Barulho no cardã ST

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Shugastru
Visitante
Visitante

Barulho no cardã ST

Mensagem por Shugastru » 09 Mar 2013, 16:48

Olá pessoal , acabei de me cadastrar no fórum mas há bastante tempo consulto os tópicos e parabenizo os membros pelas discussões bastante técnicas e úteis para os proprietários de ST.

Possuo uma ST desde novembro/ 2012 e estou muito satisfeito com a moto que fantástica em vários aspectos mas estou intrigado com um questão e gostaria do auxilio dos colegas:

Minha moto está com 3.400 km, fiz a primeira revisão no período correto e o óleo do carda foi trocado nesta ocasião. Há algum tempo percebo um barulho estranho alguma vezes quando vou sair em primeira marcha acelerando pouco e controlando com a embreagem, faz um barulho estranho na transmissão (tec, tec), parece que o cambio ou cardã nao não estão corretamente engatados.

Nesta ocasiões tenho que acionar a embreagem, subir o giro do motor para que esse barulho cesse e a moto arranque normalmente. Anda acho estranho alguns ruídos da transmissão quando passo em buracos ou valetas ou nas trocas de marchas. Como é minha primeira moto com carda, não sei se isso é normal do conjunto ou se pode de fato haver algum defeito.

Alguém já notou algo semelhante com sua moto? O que acham que pode ser?

Agradeço caso alguém possa ajudar com comentários.

Abraços a todos!

Stardust
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Abr 2012, 20:47
Cidade onde mora: Juiz de Fora (MG)

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Stardust » 09 Mar 2013, 19:24

Não consigo identificar o tal "Tec-tec" nos vários e diferenciados ruídos que a transmissão por cardã gera.

É isso mesmo. O cardã é generoso de muitos modos: conforto e economia na manutenção, mas também em barulhos.

Fora o tal "Tec-tec", não se assuste com pequenas batidas, clancs e pacs, tanto em início de marcha ou redução de velocidade, quanto em passagens por buracos.

Tinha uma Boulevard M800, também com eixo cardã. Havia barulho nas trocas de marcha e reduções e não era superior que a nossa ST, mas a moto tinha menor potência e nela eu evitava o máximo terrenos ruins, buracos e lombadas.

A nossa XTST1200Z é mais potente e sua suspensão nos convida ao terreno mais difícil, a não evitar buracos e lombadas e a acelerar mais. A maior diversão e a manutenção "mais simples" cobram o preço que é esse barulho; mas eu o considero comum nas motos com transmissão final por cardã.

No mais, aconselho a procurar a oficina especializada para verificar o tal "Tec-tec" e a essa necessidade por você relatada de apertar novamente a embreagem a fim de engatar melhor a marcha.
Editado pela última vez por kablack em 13 Mar 2013, 22:21, em um total de 1 vez.
Razão: Retirada citação da mensagem anterior.
Abraços,

STARDUST

Moto atual: XT1200Z Super Ténéré - "Shéhérazade"
Jóias anteriores: Boulevard M800 - "Luna Mora"; V-Strom 650 - "Spathodea"
PAZ NA ESTRADA

Shugastru
Visitante
Visitante

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Shugastru » 10 Mar 2013, 15:31

Obrigado Pelos comentários Stardust, também já tive por pouco tempo uma Dragstar mas os barulhos não incomodavam talvez pela forma de condução como você menciona.

De qualquer forma vou dar uma passada na concessionária aqui da minha cidade que não é lá aquelas coisas, mas o mecânico chefe é bastante experiente com motos importadas de maior cilindrada.

Abs!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Heyder » 13 Mar 2013, 17:38

Olha, me considero detalhista... e, até hoje, não notei NENHUM barulho no meu cardã. Rodo muito mais em asfalto que terra. Acho bom você levar sua motoka à autorizada enquanto está na garantia.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Shugastru
Visitante
Visitante

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Shugastru » 09 Abr 2013, 10:47

Heyder, obrigado pela resposta e conselho, os barulhos que me refiro são de engates que considero normais para o sistema de cambio e transmissão final por cardã da moto.

O interessante é que depois que troquei o óleo do original yamalube para motul 5100, o problema que parecia ser a embreagem "colando" ou patinando desapareceu. Parece que o novo óleo de fato faz uma melhor lubrificação do sistema de embreagem e a sensação é de que o motor aquece menos.

Estou usando a moto bastante durante a semana e fiz uma viagem de 700 km este final de semana com a moto carregada e garupa e foi tudo perfeito. De qualquer forma se notar mais alguma coisa vou mencionar na próxima revisão, pois com certeza algum problema no motor fora da garantia é dor de cabeça e no bolso na certa.

Abs

alecaldeira74
Visitante
Visitante

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por alecaldeira74 » 10 Abr 2013, 16:34

Buenas pessoal!

A minha moto ainda esta com 100 KM, apenas tirei ela da conceissionaria e trouxe para casa e já percebi este barulho que foi citado.

Só ficou claro se é normal ou não.

abs

agape
Visitante
Visitante

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por agape » 09 Mai 2013, 18:26

Pessoal,

A minha ST, em baixa rotação e baixa velocidade, faz uns barulhoes estranhos no motor. E não no cardã. De certa forma, eu já me acostumei.

Agora, depois que troquei o óleo do cardã, lá para os 7500km rodados (pois não acredito que tenham trocado na CC), eu passei a ouvir um barulho diferente quando passo dos 150km/h e começo a reduzir... É como se fosse um zumbido oriundo de alguma folga.... Algo bem mais alto do que o normal.

Abs,

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Lobo » 09 Mai 2013, 18:59

Esses ruídos que se escuta no motor é devido ao tal virabrequim de 270 graus. É completamente normal, parece que tá tudo se acabando lá dentro, mas é isso aí, acelera, ela gosta de altas rotações.

Se for um zumbido que ouve-se quando freia, também é normal, acredito que seja por causa dos discos flutuantes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Heyder » 29 Ago 2013, 18:01

Shugastru escreveu:Heyder, obrigado pela resposta e conselho, os barulhos que me refiro são de engates que considero normais para o sistema de cambio e transmissão final por cardã da moto.

O interessante é que depois que troquei o óleo do original yamalube para motul 5100, o problema que parecia ser a embreagem "colando" ou patinando desapareceu. Parece que o novo óleo de fato faz uma melhor lubrificação do sistema de embreagem e a sensação é de que o motor aquece menos.

Estou usando a moto bastante durante a semana e fiz uma viagem de 700 km este final de semana com a moto carregada e garupa e foi tudo perfeito. De qualquer forma se notar mais alguma coisa vou mencionar na próxima revisão, pois com certeza algum problema no motor fora da garantia é dor de cabeça e no bolso na certa.

Abs
Desde a minha FZ6 que uso e RECOMENDO o óleo Motul 5100. O motor aquece menos, fica mais macio e boa parte da barulheira desaparece. Os engates também ficam mais suaves. Um detalhe interessante que observei desde a minha antiga FZ6, é que aquele som de metal quebrando que eu ouvia quando estava em neutro e engatava a 1ª marcha, melhorou muito com o Motul 5100 e desaparece quando, antes de engatar, você dá umas 2 a 3 debreadas. Experimentem. :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho no cardã ST

Mensagem por Nelio » 14 Dez 2013, 22:08

Shugastru escreveu:Olá pessoal , acabei de me cadastrar no fórum mas há bastante tempo consulto os tópicos e parabenizo os membros pelas discussões bastante técnicas e úteis para os proprietários de ST.

Possuo uma ST desde novembro/ 2012 e estou muito satisfeito com a moto que fantástica em vários aspectos mas estou intrigado com um questão e gostaria do auxilio dos colegas:

Minha moto está com 3.400 km, fiz a primeira revisão no período correto e o óleo do carda foi trocado nesta ocasião. Há algum tempo percebo um barulho estranho alguma vezes quando vou sair em primeira marcha acelerando pouco e controlando com a embreagem, faz um barulho estranho na transmissão (tec, tec), parece que o cambio ou ex-director da PSP para Paris com triplo do salário nao não estão corretamente engatados.

Nesta ocasiões tenho que acionar a embreagem, subir o giro do motor para que esse barulho cesse e a moto arranque normalmente. Anda acho estranho alguns ruídos da transmissão quando passo em buracos ou valetas ou nas trocas de marchas. Como é minha primeira moto com carda, não sei se isso é normal do conjunto ou se pode de fato haver algum defeito.

Alguém já notou algo semelhante com sua moto? O que acham que pode ser?

Agradeço caso alguém possa ajudar com comentários.

Abraços a todos!
Já foram feitos alguns comentários sobre o assunto e estão muito correctos (minha opinião)
na verdade há uns barulhos esquisitos na transmissão, que depois de ter colhido informações com pessoal que tem outras notas, nomeadamente a XJR1300 e a BMW GS, esses barulhos são normais.
Mas se aceleras um pouco em primeira, com terreno muito escorregadio (lama, areia, agua) o pneu escorrega e é normal um tic tic na cardã. O que não acontece se enrolares o acelerador, mesmo com o pneu a escorregar não faz qualquer ruído.
Se fores em primeira, ou nutra velocidade, mas a rodar muito devagar, por vezes faz um ruído, mas não é a cardã, mas sim proveniente da normal folga entre o pinhão e a coroa do diferencial.
Estou habituado a ouvir esses ruídos, quando circulo em estradas inclinadas, com pavimento de pedra ou asfalto em más condições e com muitos buracos, ao acelerar a roda ressalta e escorrega, ouvindo-se o típico TAC TAC.
Ao inicio também fazia confusão, mas tenho um amigo e companheiro de viagem, que tem uma XT1200Z e faz os mesmos ruídos, acontecendo o mesmo com dois amigos que têm a XJR1300.
Penso que não deves te preocupar, mas por uma questão de segurança, informa e, de preferência por escrito ao concessionário da Yamaha.
Ainda melhor é dares uma volta nalguma máquina igual, ou se souberes algum stand que tenha uma moto para testar, vai lá e da uma volta para confirmares.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Responder