Imprecisão do velocímetro x GPS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 27 Set 2012, 18:58

Acho que comentei em algum tópico antes, mas não lembro onde, sobre a imprecisão do velocímetro da ST. Pude verificar isso na nossa ida à Lençóis. Como fomos em 2 STs e uma GS800, pudemos comparar "ao vivo" as velocidades das 3 motos. Em relação à BMW, a diferença era de 10 km/h a MAIS para as ST, ou seja, quando a BMW marcava 120 km/h as STs estavam exatamente a 130Km/h em seus marcadores. Quando a velocidade apresentada no velocímetro foi comparada a 2 GPSs resentes em minha moto, a diferença foi ainda maior: nada menos que 12Km/h a MAIS que os GPSs.

Resumindo: Em relação aos GPSs, a BMW tinha um erro de apenas 2km/h e as STs de 12Km/h pra mais. Particularmente acho ALTO este valor para uma motocicleta que se gaba de tanta tecnologia embarcada. Mendei um email para o SAC da Yamaha perguntando se há algum ajuste possível de se fazer para melhorar a precisão do velocímetro... vejamos qual será a resposta (se vier...) :batecabeca:

Alguém já observou isso também? Seria uma diferença de TODAS as STs? :oremos:
Editado pela última vez por Heyder em 28 Set 2012, 06:27, em um total de 1 vez.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Fitoart
Visitante
Visitante

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Fitoart » 27 Set 2012, 20:52

A minha também tem essa diferença de aproximadamente 10km/h. Qto mais aumenta a velocidade acredito que a diferença aumenta. Outro dia, numa reta e com a estrada vazia atingi a 220 km/h no velocímetro enquanto o GPS indicou 205 km/h que acho que é a velocidade real que a Super pode atingir (reta e altitude proxima de 800m ao nivel do mar).

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por doug01n » 27 Set 2012, 21:35

Não era o contrário, Heyder? faz mais sentido se for GPS marcando 120 e a ST marcando 132... nunca vi nenhum veículo de fábrica marcar menos velocidade que o real, ia virar um gerador infinito de multas! vc passa a 60km/h marcando no velocímetro e a real está em 66... multa!
Administrador

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 28 Set 2012, 06:29

Nossa, doug01n... acho que ontem à noite minha cabeça estava cansada demais... VOcê tem toda a razão para este pequeno - mais relevante - detalhe! Já corrigi o tópico. Obrigado! Realmente as STs marcam 12km/h a MAIS que a velocidade real do GPS!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Denis Rs2 » 28 Set 2012, 12:14

essa margem deve ser de 10% a mais que o real, já observou se em velocidades maiores o erro fica maior? ou em menores se fica menor que os 12Km?

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 28 Set 2012, 12:47

Na verdade, fizemos vários comparativos durante a viagem e, por incrível que pareça, não observei muita diferença entre as baixas e altas velocidades. Me parece que o velocímetro da ST é bastante linear em relação ao GPS.

Possuo um Kia Mohave e a diferença para o GPS é de apenas 2Km/h pra mais. Minha antiga Hilux também tinha uma margem de erro bem pequena. Ainda continuo achando MUITA essa diferença para uma moto...

Edit: Será que há algum ajuste simples no painel para corrigir isso? No manual de serviço nem se toca no assunto. O diagrama elétrico da ST não mostra o circuito da placa do painel...

Como esperava, recebi um email de resposta da Yamaha dizendo que preciso levar a moto a uma CC para abrir uma Ordem de Serviço. Depois disso, o problema será analisado pela fábrica. Se eu estiver certo, vou perder meu tempo, ganhar aborrecimento e a Yamaha não vai resolver nada... Estou pensando se compensa tentar... :batecabeca:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Ebone
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 26 Set 2012, 06:06
Cidade onde mora: Portão/RS

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Ebone » 30 Set 2012, 21:17

Olá pessoal,
Se me permitem vou estrear neste forum escrevendo do teste que fiz com a xt1200 e o GPS.
Com a velocidade em 100km/h no GPS, marcava 107km/h na moto.
Com a velocidade a 120km/h no GPS, eram 128km/h na moto.

Isso é bem semelhante ao que acontecia com a minha moto anterior, a F800GS.
Também tinha um pequeno erro. A maioria das motos e carros tem um erro pra menos nos velocímetros.
Acho que até o modelo e desgaste dos pneus tem uma certa influência.

[]'s
Ebone

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 03 Out 2012, 19:11

Ebone, seja bem vindo! Sua moto atual é a ST 1200?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Ebone
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 26 Set 2012, 06:06
Cidade onde mora: Portão/RS

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Ebone » 04 Out 2012, 13:16

Valeu, Heyder!
Sim é uma XT1200Z albina:
Imagem

:urrruuu:

Ebone

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por cezariomaia » 04 Out 2012, 13:57

Linda, muito linda! Parabéns e seja bem vindo!
BMW R1200 GS 2014

Responder