PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por J.Ricardo » 25 Set 2015, 11:46

Olá a todos.

Esta é a primeira vez que posto na área das ST. Antes disso estava no espaço das 660, dando pitacos sobre “aperfeiçoamento de projetos”. Este é o nome que eu dou a correções que nós somos levados a fazer para produtos mal desenvolvidos. Conto com a paciência de todos para continuar também por aqui.

Comprei minha ST com 5.000 km rodados. Ela veio com um protetor de motor Roncar, que achei horroroso e, principalmente, pouco prático, pois não permite a instalação de pedaleiras. Quem gosta de pegar a estrada sabe o quanto esse acessório pode ser útil para descansar as pernas e prevenir cãibras.

Depois de pesquisar, resolvi investir no protetor Chapam. E qual não foi minha surpresa ao descobrir, na hora da instalação, que justamente as pedaleiras são um problema sério de segurança! Apesar de bem feitas, emborrachadas e tal, os parafusos da pedaleira são curtos demais. Se for feita a instalação com as arruelas que acompanham o produto, a rosca não chega sequer ao começo do travamento das porcas parlock (travantes).

Quem usa, sabe: porcas parlock só travam, realmente, se a rosca do parafuso ultrapassar a área emborrachada com sobra. No caso do protetor Chapam, até sem as arruelas os parafusos ainda ficam curtos. Agora imagine alguém pilotando depois de horas, apoiando os pés na pedaleira auxiliar e ela se solta. O acidente será inevitável.

As imagens são bem ilustrativas. Por enquanto, não sei como resolver o problema, pois não quero sacar a solda original. Mas também não quero deixar os parafusos curtos. Talvez a solução seja encontrar porcas mais estreitas e usar duas em cada pedaleira, no sistema de contraporca de travamento.

Contribuições são bem vindas!

Esta é a pedaleira. Só para ser chato, reparem no enorme pino de travamento "sobrando", certamente aproveitado de outro projeto. E o mais importante, o parafuso de rosca curta.



Tá na cara que se a instalação for feita com as porcas, o tamanho do parafuso não vai dar!



Agora, a pedaleira instalada. É visível que falta muito para a rosca chegar até o travante da porca!!!



E mesmo retirando as arruelas que acompanham o conjunto, ainda é evidente que falta rosca para travar realmente a porca.



Uma pergunta final: será que não tinha ninguém na fábrica para enxergar uma falha tão besta e, ao mesmo tempo, tão perigosa quanto esta? Será que ninguém jamais viajou de moto por lá? Se eles não entendem de estrada, como se propõem a desenvolver produtos para estradeiros?

Um centímetro de rosca que pode fazer uma falta terrível...
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por lunga » 25 Set 2015, 11:50

Não vejo outra solução a não ser cortar o parafuso e soldar um maior na pedaleira.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por J.Ricardo » 25 Set 2015, 12:09

lunga escreveu:Não vejo outra solução a não ser cortar o parafuso e soldar um maior na pedaleira.
Mas solda em cima de solda? A ideia não me agrada justamente por ser um ponto de grande vibração. E é onde o pé vai ficar apoiado e relaxado. Imagina se solta... :o :o :oremos:
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por lunga » 25 Set 2015, 12:46

J.Ricardo escreveu:
lunga escreveu:Não vejo outra solução a não ser cortar o parafuso e soldar um maior na pedaleira.
Mas solda em cima de solda? A ideia não me agrada justamente por ser um ponto de grande vibração. E é onde o pé vai ficar apoiado e relaxado. Imagina se solta... :o :o :oremos:
Ampliei a foto aqui e dei uma olhada. O parafuso é soldado junto com uma chapa dobrada em cima dele.
Teria que retirar tudo isso e Soldar com solda TIG ou MIG. E depois soldar uma chapa furada por cima pra deixar 100%.

Só que acho mais facil procurar uma pedaleira nova com parafuso mais longo.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
diogomail
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 76
Registrado em: 12 Nov 2014, 00:11
Cidade onde mora: Palmas / TO

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por diogomail » 25 Set 2015, 12:52

Tenho esse protetor instalado em minha moto e as pedaleiras não vieram com esse problema da rosca estar curta. Já tentou contato com a Chapam para tentar uma solução com eles?

Diogo Emanuel via Tapatalk

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por J.Ricardo » 25 Set 2015, 13:35

diogomail escreveu:Tenho esse protetor instalado em minha moto e as pedaleiras não vieram com esse problema da rosca estar curta. Já tentou contato com a Chapam para tentar uma solução com eles?

Diogo Emanuel via Tapatalk
Diogo, tentei várias vezes hoje de manhã e o telefone não atende. Nem pensei em resolver o problema com eles, era só para alertá-los de que estão fabricando um produto com baixo nível de segurança. Mas é uma ideia, quem sabe eles não tem uma pedaleira com rosca maior? Se tiverem, vou postar aqui.
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por lunga » 25 Set 2015, 14:04

diogomail escreveu:Tenho esse protetor instalado em minha moto e as pedaleiras não vieram com esse problema da rosca estar curta. Já tentou contato com a Chapam para tentar uma solução com eles?

Diogo Emanuel via Tapatalk
Melhor sugestão! :joinha:
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por Eniot » 25 Set 2015, 15:49

Eu tenho o protetor da Chapam e sinceramente não percebi o problema. Hoje a noite vou dar uma olhada nos parafusos das pedaleiras. Já rodei 5000 km e não tive qualquer problema de parafuso solto. Mais tarde dou minha opinião.
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por J.Ricardo » 25 Set 2015, 16:42

O mais curioso é que você nota um esforço do fabricante em diferenciar o produto. As pedaleiras emborrachadas tem dois calços na base. Quando você recolhe as duas, viram uma proteção a mais para a carenagem. O conjunto é bonito e muito mais agradável visualmente que o da Roncar ou mesmo o original.

Não dá para entender. Problema de controle de qualidade? Acho difícil, porque esses parafusos tem tamanho padrão...

Para não restar dúvida, aqui vai a prova final. Montei a pedaleira ao contrário, com o parafuso para fora, para deixar bem visível o problema. No ponto de maior vibração? Tá pedindo pra se soltar.

José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

manueljs
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Set 2015, 10:23
Cidade onde mora: Brasilia/DF

Re: PEDALEIRAS ACOPLADAS: PONTO CRÍTICO DE SEGURANÇA

Mensagem por manueljs » 26 Set 2015, 14:37

Prezado J.ricardo creio que o contato com o fornecedor seja deveras importante, saberemos se o problema é do projeto e assim eles corrigem e trocam para você ou se foi problema na hora de empacotar enviando a pedaleira de outro modelo.
Tenho o protetor deste fabricante em outro modelo d moto, não tive problema algum.
Espero ter ajudado.

Responder