Problemas no freio e embreagem

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Problemas no freio e embreagem

Mensagem por MARCELO CAVINI » 28 Mai 2018, 19:38

Pessoal,

resolvi fazer uma revisão na moto na ST 14/15 (16.000 km) pois estava muito parada. Trocou óleos e fluídos.

A moto não tinha nada de errado e saiu funcionando normalmente da concessionária, mas depois de uma semana parada, ao sair com ela, a embreagem ficou curta e o freio dianteiro borrachudo. Levei a concessionária e eles revisaram novamente.

Saiu funcionando bem, muito embora eu tivesse a impressão de que o freio não fosse o mesmo.

Bem, voltei a ligar a moto hoje, depois de 15 dias parada, e a embreagem ficou curta (não como antes) e o manete do freio quase encostando na manopla.

Deixei a moto lá na concessionária novamente. Interessante é que todas as vezes que deixei a moto lá, os defeitos diminuiriam.

Penso que não deveria mexer com o que está quieto...

Então, Pessoal, o que vocês acham??
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por Eniot » 29 Mai 2018, 08:33

Não pode ser uso de fluido incorreto? A minha 15/15 fiz as trocas deles com 20.000 km e não houve problemas. Usei o DOT 4 recomendado.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por Ander » 29 Mai 2018, 08:42

Provavelmente ar na embreagem. Reservatório pequeno é ruim pra fazer a troca e verificar nível.

O freio, tem que cuidar a sequência correta da sangria, e após feita uma sangria deve ser feito o teste do ABS para que o fluido velho saia da unidade do ABS, repetindo o processo (sangria+teste) até sair fluido novo. A concessionária *deve* saber disso.

Te digo que melhor trocar do que deixar como está, desde que seja feito a contento. Fluido velho tende a formar uma goma branca no freio traseiro na região das conexões da mangueira, chegando a travar o pedal, travando roda e até vazamentos.

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por MARCELO CAVINI » 29 Mai 2018, 08:43

Eniot escreveu:Não pode ser uso de fluido incorreto? A minha 15/15 fiz as trocas deles com 20.000 km e não houve problemas. Usei o DOT 4 recomendado.

Enio
Enio,

Perguntei isso ao responsável e ele me disse que utilizou o original. No contato que fiz agora pela manhã, eles disseram que vão checar as vedações do sistema, apesar de que não há vazamento de óleo.

Informarei, a titulo elucidativo, o andamento das coisas.

Abraço!
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por MARCELO CAVINI » 29 Mai 2018, 08:46

Ander escreveu:Provavelmente ar na embreagem. Reservatório pequeno é ruim pra fazer a troca e verificar nível.

O freio, tem que cuidar a sequência correta da sangria, e após feita uma sangria deve ser feito o teste do ABS para que o fluido velho saia da unidade do ABS, repetindo o processo (sangria+teste) até sair fluido novo. A concessionária *deve* saber disso.

Te digo que melhor trocar do que deixar como está, desde que seja feito a contento. Fluido velho tende a formar uma goma branca no freio traseiro na região das conexões da mangueira, chegando a travar o pedal, travando roda e até vazamentos.
Perfeito, Ander! Vou acompanhar!

Obrigado!
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Avatar do usuário
Carlos
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
Cidade onde mora: Brasil

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por Carlos » 30 Mai 2018, 16:17

Sem duvida tem ar nos dois sistemas, embreagem e freio.
Esse negocio de encher o reservatório, ficar bombando no manete e um abre e fecha do parafuso de sangria num sistema de de freio desse naipe não funciona, é por isso que eu fiz uma bomba a vácuo com um pulverizador de jardim, fácil, barato e funcional.

Até arrepia qdo falam em """Revisão""" de concessionaria :batecabeca:
Carlão

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Problemas no freio e embreagem

Mensagem por MARCELO CAVINI » 30 Mai 2018, 18:27

Carlos escreveu:Sem duvida tem ar nos dois sistemas, embreagem e freio.
Esse negocio de encher o reservatório, ficar bombando no manete e um abre e fecha do parafuso de sangria num sistema de de freio desse naipe não funciona, é por isso que eu fiz uma bomba a vácuo com um pulverizador de jardim, fácil, barato e funcional.

Até arrepia qdo falam em """Revisão""" de concessionaria :batecabeca:
Bem, hoje tirei a moto da css e está tudo perfeito.

Colocaram um óleo melhor do que o original dot4.

Mas acho na verdade é que o primeiro serviço não foi bem feito...

Está em observação porque o defeito apareceu nas outras vezes quando eu ia sair depois de algum tempo parada.



Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Responder