funcionando sem parar. Agora falta o test em temperaturas mais baixas e oxigênio rarefeito ... :? :? :?
Já o comparsa, que vai garupado com uma HD FatBoy "e sem radiador" vou colocar o 7.100...
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Re: Oleo do motor

Postby Thiago_1100S » 08 Sep 2017, 17:25

Carlos wrote:Até pensei em colocar o 7.100, mas não vi uma real necessidade disso, a Super é refrigeração liquida (bem + estável) - diferente da Ducati 1100S ??? -.
A Matusquela tá acostumada com alta temperatura, em Itajaí-SC ano passado pegamos sensação térmica de 56°, na BR, as 13hs, parado no transito e foi o tira teima do Motorzão com ventoinha funcionando sem parar. Agora falta o test em temperaturas mais baixas e oxigênio rarefeito ... :? :? :?
Já o comparsa, que vai garupado com uma HD FatBoy "e sem radiador" vou colocar o 7.100...


a frio tem que ver o 10w.... o 20w é mto grosso... teve um pião que fundiu o motor de uma honda no alto da cordilheira alguns minutos dps de ligar ele.... nada tira da minha cabeça que o oleo estava mto grosso devido a baixa temperatura e não circulou corretamente.

o cara da FAT tem uma vantagem que a embreagem não contamina o oleo, ele tem oleo de motor e de transmissão separados...
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Re: Oleo do motor

Postby Heyder » 10 Sep 2017, 18:24

:ohhhhh: O nível da conversa está ato demais pra mim...
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