Controle de tração - TCS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Firmiano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 07 Jun 2015, 08:34
Cidade onde mora: Fortaleza

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por Firmiano » 28 Set 2015, 14:02

alguem sabe explicar a diferença bem real do tc 01 para tc 02.

na prática

grato

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lotorio » 28 Set 2015, 15:42

lunga escreveu:
lotorio escreveu:Ok....Mas deve ter um ponto limite de velocidade...por exemplo, se vc está parado, mesmo com o TC ligado no 1 ou 2, e acelerar forte a roda arrasta certo?.....Então, qual o limite mínimo para que ela comece a controlar??

.
Se ta no 1, ele já atua na arrancada já. Ele pega a diferença de rotação entre as rodas e atua quando desincroniza.

Acho q pra fazer tipo borrachão , tem que desligar.
Então se tá no cavalete a roda não poderia girar, ou se girar, tem que ser de modo estranho???? A minha roda livre no cavalete e depois de algum tempo acende a luz do ABS....

Acho mal feito isso, a do abs por exemplo já deveria estar ligada desde o start, a honda é assim, depois de 10km/h, faz a verificação dos sensores e apaga o abs se tudo estiver em ordem.......
Na yamaha obrigatoriamente vc tem que andar primeiro pra ver se está funcionando


.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lunga » 29 Set 2015, 23:03

Quando as rodas não estão em movimento ou em movimento muito baixo, o TCS e o ABS não atuam.

Se arrancar parado forte de moto a roda a patinar, creio e não dê nem um giro um completo.


O lance de por no cavalete e engatar a segunda e deixar rodar um pouco, realmente desliga o abs.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lunga » 29 Set 2015, 23:05

Firmiano escreveu:alguem sabe explicar a diferença bem real do tc 01 para tc 02.

na prática

grato
Dificil explicar... ahahah
Mas o 1, atua logo que percebe o desincronismo das rodas, vamos dizer... 1/6 giro ou algo assim..
O 2, deixa mais solta a roda, atua tipo 1/2 giro de desincronia.

São exemplos, não sei se é essa a metrica.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
lemob
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Set 2012, 23:40
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville/SC

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lemob » 10 Out 2015, 07:45

Na terra vc percebe a entrada do TCS quando pega lama ou sobe uma ladeira com forte ou com pedras nesta hora a tração começa a falhar por conta o sistema e é desejável que o pneu cave mesmo para subir. Na terra o melhor é TC2 ou quando a coisa ficar feia tirar ele. Sem contar que se vc atolar vc só sai se tirar o TCS.
__________
Lemob
XR 200, Falcon 400, CB 500, GS 750F, XX 1100, Haya 1300, XT 660, KTM 990, SRAD 1000, Vstrom 1000
Atual ST 1200

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lotorio » 11 Out 2015, 12:02

lemob escreveu: Sem contar que se vc atolar vc só sai se tirar o TCS.
Pelo que eu experimente e pelo já confirmado aqui por colega, não procede, pois tem uma velocidade mínima para que funcione o tcs....Tanto que se vc colocar no cavalete funciona normalmente que é o mesmo que estar atolado, concorda?



.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lunga » 11 Out 2015, 12:16

lotorio escreveu:
lemob escreveu: Sem contar que se vc atolar vc só sai se tirar o TCS.
Pelo que eu experimente e pelo já confirmado aqui por colega, não procede, pois tem uma velocidade mínima para que funcione o tcs....Tanto que se vc colocar no cavalete funciona normalmente que é o mesmo que estar atolado, concorda?



.
Acho q tem q desligar mesmo. Pq o velocímetro eh pela caixa, então ao acelerar atolado passa da velocidade mínima. O mesmo Vale pra fazer "borrachao"
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lotorio » 11 Out 2015, 13:50

Exatamente por isso, se vc está atolado, então sua velocidade está a zero, correto?? E se tem velocidade mínima, que não deve ser muito baixa, pois funciona no cavalete normalmente, então é só acelerar que o tcs não atua...

Eu já fiz um teste parado na areia, ela sai cavocando....


.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lunga » 11 Out 2015, 13:58

Aqui tem um resumo de como funciona:

http://www.manualslib.com/manual/582246 ... =37#manual" onclick="window.open(this.href);return false;
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: Controle de tração - TCS

Mensagem por lotorio » 11 Out 2015, 19:27

Legal....Tá meio confuso a questão do reset, aparentemente é bom fazer um reset vez em quando nesse sistema....

E fala que acima de 20 tem que apagar a luz de advertência, ou seja, a velocidade mínima que estávamos querendo saber é 20 mesmo.....com isso também dá pra saber, que numa estrada com atoleiro, não é necessário desligar o tcs, já que nessas condições a velocidade é menor que 20

Responder