Instalação GPS ZUMO

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
meraio
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Jan 2014, 12:45
Cidade onde mora: Aruja/SP

Instalação GPS ZUMO

Mensagem por meraio » 31 Jan 2014, 16:52

Ola colegas, boa tarde.. sou novo no grupo :urrruuu: ..
Sou de SP, e tenho uma ST à pouco mais de um ano. Rodei neste período aprox. 34.000 km, e em geral estou muito satisfeito com a motocicleta.
Tive problemas com a molinha do câmbio de marcha, aquecimento do terminal da lâmpada do farol, percebo os barulhos do motor em marcha lenta (que me incomoda bastante), mas pelo jeito tudo isso é "normal" nas STs.. fora isso troquei os pneus com 20.000km, e troco o óleo regularmente à cada 5000km. Levo a motoca sempre na CC Red Baron de SP, o pessoal de lá me dá muita segurança..
Achei bem interessante as discussões do forum, e achei respostas pra praticamente todas as situações com as quais convivi com a a minha ST, espero achar resposta para este tema também.
Comprei um GPS ZUMO que para funcionar/carregar se faz necessário ligar um chicote de força que vem junto com o aparelho.
Alguém tem conhecimento da melhor forma para ligar este chicote sem que haja "roubo" de energia da bateria?
Como não tenho fárois auxiliares pensei em conectar neste terminal, mas não tenho certeza se é o melhor forma.
Desde já muito obrigado
Abraços à todos

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por Lobo » 31 Jan 2014, 17:33

Seja bem vindo

Tenho o 350 lm, fiz a ligação dos fios do carregador através de uma emenda nos fios da tomada 12 v, fio preto é negativo e o + é o marrom( abra a tampa lateral direita, aquela menor superior, ali tem o conector, basta descascar sem interromper o fio e soldar). Essa tomada tem fusível de 3A, no manual diz para não ultrapassar 2,5 A , e o consumo máximo do carregador é 2 A. A grande vantagem é que: é uma fiação energizada pós ignição, tem proteção por fusível e nada mais é ligado neste circuito, pois em caso de curto, a moto continua. ( se quiser usar a tomada 12 v para outra coisa, seria interessante um pequeno botão para desligar a alimentação do carregador, a fim de não usar simultaneamente duas coisas) (não foi o meu caso)

A fiação dos faróis auxiliares, são 3 : terra , 12 v pós ignição( para o botão) e 12v direto da bateria com grande amperagem para alimentar as lâmpadas. Se for usar esses fios, seria interessante não usar o de grande amperagem ( pois ficaria ligado direto consumindo bateria e desgastando a vida útil do carregador) e tentar descobrir a amperagem máxima do outro 12v pós.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
meraio
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Jan 2014, 12:45
Cidade onde mora: Aruja/SP

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por meraio » 31 Jan 2014, 23:08

Muito obrigado pelo retorno! Vou identificar os fios e fazer a ligação...o meu GPS é exatamente o 350 LM.
Abraços..

Avatar do usuário
meraio
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Jan 2014, 12:45
Cidade onde mora: Aruja/SP

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por meraio » 01 Fev 2014, 17:45

Prezados, boa tarde
Acabei ficando receioso de cortar os fios da tomada 12V e acabar fazendo algum besteira que por descuido pudesse comprometer a fiação da motoca.
Acabei utilizando uma outra alternativa, que embora não ficasse 100% em relação à aparência, acabou se tornando uma alternativa prática caso queira “desmontar” a instalação.
Primeiramente adaptei no chicote que acompanha o GPS um pino “macho” para conectar à tomada 12V da motoca.

Imagem

Na sequência organizei os fios do chicote do GPS de forma a deixa-los “reto” e passei fita isolante em volta dos fios para fixar.

Imagem

Imagem

Coloquei os fios na parte de baixo do painel da moto, e para manter preso amarrei com uma fita de velcro, desta forma posso montar e desmontar o esquema com facilidade.

Imagem

Como disse o resultado final não ficou muito apresentável, mas ficou bem prático.. :thumbup:

Pc Zafanelli
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 17 Jun 2011, 14:59
Cidade onde mora: Umuarama/Pr

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por Pc Zafanelli » 02 Fev 2014, 07:43

Olá a todos...

Eu não sei se é diferente, mas eu tenho um Zumo 660 à 4-5 anos uso desde da vstrom 1000 que tinha... Sempre fiz a ligação diretamente na bateria, e nunca tive problema com roubo de carga!

Minha St 1200 está com 20 mil km em e a bateria é original, a do meu irmão está com 30 mil, e 3 anos 2,5 acho... E ainda é bateria original, então acredito que estes gps não tem problema com roubo de carga!

Mas se puder liga diretamente na bateria, fica melhor e bem acabado.

Abraço.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Stardust
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Abr 2012, 20:47
Cidade onde mora: Juiz de Fora (MG)

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por Stardust » 04 Fev 2014, 13:37

Uso o 660, desde duas motos anteriores, sempre o ligando diretamente na bateria. Não há roubo de carga. Quanto o mecânico foi instalá-lo na ST, pensou em usar o plug do farol auxiliar. Antes, porém, fez o teste na bateria e deu certo. Ainda não instalei os faróis auxiliares, mas o conector está lá ainda livre para este fim.
Abraços,

STARDUST

Moto atual: XT1200Z Super Ténéré - "Shéhérazade"
Jóias anteriores: Boulevard M800 - "Luna Mora"; V-Strom 650 - "Spathodea"
PAZ NA ESTRADA

Avatar do usuário
lemob
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Set 2012, 23:40
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville/SC

Re: Instalação GPS ZUMO

Mensagem por lemob » 16 Fev 2014, 07:44

A minha também é no pós ignição acho melhor pois quando se desliga a moto o GPS também desliga e não tem perigo de reduzir a carga da bateria.
Mesma coisa com o aquecedor de manopla. abr
__________
Lemob
XR 200, Falcon 400, CB 500, GS 750F, XX 1100, Haya 1300, XT 660, KTM 990, SRAD 1000, Vstrom 1000
Atual ST 1200

Responder