Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
MAURSI
Visitante
Visitante

Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por MAURSI » 13 Out 2013, 19:14

Olá, embora leia as mensagens do pessoal, não escrevo porque não tenho conhecimento técnico como voces, mas resolvi dar um pitaco aqui para dizer um pouco sobre o comportamento da XTZ 1200 na viagem que fiz de 31/08 a 03/10, 34 dias pelo Uruguai, Argentina e Chile, partindo de São Paulo-SP, em quase 10000km. Para resumir: a moto é um show. Peguei temperaturas entre -2 (Villa La Angostura-Paso Cardenal Samore entre AG e CH) e +36 no deserto da Patagônia. O pavimento variou entre asfalto perfeito na
Argentina até os remendos e buracos costumeiros no Brasil, encarando uma subida com barro e gelo misturados no Chile, em direção ao Paso Mamuil Malal na região de Pucon - esta foi abortada na metade do caminho pois a coisa estava feia demais e resolvi voltar a Pucon. Foi sol, vento forte, chuva e neve (bastante) com um saldo final de nenhum problema. Diria que os principais aspectos positivos foram: ótima autonomia,
estabilidade,
conforto (nem usei almofada de gel desta vez),
potência de sobra do motor que se deu bem com as "gasolinas" variadas, sem resmungos,
conjunto de raios das rodas não afrouxou,
visibilidade excelente do painel, clara e sem o rebuscamento que cansa.
Durabilidade dos pneus muito boa, pois o traseiro foi trocado em Foz do Iguaçu mas viria até SP tranquilo e o dianteiro
estava quase perfeito, troquei os dois pois em moto deste tamanho e potência não se economiza em pneu.

O que poderia melhorar: 17-18km/l com gasolina de 97 octanas a velocidade entre 100 e 110km/h acho pouco, minha antiga Bandit carburada 1200cc fez 23km/l nas mesmas condições em viagem semelhante com o mesmo combustível. Aliás parece que a Ténéré gosta mais de gasolina brasileira, talvez pela taxa de compressão do motor, uma vez que roda mais econômica por aqui;
o peso também não ajuda muito em subidas com barro, tanto que tive que pedir ajuda para virar a moto e voltar quando desisti de continuar até o Paso Mamuil Malal, já que eu não conseguiria fazer isso sozinho no meio da serra com lama escorregadia e gelo misturado, mesmo que sem a bagagem;
o pequeno bagageiro traseiro deveria ser de alumínio e não de plástico, o que praticamente impede seu uso;
ausência de indicador de marchas - instalei um Gipro que funciona muito bem - graças as instruções obtidas aqui no Forum mesmo;
melhora do treinamento do pessoal nas concessionárias pois aqui perto de casa queriam colocar 20cc de óleo no cardã com a alegação de que no manual de serviço está 0,20L - ou seja: 200ml, isso é um tremendo perigo e obriga a gente a ficar esperto em todas as revisões. Em Foz do Iguaçu algum moleque usou jato de alta pressão no indicador de voltagem que instalei (Healtech) o que inutilizou o visor de cristal líquido e isto embora eu tenha alertado para não usar essas máquinas em cima do painel;
e finalmente, claro,
o preço muito alto desta moto o que impede que se torne a rainha da aventura. É isso.

Ótimas estradas para todos e de Ténéré é claro!!
Mauricio

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por Kakko » 13 Out 2013, 22:20

Mauricio...bacana seu post.....mas da uma incrementada com umas fotos para apimentar o relato :mrgreen:

quanto ao rendimento, deve ser por causa da regulagem que a moto tem relativo à porcentagem alta do álcool e a tx de compressão.

inté
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
murrins
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 28 Set 2012, 20:31
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por murrins » 14 Out 2013, 20:06

Olá, Mauricio

Você é um privilegiado, poder viajar por mais de 30 dias não é para qualquer um. É o meu sonho.
Essa moto é maravilhosa, quanto mais eu ando, mais eu gosto dela. Ela pesa muito, mas quando estou na estrada posso viajar 24 hs que não canso.

Boa sorte.

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por Led-RJ » 15 Out 2013, 10:25

Fotos fotos Maursi!!! :thumbup:
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Felipe Pinho
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Jun 2013, 09:21
Cidade onde mora: Cabo Frio/RJ

Re: Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por Felipe Pinho » 20 Out 2013, 22:03

Isso ae longas viagens são fascinantes!

Fico contando os dias o ano todo para a chegada do grande dia!

Tive a oportunidade de ir ao URUGUAI E ARGENTINA em NOV de 2012 e agora NOV to indo pra ARGENTINA, CHILE, BOLÍVIA e PERU.

segue algumas imagens da motoca na temporada passada e o blog para quem quiser curtir as novas fotos em breve.

http://Www.Dentistademoto.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem


Imagem


Imagem

Imagem

Imagem


Dentistademoto.blogspot.com

Avatar do usuário
Felipe Pinho
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Jun 2013, 09:21
Cidade onde mora: Cabo Frio/RJ

Re: Viagem de XTZ1200 pelo Mercosul

Mensagem por Felipe Pinho » 22 Out 2013, 07:26

A todos recomendo o uso do aplicativo tapatalk, ele facilita o uso do fórum e torna mais fácil a vinda até aqui.

Precisamos ativar um pouco mais isso aqui.

Trocarmos informações de viagens...

Fica a dica. Grande abraço a todos.

Responder