Instalação GPS ZUMO
Instalação GPS ZUMO
Ola colegas, boa tarde.. sou novo no grupo ..
Sou de SP, e tenho uma ST à pouco mais de um ano. Rodei neste período aprox. 34.000 km, e em geral estou muito satisfeito com a motocicleta.
Tive problemas com a molinha do câmbio de marcha, aquecimento do terminal da lâmpada do farol, percebo os barulhos do motor em marcha lenta (que me incomoda bastante), mas pelo jeito tudo isso é "normal" nas STs.. fora isso troquei os pneus com 20.000km, e troco o óleo regularmente à cada 5000km. Levo a motoca sempre na CC Red Baron de SP, o pessoal de lá me dá muita segurança..
Achei bem interessante as discussões do forum, e achei respostas pra praticamente todas as situações com as quais convivi com a a minha ST, espero achar resposta para este tema também.
Comprei um GPS ZUMO que para funcionar/carregar se faz necessário ligar um chicote de força que vem junto com o aparelho.
Alguém tem conhecimento da melhor forma para ligar este chicote sem que haja "roubo" de energia da bateria?
Como não tenho fárois auxiliares pensei em conectar neste terminal, mas não tenho certeza se é o melhor forma.
Desde já muito obrigado
Abraços à todos
Sou de SP, e tenho uma ST à pouco mais de um ano. Rodei neste período aprox. 34.000 km, e em geral estou muito satisfeito com a motocicleta.
Tive problemas com a molinha do câmbio de marcha, aquecimento do terminal da lâmpada do farol, percebo os barulhos do motor em marcha lenta (que me incomoda bastante), mas pelo jeito tudo isso é "normal" nas STs.. fora isso troquei os pneus com 20.000km, e troco o óleo regularmente à cada 5000km. Levo a motoca sempre na CC Red Baron de SP, o pessoal de lá me dá muita segurança..
Achei bem interessante as discussões do forum, e achei respostas pra praticamente todas as situações com as quais convivi com a a minha ST, espero achar resposta para este tema também.
Comprei um GPS ZUMO que para funcionar/carregar se faz necessário ligar um chicote de força que vem junto com o aparelho.
Alguém tem conhecimento da melhor forma para ligar este chicote sem que haja "roubo" de energia da bateria?
Como não tenho fárois auxiliares pensei em conectar neste terminal, mas não tenho certeza se é o melhor forma.
Desde já muito obrigado
Abraços à todos
- Lobo
- Usuário+
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- Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Bela e Santa Catarina
Re: Instalação GPS ZUMO
Seja bem vindo
Tenho o 350 lm, fiz a ligação dos fios do carregador através de uma emenda nos fios da tomada 12 v, fio preto é negativo e o + é o marrom( abra a tampa lateral direita, aquela menor superior, ali tem o conector, basta descascar sem interromper o fio e soldar). Essa tomada tem fusível de 3A, no manual diz para não ultrapassar 2,5 A , e o consumo máximo do carregador é 2 A. A grande vantagem é que: é uma fiação energizada pós ignição, tem proteção por fusível e nada mais é ligado neste circuito, pois em caso de curto, a moto continua. ( se quiser usar a tomada 12 v para outra coisa, seria interessante um pequeno botão para desligar a alimentação do carregador, a fim de não usar simultaneamente duas coisas) (não foi o meu caso)
A fiação dos faróis auxiliares, são 3 : terra , 12 v pós ignição( para o botão) e 12v direto da bateria com grande amperagem para alimentar as lâmpadas. Se for usar esses fios, seria interessante não usar o de grande amperagem ( pois ficaria ligado direto consumindo bateria e desgastando a vida útil do carregador) e tentar descobrir a amperagem máxima do outro 12v pós.
Tenho o 350 lm, fiz a ligação dos fios do carregador através de uma emenda nos fios da tomada 12 v, fio preto é negativo e o + é o marrom( abra a tampa lateral direita, aquela menor superior, ali tem o conector, basta descascar sem interromper o fio e soldar). Essa tomada tem fusível de 3A, no manual diz para não ultrapassar 2,5 A , e o consumo máximo do carregador é 2 A. A grande vantagem é que: é uma fiação energizada pós ignição, tem proteção por fusível e nada mais é ligado neste circuito, pois em caso de curto, a moto continua. ( se quiser usar a tomada 12 v para outra coisa, seria interessante um pequeno botão para desligar a alimentação do carregador, a fim de não usar simultaneamente duas coisas) (não foi o meu caso)
A fiação dos faróis auxiliares, são 3 : terra , 12 v pós ignição( para o botão) e 12v direto da bateria com grande amperagem para alimentar as lâmpadas. Se for usar esses fios, seria interessante não usar o de grande amperagem ( pois ficaria ligado direto consumindo bateria e desgastando a vida útil do carregador) e tentar descobrir a amperagem máxima do outro 12v pós.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
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Re: Instalação GPS ZUMO
Muito obrigado pelo retorno! Vou identificar os fios e fazer a ligação...o meu GPS é exatamente o 350 LM.
Abraços..
Abraços..
Re: Instalação GPS ZUMO
Prezados, boa tarde
Acabei ficando receioso de cortar os fios da tomada 12V e acabar fazendo algum besteira que por descuido pudesse comprometer a fiação da motoca.
Acabei utilizando uma outra alternativa, que embora não ficasse 100% em relação à aparência, acabou se tornando uma alternativa prática caso queira “desmontar” a instalação.
Primeiramente adaptei no chicote que acompanha o GPS um pino “macho” para conectar à tomada 12V da motoca.
Na sequência organizei os fios do chicote do GPS de forma a deixa-los “reto” e passei fita isolante em volta dos fios para fixar.
Coloquei os fios na parte de baixo do painel da moto, e para manter preso amarrei com uma fita de velcro, desta forma posso montar e desmontar o esquema com facilidade.
Como disse o resultado final não ficou muito apresentável, mas ficou bem prático..
Acabei ficando receioso de cortar os fios da tomada 12V e acabar fazendo algum besteira que por descuido pudesse comprometer a fiação da motoca.
Acabei utilizando uma outra alternativa, que embora não ficasse 100% em relação à aparência, acabou se tornando uma alternativa prática caso queira “desmontar” a instalação.
Primeiramente adaptei no chicote que acompanha o GPS um pino “macho” para conectar à tomada 12V da motoca.
Na sequência organizei os fios do chicote do GPS de forma a deixa-los “reto” e passei fita isolante em volta dos fios para fixar.
Coloquei os fios na parte de baixo do painel da moto, e para manter preso amarrei com uma fita de velcro, desta forma posso montar e desmontar o esquema com facilidade.
Como disse o resultado final não ficou muito apresentável, mas ficou bem prático..
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- Novato+
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- Cidade onde mora: Umuarama/Pr
Re: Instalação GPS ZUMO
Olá a todos...
Eu não sei se é diferente, mas eu tenho um Zumo 660 à 4-5 anos uso desde da vstrom 1000 que tinha... Sempre fiz a ligação diretamente na bateria, e nunca tive problema com roubo de carga!
Minha St 1200 está com 20 mil km em e a bateria é original, a do meu irmão está com 30 mil, e 3 anos 2,5 acho... E ainda é bateria original, então acredito que estes gps não tem problema com roubo de carga!
Mas se puder liga diretamente na bateria, fica melhor e bem acabado.
Abraço.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu não sei se é diferente, mas eu tenho um Zumo 660 à 4-5 anos uso desde da vstrom 1000 que tinha... Sempre fiz a ligação diretamente na bateria, e nunca tive problema com roubo de carga!
Minha St 1200 está com 20 mil km em e a bateria é original, a do meu irmão está com 30 mil, e 3 anos 2,5 acho... E ainda é bateria original, então acredito que estes gps não tem problema com roubo de carga!
Mas se puder liga diretamente na bateria, fica melhor e bem acabado.
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- Novato+
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Re: Instalação GPS ZUMO
Uso o 660, desde duas motos anteriores, sempre o ligando diretamente na bateria. Não há roubo de carga. Quanto o mecânico foi instalá-lo na ST, pensou em usar o plug do farol auxiliar. Antes, porém, fez o teste na bateria e deu certo. Ainda não instalei os faróis auxiliares, mas o conector está lá ainda livre para este fim.
Abraços,
STARDUST
Moto atual: XT1200Z Super Ténéré - "Shéhérazade"
Jóias anteriores: Boulevard M800 - "Luna Mora"; V-Strom 650 - "Spathodea"
PAZ NA ESTRADA
STARDUST
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- lemob
- Novato+
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- Registrado em: 16 Set 2012, 23:40
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Re: Instalação GPS ZUMO
A minha também é no pós ignição acho melhor pois quando se desliga a moto o GPS também desliga e não tem perigo de reduzir a carga da bateria.
Mesma coisa com o aquecedor de manopla. abr
Mesma coisa com o aquecedor de manopla. abr
__________
Lemob
XR 200, Falcon 400, CB 500, GS 750F, XX 1100, Haya 1300, XT 660, KTM 990, SRAD 1000, Vstrom 1000
Atual ST 1200
Lemob
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