Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sabe.

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sabe.

Mensagem por newson » 28 Dez 2015, 22:19

Tenho uma super 2011, minha desde zero. Há um mais de um mês atrás o pedal do freio traseiro que estava muito baixo foi piorando até que num curto espaço de dias ficou sem freio traseiro.

Fui na autorizada e constatou-se o desgaste das pastilhas. O Disco de freio não foi afetado. ok normal na verdade na ultima revisão só havia trocado as pastilhas dianteiras.
Troquei as pastilhas e a partir daí começou o problema:
A moto vai baixando o pedal e em menos de uma semana o pedal fica tão baixo que não freia mais. Voltei na autorizada e o mecânico avaliou que seria bolha de ar no sistema. Foi feito o sangramento de todo sistema (um trabalho bem feito, que durou cerca de tres horas).
Saí com a moto normal, menos de uma semana voltou o mesmo problema.
Feito novamente o mesmo procedimento de sangramento. Mas ocorreu depois de uma semana o mesmo problema. Deixei a moto por dois dias e foi feito o procedimento, com acompanhamento da fábrica, segundo o mecânico. Mas não adiantou e uma semana depois voltou a mesma coisa
Sinto que, apesar dele ter consultado a fábrica não existe um veredicto do que poderia ser. Meu receio é começar a trocar "peças" ou todo o sistema de freios um processo caro de "descobrir" o que seja. O freio dianteiro permaneceu normal todo este tempo, assim como o funcionamento do ABS.
Por favor, alguem já enfrentou algo semelhante?
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Rosevaldo Barros
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Jan 2015, 08:45
Cidade onde mora: Ilhota/SC

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por Rosevaldo Barros » 29 Dez 2015, 14:28

Olá newson tdo zen?
Então, procurando pelo tópico, encontrei-o.
Tenho uma gorda ST 2014, e logo que adquiri já troquei o fluído de freio por 5.1, pois tive a experiência de ficar sem freio traseiro por motivo do fluído na tenere 660 e outras. Eu mesmo executei o serviço, desde os meus opalas e mavericks sempre tive o prazer de fazer eu mesmo a manutenção, ficou ok ambos os freios e embreagem e já rodei desde então 15 mil kms, nunca faltou freio. Bom, ontem tirei as pastilhas de freio traseira da ST para verificar fazer limpeza e medir deflexão do disco e lubrificar os parafusos que faz a flutuação da pinça acontecer, coloquei-as de volta e não tive mais freio, é incrível mas é verdade, quando parece ser simples, complica tdo! O sistema de abs da ST é o mais simples de todos, p/ se ter idéia tem big trail que a mão de obra p/* substituição de fluído é perto dos 400 reais. Pela experiência que tive com outros tipo de sistema de freio e vendo o seu relato, creio que o problema de freio da sua Motoca seja o reparo do cilindro mestre ou o cilindro mestre, eu prefiro começar pelo mais em conta; abrindo o cilindro mestre e retirando o reparo (êmbolo que pressiona o fluído) é possível com apoio de uma lanterna ou com o dedo verificar se tem ressalto ou o famoso calo no interior do cilindro, caso não tenha ondulação, provavelmente seja apenas desgaste no reparo, só então depois disso passaria p/ outro nível de inspeção em ABS central! Já no caso da minha gorda vou fazer a sangria e caso não aconteça ação normal do freio traseiro vou verificar o cilindro mestre do freio traseiro. Falamos. Abç.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por diegonunes » 29 Dez 2015, 18:27

Se não há vazamento, esse problema certamente está no cilindro mestre ou na unidade hidráulica do ABS.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por Lobo » 03 Jan 2016, 12:54

Experimente, pedir ao mecânico que desmonte parcialmente as mangueiras do freio traseiro e injete ar comprimido na mangueira para limpar, e novamente fluido novo e sangrar. e se não der certo, começar a pensar em trocar o kit de reparo do cilindro mestre traseiro
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
milico
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Nov 2013, 00:59
Cidade onde mora: Rio de Janeiro-RJ

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por milico » 06 Jan 2016, 15:09

Concordo com o diegonunes.

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por newson » 07 Jan 2016, 01:16

Rosevaldo, Diego Lobo e milico repassei via whats zap para o meu mecânico(da autorizada local) palavra por palavra. Já tinha combinado leva-la amanhã e deixar para ele analisar, conversando com ele antes de ver as suas posições ele disse que ia tentar descobrir sem precisar, em último caso lógico, trocar o abs que custa 8mil.....
Só coloco isso porque me preocupa ter uma peça que custa mais de 10% do preço da moto zero um exagero vc´s não acham?
Mas veremos se irá resolver com as dicas de vc´s que passei para ele.
Muito grato a todos. um abração.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por newson » 07 Jan 2016, 01:22

Antes desta 1200 tive durante mais de 10 anos uma super 750 comprei seminova quase zero. Nunca tive nenhum problema, exceto a lampada do farol, que custava menos de 3 reais e queimava mensalmente (se botasse mais cara durava a mesma coisa) .. fora isso mais nada mesmo foi impressionante.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por newson » 11 Fev 2016, 00:26

Problema: Pedal de freio traseiro baixando até ficar sem freio.
Causa: Entrada de ar não identificada
Solução do dealer local : Trocar todo o ABS

Histórico: Efetuado varios procedimentos de sangramento do freio para retirada do ar. Funciona durante alguns dias mas vai baixando até ficar totalmente sem freio.

Detalhe : O freio dianteiro continua funcionando normalmente

O problema persiste e no ultimo procedimento efetuado passei todas sugestões dadas aqui no tópico uma a uma. A moto ficou mais de uma semana na autorizada informaram que desmontaram todo sistema de freios e remontaram. Bem amigos ficou ótima mas após dez dias de uso o pedal começa a baixar novamente.... e a autorizada já lavou as mãos e avisou que se não resolvesse só trocando o abs. Alguma idéia? Alguem é inscrito em algum forum internacional e poderia copiar o texto acima que resume o problema no tradutor e postar? agradeço
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por lunga » 11 Fev 2016, 08:01

newson escreveu:Problema: Pedal de freio traseiro baixando até ficar sem freio.
Causa: Entrada de ar não identificada
Solução do dealer local : Trocar todo o ABS

Histórico: Efetuado varios procedimentos de sangramento do freio para retirada do ar. Funciona durante alguns dias mas vai baixando até ficar totalmente sem freio.

Detalhe : O freio dianteiro continua funcionando normalmente

O problema persiste e no ultimo procedimento efetuado passei todas sugestões dadas aqui no tópico uma a uma. A moto ficou mais de uma semana na autorizada informaram que desmontaram todo sistema de freios e remontaram. Bem amigos ficou ótima mas após dez dias de uso o pedal começa a baixar novamente.... e a autorizada já lavou as mãos e avisou que se não resolvesse só trocando o abs. Alguma idéia? Alguem é inscrito em algum forum internacional e poderia copiar o texto acima que resume o problema no tradutor e postar? agradeço
Se for fazer isso mesmo, tem um cara no mercado livre vendendo peças de uma tenere batida. Não parece ser fruto de roubo. Se não me engano vi que tinha a central ABS.

Boa sorte.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Moto perdendo ação do freio traseiro e autorizada não sa

Mensagem por newson » 12 Fev 2016, 02:16

Agradeço Lunga e seria uma boa opção mas o ABS É COMPOSTO DE 15 PEÇAS DIFERENTES e o defeito, se fosse o caso, teria que ser identificado em qual delas seria. Até poderia não ser em nenhuma delas. A luz de alerta do ABS nem piscou, nem nunca acendeu. Neste carnaval inclusive graças a perfeita ação do ABS não tive um acidente.
O freio dianteito funciona normal, o ABS funciona normal, o manete não perde a pressão funciona normal.
O problema se restringe apenas ao freio traseiro (que troquei as pastilhas recentemente), e com o passar dos dias vai baixando o pedal até ficar totalmente sem freio. o ABS funciona normalmente. no freio traseiro.
Segundo a concessionária existe entrada de ar que afeta apenas o freio traseiro, fazendo ele baixar aos poucos até parar de frear. Mas mesmo ele totalmente baixo, se vc bombear ele ainda sobe e volta a freiar.... o abs funciona normalmente...

Assim a minha luta é para convencer a concessionária de esquecer de querer fazer o mais "fácil" e trocar todo o abs. NÃO DESISTINDO DE encontrar o exato defeito.
Qualquer idéia que ajude será bem-vinda.
[]´s
Newson
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Responder