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MensagemEnviado: 25 Out 2015, 11:11 
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Registrado em: 11 Nov 2014, 23:11
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Cidade onde mora: Palmas / TO
Caros companheiros,

Hoje em vistoria à moto, observei que o líquido de arrefecimento da ST estava alguns milímetros abaixo do nível mínimo. Nunca tinha parado para observar esse reservatório e não sei dizer se baixou ou se já veio com nível baixo da fábrica.
O complemento do nível pode ser feito com qualquer líquido (aqueles rosas)? Peguei o manual para verificar e a tarefa parece ser bastante simples mas não informa a especificação do líquido a ser utilizado.
Estive no supermercado e observei que as especificações são semelhantes e em cores diferentes (verde / rosa).

Obrigado,

Diogo


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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 07:58 
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Registrado em: 22 Dez 2014, 10:24
Mensagens: 54
Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Diogo,

o nível do reservatório varia momentaneamente em função do radiador necessitar mais ou menos liquido para resfriar o motor. Acho que primeiramente você deve seguir as instruções do manual para ver se realmente o nível está baixo.

Se estiver um pouco baixo, não vejo problema em completar com agua destilada (vende em postos de gasolina).

Mas se estiver muito baixo, recomendo que você complete com a solução recomendada no manual.

A depender da quilometragem da moto, vale a pena fazer uma revisão no sistema.

Boa sorte!

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MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)


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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 08:03 
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Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Mensagens: 378
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
O meu tbem está uns 2mm abaixo do nivel.
Mas como farei a revisão de 50mil, ja vou pedir pra trocar completo.

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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 14:25 
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Registrado em: 11 Nov 2014, 23:11
Mensagens: 71
Cidade onde mora: Palmas / TO
Pessoal comprei um fluido da STP daqueles rosas mas ainda não completei. Vou tentar coletar mais informações para não fazer besteira

Diogo Emanuel via Tapatalk


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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 14:33 
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Registrado em: 05 Jan 2012, 12:01
Mensagens: 238
Localização: Bela e Santa Catarina
Cidade onde mora: Cidade/UF
Concordo com a opnião do Marcelo e do Lunga.
Troquei na oficina todo o fluido depois de 3 anos de uso, aproveitei e também troquei óleo de freio e embreagem. ( diz que é bom fazer anualmente, vou fazer a cada 2 anos)

MARCELO CAVINI escreveu:
Diogo,

o nível do reservatório varia momentaneamente em função do radiador necessitar mais ou menos liquido para resfriar o motor. Acho que primeiramente você deve seguir as instruções do manual para ver se realmente o nível está baixo.

Se estiver um pouco baixo, não vejo problema em completar com agua destilada (vende em postos de gasolina).

Mas se estiver muito baixo, recomendo que você complete com a solução recomendada no manual.

A depender da quilometragem da moto, vale a pena fazer uma revisão no sistema.

Boa sorte!

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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 18:08 
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Registrado em: 16 Jan 2014, 16:07
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Cidade onde mora: Goiânia/GO
Srs.

Na revisão de 40.000 km além do recomendado pela Yamaha ( troca do óleo da transmissão e das velas ), troquei o fluido de freio dianteiro e traseiro e da embreagem ( Observei uma leve melhora na embreagem que, na minha moto, ficava como se estivesse "enforcada", tentando andar quando estava com embreagem acionada - no sinaleiro, por exemplo ) mas não troquei o líquido de arrefecimento, o que farei na revisão de 50.000 km.
São detalhes que fazem a diferença quando somados à manutenção não específica ( troca de oleo, pastilhas, etc )

Outro detalhe que quero ver é o óleo das bengalas. Vou levar numa oficina aqui em Goiânia para avaliar esta possibilidade.

Hugo
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Goiânia


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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 18:17 
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Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Mensagens: 378
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Bengalas acho q eh a cada 20mil.. Não lembro, mas já troquei da minha

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MensagemEnviado: 26 Out 2015, 19:39 
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Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Mensagens: 710
Localização: Brasília
Cidade onde mora: Distrito Federal
Então, alguns preparados são de baixa qualidade,não coibem a corrosão, tampouco tem uma troca térmica otimizada. São apenas agua colorida.

Só a agua, a pressão no radiador pode aumentar muito, ele aguenta, mas em caso de queda pode explodir, rs...

Quando mistura 50% de monoetileno glicol com agua destilada, a mistura faz a temperatura do motor ficar mais estável e o líquido, mesmo quente, não expande com a mesma "vontade" que a agua sozinha. Além disso, os preparados de boa qualidade tem anticorrosivos para garantir que os dutos de arrefecimento e radiador vão ficar sempre novos.

eu sempre uso o lubrax. nem barato nem caro, mas de excelente qualidade. Faço a mistura com agua destilada conforme a indicação do manual.

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/dc ... OD=AJPERES


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MensagemEnviado: 31 Out 2015, 21:48 
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Registrado em: 31 Out 2015, 21:46
Mensagens: 1
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Olá pessoal, não tenho uma ST(vou pegar ano que vem) Possuo uma XT 660 R ano 13, sobre o líquido do radiador da 66, troquei com menos de 2 anos de uso a moto, estava bem sujo, tive que lavar umas 10 vezes o radiador, sendo que uso a moto em passeios e raramente cidade, coloquei o líquido da Motul - Motocool, recomendado já vem pronto, na ST pode por o mesmo, não sugiro completar com água, quando pegar a minha ST irei fazer eu mesmo é fácil mas 1 x por ano.


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MensagemEnviado: 01 Nov 2015, 11:49 
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Registrado em: 15 Jan 2011, 12:40
Mensagens: 1614
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Não é recomendável utilizar fluidos que não especifiquem a presença de inibidores de corrosão para o alumínio, de forma geral.

O Lubrax citado por Ivo, apesar de não especificar, cumpre a norma SAE J 1034. Essa norma diz o seguinte:

Citação:
This SAE Recommended Practice applies to engine coolant concentrate, ethylene glycol base, for use in automotive and light truck engine cooling systems. This document applies to engine coolant concentrates for aluminum compatible requirements. Please refer to SAE J1941 and J2307 DRAFT for coolants used in heavy-duty diesel engine cooling systems. For further information on engine coolants, see SAE J814 and J2306.


Eu particularmente não sou muito fã do produto pela sua baixa durabilidade no sistema (mas usaria sem problema), são seis meses o intervalo de troca.

Gosto bastante do Motocool é do Petroplus Long Life, estes podem permanecer no sistema por anos.

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^


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