CONSUMO DE ÓLEO
Re: CONSUMO DE ÓLEO
Boas pessoal.
Encontrei uma descrição do motivo que não se deve usar o óleo sintético.
SINTÉTICO OU MINERAL
O óleo mineral, como o seu nome já diz, é oriundo da prospecção do petróleo. Através do refino, o óleo base mineral, é aditivado para a formação dos
óleos disponíveis. O óleo sintético tem sua base "sintetizada" ou seja, feita em laboratórios, sem a necessidade de utilizar a base mineral. A grande
diferença entre estes dois óleos é a capacidade da manutenção da estabilidade do produto por mais tempo. Teoricamente, o óleo sintético mantém a
sua estabilidade por mais tempo do que o óleo mineral. Mas, existe nesta relação algo que deve ser levado em conta: a nossa gasolina não é de
qualidade como a de outros países. Há uma mistura com o álcool para elevar, forçadamente, a sua octanagem.
Mesmo a gasolina especial não é completamente pura. Dentro da câmara de combustão há a lubrificação do óleo. Esta gasolina, de baixa qualidade, gera o aparecimento de substâncias que fazem com que a estabilidade conseguida com o óleo sintético não seja tão efectiva, diminuindo a capacidade de lubrificação.
O óleo sintético, embora de grande qualidade, tem algumas características lubrificantes que, as vezes, podem ser prejudiciais a determinados motores de
motocicletas reduzindo a vida útil do sistema de embraiagem. Alguns fabricantes nacionais não aconselham o uso do óleo sintético em seus
motores.
Há ainda o óleo semi-sintético. Estes óleos possuem em sua base um combinado de sintético e mineral atingindo um meio termo na composição do lubrificante entre os dois tipos de compostos.
RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO
Se levarmos em conta o preço e a redução da vida útil do sintético provocada pelos efeitos de nossa gasolina chegaremos a uma durabilidade bem
inferior a esperada. Não julgo um procedimento muito saudável para o motor manter um óleo por quilometragem superior entre oito e 10 mil
quilômetros, sendo o óleo sintético ou não.
A meu ver, um óleo sintético duraria duas vezes mais do que um mineral. Valeria a pena pagar o preço de cada litro do sintético? Vai depender do
dono da motocicleta, https://sites.google.com/site/motosdica ... ooumineral
Encontrei uma descrição do motivo que não se deve usar o óleo sintético.
SINTÉTICO OU MINERAL
O óleo mineral, como o seu nome já diz, é oriundo da prospecção do petróleo. Através do refino, o óleo base mineral, é aditivado para a formação dos
óleos disponíveis. O óleo sintético tem sua base "sintetizada" ou seja, feita em laboratórios, sem a necessidade de utilizar a base mineral. A grande
diferença entre estes dois óleos é a capacidade da manutenção da estabilidade do produto por mais tempo. Teoricamente, o óleo sintético mantém a
sua estabilidade por mais tempo do que o óleo mineral. Mas, existe nesta relação algo que deve ser levado em conta: a nossa gasolina não é de
qualidade como a de outros países. Há uma mistura com o álcool para elevar, forçadamente, a sua octanagem.
Mesmo a gasolina especial não é completamente pura. Dentro da câmara de combustão há a lubrificação do óleo. Esta gasolina, de baixa qualidade, gera o aparecimento de substâncias que fazem com que a estabilidade conseguida com o óleo sintético não seja tão efectiva, diminuindo a capacidade de lubrificação.
O óleo sintético, embora de grande qualidade, tem algumas características lubrificantes que, as vezes, podem ser prejudiciais a determinados motores de
motocicletas reduzindo a vida útil do sistema de embraiagem. Alguns fabricantes nacionais não aconselham o uso do óleo sintético em seus
motores.
Há ainda o óleo semi-sintético. Estes óleos possuem em sua base um combinado de sintético e mineral atingindo um meio termo na composição do lubrificante entre os dois tipos de compostos.
RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO
Se levarmos em conta o preço e a redução da vida útil do sintético provocada pelos efeitos de nossa gasolina chegaremos a uma durabilidade bem
inferior a esperada. Não julgo um procedimento muito saudável para o motor manter um óleo por quilometragem superior entre oito e 10 mil
quilômetros, sendo o óleo sintético ou não.
A meu ver, um óleo sintético duraria duas vezes mais do que um mineral. Valeria a pena pagar o preço de cada litro do sintético? Vai depender do
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Desculpe a ignorancia.. mas não entendi qual a relação do óleo com a gasolina. O óleo não tem qualquer contato com a gasolina.
- diegonunes
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Todo motor a combustão consome óleo, uns mais outros menos. O tipo de uso também pode modificar essa quantidade de consumo, é por isso que existe a vareta de óleo, pra verificar com frequência, rs.
Quem não percebe o consumo do óleo é porque geralmente troca o óleo antes do tempo. Se o motor que tem 3 L e consumir 100 ml de óleo fica difícil perceber uma baixa importante na indicação da vareta.
Lunga, existe contato sim. O óleo lubrificante quando lançado no pistão, sai com pressão pelos anéis de seguimento afim de lubrificar o cilindro. No movimento de vai e vem do pistão, o anel raspador de óleo raspa o cilindro, este é um dos momentos em que o resultado da combustão é misturado ao óleo.
Quem não percebe o consumo do óleo é porque geralmente troca o óleo antes do tempo. Se o motor que tem 3 L e consumir 100 ml de óleo fica difícil perceber uma baixa importante na indicação da vareta.
Lunga, existe contato sim. O óleo lubrificante quando lançado no pistão, sai com pressão pelos anéis de seguimento afim de lubrificar o cilindro. No movimento de vai e vem do pistão, o anel raspador de óleo raspa o cilindro, este é um dos momentos em que o resultado da combustão é misturado ao óleo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
É mesmo isso que acontece, e é nesse momento em de se misturam, conforme artigo acima descrito.diegonunes escreveu:Todo motor a combustão consome óleo, uns mais outros menos. O tipo de uso também pode modificar essa quantidade de consumo, é por isso que existe a vareta de óleo, pra verificar com frequência, rs.
Quem não percebe o consumo do óleo é porque geralmente troca o óleo antes do tempo. Se o motor que tem 3 L e consumir 100 ml de óleo fica difícil perceber uma baixa importante na indicação da vareta.
Lunga, existe contato sim. O óleo lubrificante quando lançado no pistão, sai com pressão pelos anéis de seguimento afim de lubrificar o cilindro. No movimento de vai e vem do pistão, o anel raspador de óleo raspa o cilindro, este é um dos momentos em que o resultado da combustão é misturado ao óleo.
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Eu sigo o manual! Da mesma forma que faço com o meu carro...
Luiz Koudela
http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/
atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Olá pessoal, sou novo por aqui mas já acompanho as mensagens do grupo há algum tempo, tentarei não me alongar na mensagem...
Com relação a este tópico, tive uma surpresa com minha recém adquirida ST 1200, tenho ela a +- três meses.
A moto é 2012, quando comprei ela estava com 4800 Km, rodei +- 1000 Km e eu mesmo troquei o óleo para meu controle, coloquei o Yamalube. Dia 16/10 parti de SP rumo a SC para um passeio na Serra do Rio do Rastro, verifiquei a quilometragem e estava com 7569 Km, pensei, beleza mais uns 2400 Km da viagem o óleo aquenta, volto e já faço a revisão dos 10.000 Km.
Como sempre tive esportivas, acabo de sair de uma Hayabusa, gosto de andar meio forte, não sei se por isso no final do primeiro dia de viagem a luz do óleo começou a acender, diminuía o ritmo ela apagava, só que saindo a noite para jantar, andando na cidade o problema voltou a aparecer com uma frequência maior, tinha que parar desligar e ligar. Resumindo, preocupado, no dia seguinte fui a uma loja e comprei um litro de óleo, coloquei metade e o problema sumiu, voltou a se manifestar somente uma vez no ultimo dia de viagem. E com relação a visualização do nível, só consegui vê-lo quando troquei o óleo, depois disso não mais, alguns me disseram que esta moto esconde o óleo, kkkkkk... Vou revisa-la e verificarei com mais detalhe este consumo de óleo.
Com relação a este tópico, tive uma surpresa com minha recém adquirida ST 1200, tenho ela a +- três meses.
A moto é 2012, quando comprei ela estava com 4800 Km, rodei +- 1000 Km e eu mesmo troquei o óleo para meu controle, coloquei o Yamalube. Dia 16/10 parti de SP rumo a SC para um passeio na Serra do Rio do Rastro, verifiquei a quilometragem e estava com 7569 Km, pensei, beleza mais uns 2400 Km da viagem o óleo aquenta, volto e já faço a revisão dos 10.000 Km.
Como sempre tive esportivas, acabo de sair de uma Hayabusa, gosto de andar meio forte, não sei se por isso no final do primeiro dia de viagem a luz do óleo começou a acender, diminuía o ritmo ela apagava, só que saindo a noite para jantar, andando na cidade o problema voltou a aparecer com uma frequência maior, tinha que parar desligar e ligar. Resumindo, preocupado, no dia seguinte fui a uma loja e comprei um litro de óleo, coloquei metade e o problema sumiu, voltou a se manifestar somente uma vez no ultimo dia de viagem. E com relação a visualização do nível, só consegui vê-lo quando troquei o óleo, depois disso não mais, alguns me disseram que esta moto esconde o óleo, kkkkkk... Vou revisa-la e verificarei com mais detalhe este consumo de óleo.
- diegonunes
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Sérgio, quando a luz acende, indica queda de pressão de óleo, isso é um pulo arrebentar o motor. Provavelmente, o fato dela desligar é por causa da má lubrificação, espero que não tenha ocorrido nenhum dano no motor.
Se você não consegue enxergar óleo no marcador quando a leitura foi feita de acordo com o manual, falta óleo no motor.
Boa sorte.
Se você não consegue enxergar óleo no marcador quando a leitura foi feita de acordo com o manual, falta óleo no motor.
Boa sorte.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
A minha já aconteceu isso logo após uma revisão, voltei ao stand e o óleo estava abaixo do nível e a alta rotação a pressão diminui e a luz do óleo acende.Sérgio 18 escreveu:Olá pessoal, sou novo por aqui mas já acompanho as mensagens do grupo há algum tempo, tentarei não me alongar na mensagem...
Com relação a este tópico, tive uma surpresa com minha recém adquirida ST 1200, tenho ela a +- três meses.
A moto é 2012, quando comprei ela estava com 4800 Km, rodei +- 1000 Km e eu mesmo troquei o óleo para meu controle, coloquei o Yamalube. Dia 16/10 parti de SP rumo a SC para um passeio na Serra do Rio do Rastro, verifiquei a quilometragem e estava com 7569 Km, pensei, beleza mais uns 2400 Km da viagem o óleo aquenta, volto e já faço a revisão dos 10.000 Km.
Como sempre tive esportivas, acabo de sair de uma Hayabusa, gosto de andar meio forte, não sei se por isso no final do primeiro dia de viagem a luz do óleo começou a acender, diminuía o ritmo ela apagava, só que saindo a noite para jantar, andando na cidade o problema voltou a aparecer com uma frequência maior, tinha que parar desligar e ligar. Resumindo, preocupado, no dia seguinte fui a uma loja e comprei um litro de óleo, coloquei metade e o problema sumiu, voltou a se manifestar somente uma vez no ultimo dia de viagem. E com relação a visualização do nível, só consegui vê-lo quando troquei o óleo, depois disso não mais, alguns me disseram que esta moto esconde o óleo, kkkkkk... Vou revisa-la e verificarei com mais detalhe este consumo de óleo.
Tombem já ouvi comentar que a acontece o mesmo com óleos sintéticos e não indicados pela marca (Muito Finos)
O óleo indicado é Óleo Yamalube 4T semissintético SAE 10W40 API SL JASO MA, ou para temperaturas mais altas e grandes viagens convém 20W40 com as mesmas especificações, o MOTUL 5100 também serve.
Muito cuidado com os óleos.
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Eu sigo o manual... Óleo mineral yamalube 20/50 5000x5000
Luiz Koudela
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Re: CONSUMO DE ÓLEO
Sem dúvida Diego Nunes que a pressão tinha caído e que o volume estava baixo, tanto que completei o volume e o problema sumiu.
Só para esclarecer, era eu quem desligava a moto, caso contrario a história seria muito triste.
Em minha moto anterior, a Hayabusa, era normal na troca notar que o motor havia consumido até 0,5 litros, isso depois de +- 3000 km, sempre utilizei óleos minerais e períodos de trocas curtos.
Pensei em adotar o mesmo sistema para a ST, mas irei melhor me informar para ver se ela aceita este procedimneto.
Quando troquei o óleo consultei o manual, utilizei óleo compatível, da marca, volume adequado, daí a minha surpresa...
Só para esclarecer, era eu quem desligava a moto, caso contrario a história seria muito triste.
Em minha moto anterior, a Hayabusa, era normal na troca notar que o motor havia consumido até 0,5 litros, isso depois de +- 3000 km, sempre utilizei óleos minerais e períodos de trocas curtos.
Pensei em adotar o mesmo sistema para a ST, mas irei melhor me informar para ver se ela aceita este procedimneto.
Quando troquei o óleo consultei o manual, utilizei óleo compatível, da marca, volume adequado, daí a minha surpresa...