Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 11 Ago 2015, 17:51

Boa tarde Srs.
Fazendo buscas na internet encontrei o Forum e ca estou, então primeiramente, muito prazer.
Estou em um processo de pesquisas, compras, estudos e ansiedade para meu projeto pessoal de sozinho cruzar quase 4.100km entre Cruzeiro do Sul-AC até o sul de Minas Gerais para uma parada e após chegar até Ubatuba, Caraguá ou Parati.
Não sou iniciante nas viagens de motocicleta mas nunca realizei uma viagem tão longa, no máximo 1200km no fim de semana entre a ida e volta de Cruzeiro do Sul até Rio Branco, assim, acho que sou sim iniciante rsrsrsrsrs e gostaria de todas as dicas possíveis, o que comprar, o que levar, quais melhores sites, lojas de compra de equipamentos (vou renovar todo o guarda roupa desde capacete até a bota).
A moto a ser utilizada é uma ST 1200 DX cinza zero bala, pois troquei a minha 2013 nessa nova com essa suspensão muito legal, que para mim 1,92m e 138kg fez uma diferença enorme.
A data provável de partida é em meados de novembro e pretendia realizar o percurso em uns 6 dias.
Obrigado pela atenção e espero orientações, correções e ajuda.

Imagem


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por MARCELO CAVINI » 12 Ago 2015, 08:31

Dorotheo,

parabéns pelo projeto! Tenho certeza que vais ser DEMAIS!!

Minha experiência permite algumas dicas:

1 - não viajar sozinho e à noite
2 - escolher a melhor época do ano na região (isso define as roupas e acessórios)
3 - levar ferramentas básicas (fique de olho na ST, pois ela não tem kit para tirar as rodas)
4 - estudar os pontos de abastecimento
5 - priorizar estadias confortáveis e seguras
6 - verificar documentos que podem ser exigidos pelas autoridades (se passar pelo exterior)
7 - rodar uns dois e três mil KM na moto nova antes da viagem
8 - a cada abastecimento, um bom alongamento vai bem
9 - GPS ajuda
10 - ler site, livros, fóruns, guias, enfim, tudo que possa acrescentar informação a sua viagem

Os amigos do fórum certamente vão enriquecer as dicas acima (fui indicando de cabeça...).!!

Boa viagem!!
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 12 Ago 2015, 10:42

MARCELO CAVINI escreveu:Dorotheo,

parabéns pelo projeto! Tenho certeza que vais ser DEMAIS!!

Minha experiência permite algumas dicas:

1 - não viajar sozinho e à noite
2 - escolher a melhor época do ano na região (isso define as roupas e acessórios)
3 - levar ferramentas básicas (fique de olho na ST, pois ela não tem kit para tirar as rodas)
4 - estudar os pontos de abastecimento
5 - priorizar estadias confortáveis e seguras
6 - verificar documentos que podem ser exigidos pelas autoridades (se passar pelo exterior)
7 - rodar uns dois e três mil KM na moto nova antes da viagem
8 - a cada abastecimento, um bom alongamento vai bem
9 - GPS ajuda
10 - ler site, livros, fóruns, guias, enfim, tudo que possa acrescentar informação a sua viagem

Os amigos do fórum certamente vão enriquecer as dicas acima (fui indicando de cabeça...).!!

Boa viagem!!
MARCELO CAVINI escreveu:Dorotheo,


Obrigado Marcelo
Certamente sozinho e a noite eu não encaro não... :shock:
Obrigado pelas valiosas dicas.
Grande abraço

Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 12 Ago 2015, 11:00

Bom dia novamente.
Confesso que nunca dei muita importância aos selantes de pneu e reparadores instantâneos, mas agora sozinho esta é uma questão que começa a me preocupar.
O que os amigos acham? Realmente o selante ajuda? E o reparador? Alguma experiência positiva ou negativa?
Tenho um micro compressor da Goodyear bem prático que já me salvou com o pneu da caminhonete, acho que não custa colocá-lo no bauleto, não é.

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Mensagem por Hugão » 12 Ago 2015, 15:29

Dorotheo,

Passando por Goiás, fique à vontade para me procurar aqui em Goiânia.

Quanto aos selantes, tinha uma DR 800 e usava a tal "vacina" ( selante ). Infelizmente ( ou felizmente ... ) nunca tive nenhum furo e não posso dizer se funciona ou não. Vendi a moto com os selantes instalados.

Uso um kit de reparo de pneus ( aqueles "macarrões" ) e um compressor elétrico ( que liga na tomada da carenagem ). Este já tirou-nos de uma enrascada certa vez. Não foi minha moto que furou o pneu mas de um colega que viajava conosco. O reparo do pneu foi rápido e sustentou a pressão até o final da viagem quando ele vulcanizou o pneu ) Recomendo.

Levar uma corda de algodão de espessura média ( 5 mm ) com uns 10 metros pode te socorrer numa necessidade.

Eu sempre levo 1/2 litro de óleo de motor por garantia ( dos tempos da DR ... rs! )

Levo também uma lanterna de led ( para alguma necessidade )

GPS é fundamental ( certifique-se que está atualizado )

Use uma jaqueta para verão ( daquelas furadinhas ) e leve consigo um conjunto de chuva. Por melhor que sejam as roupas de cordura, ainda não se comparam aos conjuntos de chuva quanto à esqueidade.

Use botas impemeáveis "de verdade". Não há nada pior que pilotar com os pés molhados. Eu costumo usar as botas "outdoor" da Salomon ou da Timberland. Não são tão seguras quanto as botas específicas mas são MUITO mais baratas e confortáveis.

Qualquer luva que comprar que se diga impermeável não vai funcionar ( pelo menos as que já experimentei ) Eu uso uma luva de cano curto de couro para viajar e, em caso de chuva, coloco a luva do conjunto de chuva. Fica, feio desconfortável e o manuseio dos comandos fica comprometido. Mas ainda é a melhor solução que encontrei em caso de chuva ( que normalmente são rápidas )

Enfim, boa viagem e sucesso na empreitada.

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Mensagem por Hugão » 12 Ago 2015, 15:30

Dorotheo,

Passando por Goiás, fique à vontade para me procurar aqui em Goiânia.

Quanto aos selantes, tinha uma DR 800 e usava a tal "vacina" ( selante ). Infelizmente ( ou felizmente ... ) nunca tive nenhum furo e não posso dizer se funciona ou não. Vendi a moto com os selantes instalados.

Uso um kit de reparo de pneus ( aqueles "macarrões" ) e um compressor elétrico ( que liga na tomada da carenagem ). Este já tirou-nos de uma enrascada certa vez. Não foi minha moto que furou o pneu mas de um colega que viajava conosco. O reparo do pneu foi rápido e sustentou a pressão até o final da viagem quando ele vulcanizou o pneu ) Recomendo.

Levar uma corda de algodão de espessura média ( 5 mm ) com uns 10 metros pode te socorrer numa necessidade.

Eu sempre levo 1/2 litro de óleo de motor por garantia ( dos tempos da DR ... rs! )

Levo também uma lanterna de led ( para alguma necessidade )

GPS é fundamental ( certifique-se que está atualizado )

Use uma jaqueta para verão ( daquelas furadinhas ) e leve consigo um conjunto de chuva. Por melhor que sejam as roupas de cordura, ainda não se comparam aos conjuntos de chuva quanto à esqueidade.

Use botas impemeáveis "de verdade". Não há nada pior que pilotar com os pés molhados. Eu costumo usar as botas "outdoor" da Salomon ou da Timberland. Não são tão seguras quanto as botas específicas mas são MUITO mais baratas e confortáveis.

Qualquer luva que comprar que se diga impermeável não vai funcionar ( pelo menos as que já experimentei ) Eu uso uma luva de cano curto de couro para viajar e, em caso de chuva, coloco a luva do conjunto de chuva. Fica, feio desconfortável e o manuseio dos comandos fica comprometido. Mas ainda é a melhor solução que encontrei em caso de chuva ( que normalmente são rápidas )

Enfim, boa viagem e sucesso na empreitada.

Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 12 Ago 2015, 16:28

Obrigado Hugão.
estou procurando as roupas summer, mas está difícil achar um 6XL....kkkk. Pelo roteiro saindo do MT por Barra do Garça, passo em Piranhas e chego em Jataí, Rio Verde e Itumbiara. como andam essas estradas por aí?
Abração


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 12 Ago 2015, 16:28

Obrigado Hugão.
estou procurando as roupas summer, mas está difícil achar um 6XL....kkkk. Pelo roteiro saindo do MT por Barra do Garça, passo em Piranhas e chego em Jataí, Rio Verde e Itumbiara. como andam essas estradas por aí?
Abração


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Avatar do usuário
Dorotheo
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Ago 2015, 17:32
Cidade onde mora: Cruzeiro do Sul/AC

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por Dorotheo » 13 Ago 2015, 00:31

Bem, vou deixar um testemunho aqui, mandei e-mail para a Tutto questionando sobre calça 6xl, em menos de 5 minutos um funcionário do departamento comercial entrou em contato comigo indicando os caminhos. muito legal a atenção com o cliente. Gostei. Roupa já despachada!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Cruzando o Brasil de ST 1200 DX

Mensagem por MARCELO CAVINI » 13 Ago 2015, 09:01

Costumo levar luvas cirúrgicas na bagagem. Na chuva, visto para não encharcar as mãos.

Outra coisa que lembrei e já quebrou um galho imenso foi câmera de ar do pneu dianteiro. No caso de um rasgo no pneu sem câmera, é a única coisa que salva até chegar numa cidade mais desenvolvida.
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Responder