ABS da ST 1200

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
MALSOUZA
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:46
Cidade onde mora: Joinville/SC

ABS da ST 1200

Mensagem por MALSOUZA » 23 Set 2015, 14:45

Boa tarde, pessoal.

To com a minha ST1200 2011/2012, hoje com 23000km, há exatos 6 meses. Comprei ela (usada) principalmente pensando na questão custo benefício em relação às demais motos atendendo ao quesito "acima de 1000cc, com cardã, abs, etc". Era o que eu queria, e me apaixonei.

Mas a paixão tá sofrendo de uns traumas desde sábado.

Acendeu a luz do ABS no painel.
Pra contextualizar, dias antes eu peguei muita estrada e muita chuva - tava suja pá dedéu - e fiz um light off road. Light mesmo.
Mandei lavar e depois disso notei a luz acesa. Ainda fiz uns 100km no domingo, mesmo com a luz acesa. E ontem fui correr atrás de explicação.

Meu mecânico não tem scanner, então levei na Yamaha aqui de Joinville pra verificar. Rolos de concessionária pra lá e pra cá, e tive que deixar a moto lá pra que fosse feita a verificação. Isso foi ontem.
Hoje o mecânico me liga dizendo que foi muito difícil diagnosticar o problema, que teve que acionar o suporte da fábrica, mas que identificaram: UNIDADE HIDRÁULICA DO ABS QUEIMADA.

Mas pera lá?!?! Pode isso?!?!

Estressando um pouco mais a informação: R$ 6.500,00 a peça na autorizada. :o

Meio que apaguei na hora e pensei que ele tivesse dito R$ 6.500,00... mas na verdade era só R$ 6.490,00... Hein?!?!

Únicas peças que eu havia trocado nela até hoje eram pastilhas de freio e o relé de partida, que tava falhando.

Agora to tirando ela da concessionária e levando pro meu mecânico de confiança...

Como dizem os sulistas: preteou o olho da gateada.

Alguém já viu ou já passou por isso?

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por lunga » 23 Set 2015, 14:49

Eu iria chutar que era o fusivel. :-O

Pootz. Se for isso mesmo, faça um orçamento aqui: http://www.pecayamaha.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem uns preços bons.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

MALSOUZA
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:46
Cidade onde mora: Joinville/SC

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por MALSOUZA » 23 Set 2015, 16:08

Pois é. Primeira coisa que olhamos foi o fusível, íntegro.
Segundo meu mecânico, se fosse questão de curto circuito ou algo assim, outros itens mais frágeis teriam queimado antes.

Mas ainda estou aguardando uma segunda análise.

lunga, obrigado pela dica. Já foi deixar à mão caso se confirme o infortúnio.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por lunga » 23 Set 2015, 16:13

MALSOUZA escreveu:Pois é. Primeira coisa que olhamos foi o fusível, íntegro.
Segundo meu mecânico, se fosse questão de curto circuito ou algo assim, outros itens mais frágeis teriam queimado antes.

Mas ainda estou aguardando uma segunda análise.

lunga, obrigado pela dica. Já foi deixar à mão caso se confirme o infortúnio.
A minha deu pau nos "caximbos" de vela. Que paulada. :crazy:
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por lotorio » 23 Set 2015, 18:30

Ela acende desde quando sai da imobilidade? Se vc liga a chave, ela acende e apaga?

Verifique os sensores do abs, na verdade os dois sensores formam o chamado encoder, que é um sensor que fica olhando uma roda dentada ou furadinha, se qualquer um dos sensores estiver afastado, vai dar alarme de abs.....

Não vá direto na dos mecânicos....


.

lotorio
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Ago 2015, 18:39
Cidade onde mora: São Leopoldo RS

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por lotorio » 23 Set 2015, 18:34

E se vc tiver um pouco de habilidade, ou com ajuda de um eletricista ou mecânico, com um multímetro, ache os fios que vem do sensor do abs, vire a chave e rode a roda com a mão, TEM QUE HAVER IMPULSOS, se não tiver impulsos, pode ser sensor afastado ou falha no sensor....

manueljs
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Set 2015, 10:23
Cidade onde mora: Brasilia/DF

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por manueljs » 24 Set 2015, 10:27

Bom dia. Sou novo por aqui mas vou deixar uma alternativa.

Já tentou também ver o mercado de peças usadas? Encontre um de confiança (não conheço) e tente esta alternativa. O que acha?

Abraço.

MALSOUZA
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:46
Cidade onde mora: Joinville/SC

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por MALSOUZA » 24 Set 2015, 20:22

Moçada, problema resolvido. Não pela CC, é claro. Mas ela não vai ver as minhas dilmas, de jeito nenhum.

Meu mecânico achou o problema. Era no relé de partida.
Eu não sabia, e acho que pouca gente deve saber que a alimentação do módulo ABS é direto do relé de partida.
Eu havia trocado o relé, mas não imaginava como uma coisa teria a ver com a outra pois, se fosse pra queimar por causa de um curto ou algo parecido, queimaria outras coisas antes do módulo ABS. Como eu tinha ideia de que isso iria ser diagnosticado somente com scanner, fui direto na CC, até porque é perto da minha casa.

Agora o problema:
meu relé de partida tava pifando. Só girava o motor depois da 3a ou 4a tentativa. Antes era só tec-tec-tec.
Catei a peça por aqui. Nem a pau. Pra encomendar era quase 500 dilmas e 2 semanas esperando. Liguei numa moto peças da qual já fiz muitas compras e o cara não tinha, nem original, nem paralelo. Mas tinha um usado, com "garantia". Como já fui freguês, poderia devolver de boa se não funcionasse. Fui lá buscar.
Levei no meu mecânico pra trocar aproveitando pra lavar a moto. Ele rateou por ser usado, mas disse que ia testar.
Sábado fui buscar a moto. A oficina tava fechada mas o cara foi lá pra me entregar a moto. O resto vocês já sabem do meu relato anterior.

Depois que a CC tentou me cobrar as 6.500 dilmas, eu tirei a moto de lá e levei pro mecânico. Ele trabalhou até as 10 da noite nela e me mandou uma mensagem dizendo que teria boas notícias no dia seguinte. E batata. Hoje de manhã a moto tá pronta, 100%.

O detalhe é que o relé é "quase" 100% idêntico ao original, apesar de ser Yamaha, made in japan, etc. Mas certamente não é o da 1200. Mas é igual, enfim, tem que funcionar.
O "quase" idêntico é por conta de uma lingueta que tem no conector do cabo da bateria. Se não prestar atenção não nota, mas no relé que comprei, essa lingueta é no outro conector e, detalhe, é justamente a lingueta que leva alimentação pro cabo do ABS que liga diretamente no relé. Putz.....

Enfim, o discurso da CC de que desmontaram a moto inteira e testaram tudo... mmmm, mentirinha inocente de 6.500 paus. Ou seja, não testaram nem se o cabo estava levando alimentação pro sistema. E colocaram até o "engenheiro" da fábrica da Yamaha no diagnóstico.

No final, foi só inverter a ligação do cabo da bateria, e problema resolvido. Luz apagada, ABS testado, dianteiro e traseiro, e moto pronta pra ir pra outra. Vamo que vamo.

Agradeço imensamente a todos vocês. Aprendi mais sobre ABS de ontem pra hoje com a ajuda de vocês do que em toda a minha vida.
Pesquisando sobre isso de ontem pra hoje, descobri até que tem como instalar um botão pra desligar o ABS, usando justamente essa conexão do relé. É a magia do conhecimento.

Confesso que rola uma vergonha, mas eu, como advogado, kkkkkkk... o óbvio fica óbvio depois que a gente fica sabendo.

Valeu galera, um grande abraço.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por lunga » 24 Set 2015, 20:32

Otima noticia!!! parabens!!
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Gil_cwb
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 19 Mar 2015, 13:17
Cidade onde mora: Curitiba/PR
Localização: Curitiba

Re: ABS da ST 1200

Mensagem por Gil_cwb » 24 Set 2015, 22:25

Da vontade de relatar pros Experts da CC, se acham os donos da razão.
Parabéns por buscar uma alternativa econômica. Passa na CC e avisa quê resolveu o problema, e quando perguntarem como, responda que está informação custará R$ 6490,00. :)

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Gilson Camargo
------------------------
XT250 - 15/15
Curitiba - PR
Imagem

Responder