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MensagemEnviado: 23 Nov 2017, 10:49 
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Carlos escreveu:
Até pensei em colocar o 7.100, mas não vi uma real necessidade disso, a Super é refrigeração liquida (bem + estável) - diferente da Ducati 1100S ??? -.
A Matusquela tá acostumada com alta temperatura, em Itajaí-SC ano passado pegamos sensação térmica de 56°, na BR, as 13hs, parado no transito e foi o tira teima do Motorzão com ventoinha funcionando sem parar. Agora falta o test em temperaturas mais baixas e oxigênio rarefeito ... :? :? :?
Já o comparsa, que vai garupado com uma HD FatBoy "e sem radiador" vou colocar o 7.100...


Brother,
Em janeiro 2018 vou fazer este mesmo percurso em direção ao Machu Picchu, acredito que vou rodar em torno de 9.000KM
Vou colocar o Motul 5100 e levar 1L pra completar se houver necessidade...(nunca precisei neste 01 ano com a ST).
Pretendo trocar o óleo do cardão tbm, vou de Motylgear!
Agora fica a duvida: 10w50 ou 20w50??

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MensagemEnviado: 23 Nov 2017, 10:53 
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10w50, pense na partida a frio


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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 08:17 
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Eu uso o Yamalube 10w40 Semi-sintético desde nova. Consultei através da concessionária o engenheiro da fábrica e ele disse que poderia usar tranquilamente, apesar do manual indicar o mineral 20w50.

Enio

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MensagemEnviado: 03 Dez 2017, 18:13 
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Eu tenho usado o Havoline 10w40, que é produzido pela Texaco, assim como o Yamalube!

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CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!


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MensagemEnviado: 13 Dez 2017, 07:46 
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Coloquei o Motul 5100 15w50 logo que peguei a moto.
Rodei 2 mil km olhei o oleo pelo visor e estou achando ele muito escuro (para não falar preto).
Será que tem óleo falsificado? Ou é normal escurecer assim?

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"Somos todos visitantes deste tempo e lugar. Estamos só de passagem.
O nosso propósito aqui é observar, aprender, crescer, amar ... e depois voltarmos para casa."


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MensagemEnviado: 13 Dez 2017, 09:39 
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gutolalb escreveu:
Coloquei o Motul 5100 15w50 logo que peguei a moto.
Rodei 2 mil km olhei o oleo pelo visor e estou achando ele muito escuro (para não falar preto).
Será que tem óleo falsificado? Ou é normal escurecer assim?


Sabemos que existe muita falsificação de óleo, principalmente da Motul, mas pode ser o caso de seu motor estar muito sujo por dentro devido ao óleo anterior inferior. No caso da Motul seus óleos são de primeira linha e a aditivação de detergente pode estar fazendo seu trabalho com mais eficiência.

Enio

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MensagemEnviado: 13 Dez 2017, 10:47 
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Eniot escreveu:
gutolalb escreveu:
Coloquei o Motul 5100 15w50 logo que peguei a moto.
Rodei 2 mil km olhei o oleo pelo visor e estou achando ele muito escuro (para não falar preto).
Será que tem óleo falsificado? Ou é normal escurecer assim?


Sabemos que existe muita falsificação de óleo, principalmente da Motul, mas pode ser o caso de seu motor estar muito sujo por dentro devido ao óleo anterior inferior. No caso da Motul seus óleos são de primeira linha e a aditivação de detergente pode estar fazendo seu trabalho com mais eficiência.

Enio


Valeu Enio,
Segundo o antigo dono, ele so usava o Motul, e a moto estava com 28 mil km e muito bem cuidada..
Vou rodar mais 1000 e trocar pra ver..

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MensagemEnviado: 13 Dez 2017, 14:24 
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Eniot escreveu:
gutolalb escreveu:
Coloquei o Motul 5100 15w50 logo que peguei a moto.
Rodei 2 mil km olhei o oleo pelo visor e estou achando ele muito escuro (para não falar preto).
Será que tem óleo falsificado? Ou é normal escurecer assim?


Sabemos que existe muita falsificação de óleo, principalmente da Motul, mas pode ser o caso de seu motor estar muito sujo por dentro devido ao óleo anterior inferior. No caso da Motul seus óleos são de primeira linha e a aditivação de detergente pode estar fazendo seu trabalho com mais eficiência.

Enio

Apenas para contribuição, logo no início (primeiro amor) eu também usei por uns anos o Motul 5100, mas se me lembro bem, sempre que trocava (a cada 5.000km ou pouco antes) ele ainda tinha uma viscosidade muito boa, mas SEMPRE escuro. Acho que tem a ver com a tal "limpeza detergente" que ele faz. :thumbup:

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MensagemEnviado: 21 Dez 2017, 11:02 
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Uso o Motul 5100 15W50 (semi sintético) há muito tempo. Troco o óleo a cada 4.000 km. ele sempre sai escuro apesar de ainda ter boa viscosidade. Concordo com o Heyder que deve ser a limpeza detergente que o óleo faz no motor.


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MensagemEnviado: 06 Fev 2018, 17:39 
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Localização: Foz Do Iguaçu - PR
Cidade onde mora: Foz do Iguaçu/PR
Olá pessoal, boa tarde,
não queria abrir novo tópico pra perguntar do filtro de óleo do motor, por isso escrevo por aqui mesmo.
Acabei de pegar minha Super 1200 azul ano 2015, depois de vender minha VStrom 650.
E quando compramos, sempre queremos "zerar" tudo e trocar os óleos e etc....
Em consultas na web, tenho visto o preço mais em conta do filtro Yamaha por R$ 69, enquanto o da marca FRAM, bastante conhecida no mercado, por R$25.
Sei que é uma diferença pequena pra uma moto desse porte e preço, mas alguém já usou esse FRAM ? E/ou teria algo a comentar ou relatar sobre esse filtro ?
Contribuições são sempre bem vindas.
Abraço a todos os Tenerezeiros.

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Alexandre Mitiura (Miti)
Foz do Iguaçu - PR
Atual Nave Azul - Super Tenere 1200
Antes:
VStrom 650
Fazer 250
www.viagensdemotocicleta.com


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