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 Título: Oleo do motor
MensagemEnviado: 04 Jan 2016, 15:47 
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Registrado em: 21 Dez 2015, 13:32
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Boa tarde, acabei de comprar uma ST 1200 e fiz a primeira viagem com ela este final de ano rodei 4.000 km engarupado e andei em alta velocidade tipo 160 ate 180 direto e o tempo estava quente na ida e para minha surpresa a luz do nivel de oleo acendeu na volta qdo tinha rodado uns 2500 km , ai coloquei 500 ml de oleo e para minha surpresa cheguei ontem e o nivel do oleo esta baixo de novo.
Alguem teve este problema pois a moto agora que esta com 12.000 km o dono anterior que è meu amigo disse que nunca aconteceu isto , será devido ao calor e alta velocidade constante.
Desde ja agradeço a atenção de todos.


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MensagemEnviado: 25 Jan 2016, 14:18 
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Registrado em: 15 Set 2014, 23:02
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Localização: Porto Alegre, RS
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Carlos,

Estou com a minha desde 0km e está agora com 31kkm. Costumo andar a 150/160km/h direto e até alguns tiros acima de 200km/h e nunca abaixou o óleo.
Vc está utilizando o mineral ou o novo semi-sintético da Yamaha?


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MensagemEnviado: 12 Ago 2017, 16:45 
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Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
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Desde 2011 que tenho a minha ST. Nunca baixou óleo e sempre fiz a troca com menos de 5.000 Km usando Motul 20W50 ou Yamalube.
Recentemente fui ao MotoCapital em Brasília. No dia anterior, resolvi fazer uma "revisão" da moto e ao olhar na janela de óleo, estava seca! Segui o manual: Coloquei a moto no cavalete central, liguei-a por alguns minutos até alcançar a temperatura de 60°C, desliguei-a e aguardei que o óleo descesse... Nada... Aí me assustei: será que o óleo baixou e eu não percebi? Mas nunca acendeu-se a luz vermelha no painel...???
Na dúvida, resolvi drenal todo o óleo e trocá-lo eu mesmo. Adivinhem: saiu 3,2 litros de óleo.
Vai entender esse método de medição de óleo da Yamaha na Super Ténéré...

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Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!


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MensagemEnviado: 12 Ago 2017, 17:18 
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Registrado em: 22 Jan 2016, 09:09
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Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Carlos Inacio escreveu:
Boa tarde, acabei de comprar uma ST 1200 e fiz a primeira viagem com ela este final de ano rodei 4.000 km engarupado e andei em alta velocidade tipo 160 ate 180 direto e o tempo estava quente na ida e para minha surpresa a luz do nivel de oleo acendeu na volta qdo tinha rodado uns 2500 km , ai coloquei 500 ml de oleo e para minha surpresa cheguei ontem e o nivel do oleo esta baixo de novo.
Alguem teve este problema pois a moto agora que esta com 12.000 km o dono anterior que è meu amigo disse que nunca aconteceu isto , será devido ao calor e alta velocidade constante.
Desde ja agradeço a atenção de todos.


Muy amigo... precisa ver como cuidou dela, esse amigo. Seu amigo ou da onça?

Kkkk

Brincadeira, mas não é pra baixar óleo não.

Baixar óleo é especialidade das traquitanas alemãs...

Abraço

Diego Rosa


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MensagemEnviado: 13 Ago 2017, 16:45 
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Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
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Cidade onde mora: Brasil
Mesmo com toda tecnologia empregada, os motores atuais consomem óleo lubrificante.
O proprietário deve ficar atento e checar, periodicamente, o nível de óleo. Na verdade, é necessário que uma pequena parte do óleo do motor seja consumida para que os componentes internos do motor tenham uma longa vida útil.
Quando o motor está em funcionamento o pistão executa um movimento de subida e descida na extensão do cilindro.
Toda vez que o pistão executa este movimento de subida, uma pequena quantidade de óleo lubrifica uma folga (mínima) entre o pistão e o cilindro.
Quando o pistão desce os seus anéis que excutam a raspagem do óleo, devolvem a pequena e fina película entre o pistão e o cilindro.
Este ciclo se repete em todos os pistões e cilindros do motor. Mas uma pequena parte do óleo durante a subida do pistão é conduzida para a câmara de combustão, onde ocorre a combustão (queima do combustível+ ar).
Por causa disso que o motor acaba consumindo uma pequena quantidade de óleo lubrificante. Outro ponto a destacar é o Blow-By, (respiro do óleo do motor), por onde saem vapores de óleo.

MAS PORQUE EM ALGUNS MOTORES O NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR NÃO BAIXA?

O que ocorre é que, após o óleo subir para câmara de combustão e ocorrer à queima formam-se resíduos carboníferos. Estes resíduos carboníferos são destinados ao coletor de escape, mas uma pequena parte acaba escapando pelos anéis e se misturando com o óleo no cárter. Por causa dos resíduos carboníferos misturados com o óleo o nível de óleo do cárter não baixa.
O que ocorre é à substituição do óleo lubrificante por resíduos carboníferos. Estes resíduos contaminam, sujam, escurecem o óleo do motor, tornando-o escuro e mais espesso. Por causa desta constante contaminação é extremamente necessário executar a troca do filtro e do óleo do motor.

MESMO OS MOTORES MODERNOS PRECISAM DE TROCAS DE ÓLEOS CONSTANTES?

Os motores modernos por apresentarem performance superior aos motores, mas antigos, suportam temperaturas mais elevadas, altas rotações e uma carga interna muito maior.
Por isso que, alem das trocas de óleo do motor, existe há necessidade de se utilizar lubrificantes especiais (sintéticos ou semi-sintéticos). Só estes lubrificantes conseguem lubrificar os motores atuais, evitando assim o contato interno das partes metálicas, preservando as características originais do lubrificante e ajudando também na parte de refrigeração do motor.
Para que o motor tenha uma vida longa deve sempre trocar o filtro e óleo do motor, seguindo sempre as orientações de troca sugerida pelo manual do fabricante.

Quanto mais alta a velocidade, mais óleo ira queimar na câmara de combustão.
Comigo acontece a mesma coisa, torceu o cabo, bebe óleo, andou de boa, não bebe.

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Carlão


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MensagemEnviado: 13 Ago 2017, 20:00 
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Registrado em: 22 Jan 2016, 09:09
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Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Carlao, matou a pau!

Explicou! Gostei de ver! Mas sei lá.

Sou sortudo (pra caceta) então, pois a minha não baixa óleo (mesmo andando no pau, e acho que minha mão não é das mais leves aqui não...kkkk).

Lembro ainda que cheguei a viajar pra Ushuaia e pra atacama/Machu picchu com a R1, com motul 5.100, em duas ocasiões rodei 15.000km sem trocar e sem reposição de óleo. Eu, em todas aventuras de moto que fiz, NUNCA levei óleo, NUNCA comprei óleo, nunca troquei óleo no caminho.
Eu saia daqui com óleo novo, eventualmente conferia o nível no caminho (afinal de contas depois de um tempo acaba confiando no equipamento) e literalmente "pau na máquina"... vai ver que é sorte! Ou voltava com carvão no cárter...kkkk

Sei lá. O fato é que sempre caçoei dos "beemers" e suas eternas reposições de óleo, e eu em japa alguma, jamais tive que repor óleo...

Gosto de usar aqueles reservatórios que eles fazem...pra levar gasolina. [WINKING FACE]

Abraço

Diego Rosa



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MensagemEnviado: 13 Ago 2017, 20:01 
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Cidade onde mora: ATIBAIA-SP
Carlao, matou a pau!

Explicou! Gostei de ver! Mas sei lá.

Sou sortudo (pra caceta) então, pois a minha não baixa óleo (mesmo andando no pau, e acho que minha mão não é das mais leves aqui não...kkkk).

Lembro ainda que cheguei a viajar pra Ushuaia e pra atacama/Machu picchu com a R1, com motul 5.100, em duas ocasiões rodei 15.000km sem trocar e sem reposição de óleo. Eu, em todas aventuras de moto que fiz, NUNCA levei óleo, NUNCA comprei óleo, nunca troquei óleo no caminho.
Eu saia daqui com óleo novo, eventualmente conferia o nível no caminho (afinal de contas depois de um tempo acaba confiando no equipamento) e literalmente "pau na máquina"... vai ver que é sorte! Ou voltava com carvão no cárter...kkkk

Sei lá. O fato é que sempre caçoei dos "beemers" e suas eternas reposições de óleo, e eu em japa alguma, jamais tive que repor óleo...

Gosto de usar aqueles reservatórios que eles fazem...pra levar gasolina. [WINKING FACE]

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MensagemEnviado: 14 Ago 2017, 07:40 
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Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
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Esse Perfume de Motor Francês é PHodastico mesmo, o Diego só não contou que o mecânico teve que lavar o motor 4 vezes com querosene antes de colocar Perfume novo... :lol: :lol: :lol:

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Carlão


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MensagemEnviado: 23 Ago 2017, 19:14 
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Localização: Setor Bela Vista
Cidade onde mora: Goiânia, GO
À parte as explicações TOP do Carlão (cá pra nós, o nível desse fórum é nota 1000!), esse método de leitura do nível de óleo das ST (aquela janelinha de vidro na parte inferior direita do motor) dá nos nervos... ou será só comigo???

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MensagemEnviado: 24 Ago 2017, 13:00 
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Cidade onde mora: Brasil
Heyder escreveu:
À parte as explicações TOP do Carlão (cá pra nós, o nível desse fórum é nota 1000!), esse método de leitura do nível de óleo das ST (aquela janelinha de vidro na parte inferior direita do motor) dá nos nervos... ou será só comigo???



Doctor
Vou ensinar uma técnica infalível e sem stress de conferir o nível do óleo pela janelinha de vidro antes de qualquer viagem.

1° Levante bem disposto e coloque todos os apetrechos para a viagem.
2° Tome um bom cafe da manha.
3° Ao chegar em frente ao Trator, jogue uma Onça Pintada debaixo dele sem querer.
4° Ao abaixar pra resgatar o bichinho, dê uma olhada na janelinha de vidro e faça a conferência ...

:joinha:
:D

_________________
Carlão


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