Imprecisão do velocímetro x GPS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Felipe Pinho
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Jun 2013, 09:21
Cidade onde mora: Cabo Frio/RJ

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Felipe Pinho » 18 Jun 2013, 12:32

Me desculpem o questionamento mas o certo seria marcar CERTO... Acho que é obvio!!

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Led-RJ » 18 Jun 2013, 12:55

Tbm acho Felipe.
Mas como não ocorre, vejo isso como uma coisa boa.
Felipe Pinho escreveu:Me desculpem o questionamento mas o certo seria marcar CERTO... Acho que é obvio!!
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 09 Ago 2013, 20:46

COntinuo não achando certo. Parece aqueles caras que adiantam o relógio pra não chegar atrasado... Não é mais fácil ser pontual???
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Ago 2013, 20:13

Bem, mais ou menos isso abaixo.

Lembre-se para aproximar da real depende de vários fatores mecânicos que estão ligado diretamente ao desgaste. O ideal seria um sensor de GPS ao carro transmitindo em tempo real a velocidade no painel, mais aí entra varias variáveis...

Link: http://bestcars.uol.com.br/ct/veloc2.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Link 2 - Legislação: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Veloc%C3%ADmetro" onclick="window.open(this.href);return false;

Por que existe o erro do velocímetro

A minha dúvida é a respeito sobre velocidade máxima de um veículo. Por exemplo, se uma revista ou o manual do veículo informa que a velocidade máxima é de 145 km/h, mas o velocímetro marca até 200 km/h. Se eu estiver em uma situação em que o velocímetro estiver marcando 160 km/h, qual será a minha velocidade real?

Paulo Campos
Anápolis, GO
pauloanapolisgo@hotmail.com

A primeira resposta é simples: marketing. O fabricante procura passar a impressão de alto desempenho ao adotar um velocímetro cuja grafia vai muito além da velocidade máxima efetiva -- mesmo que se considere nesta o erro do velocímetro, a influência de vento a favor, de declives, etc. Como exemplo extremo, o Clio nacional vem, desde seu lançamento, com velocímetro grafado até 240 km/h, incluindo a versão 1,0 de 59 cv, cuja máxima real (de acordo com o fabricante) é de 144 km/h. Nada menos que 66% de sobra!

Há, porém, uma atenuante: como muitas vezes o painel é o mesmo em diferentes versões de motorização, o carro mais fraco pode "passar por mentiroso" porque seu velocímetro prevê a abrangência da velocidade das versões mais potentes.

Quanto à diferença entre a velocidade indicada e a real, ela varia de modelo para modelo, de unidade para unidade e até em um mesmo automóvel durante sua vida útil. O simples desgaste dos pneus ou a variação de sua pressão de enchimento pode produzir diferenças na indicação. Em regra, porém, os velocímetros marcam cerca de 5% a mais que a velocidade real.

Isso acontece, de um lado, para causar a impressão de melhor desempenho e menor consumo (calculado a partir da quilometragem percorrida, o consumo parecerá menor que o efetivo), e de outro, para que pequenos excessos de velocidade não representem infração na realidade, livrando o motorista da multa. Assim, em muitos automóveis, pode-se trafegar a 130 km/h em uma estrada com limite de 120 km/h sem estar, na verdade, acima da velocidade permitida. Mas, em função das variações mencionadas, é melhor não contar com essa margem.

Enviado de meu Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Imprecisão do velocímetro x GPS

Mensagem por Heyder » 25 Ago 2013, 12:02

Quando os velocímetros eram mecânicos (com cabos ligados à roda) realmente havia muitas limitações no ajuste e precisão do equipamento... mas hoje em dia, com tanta tecnologia, eletrônica de precisão... raramente um painel é igual ao outro em se tratando de motos de grandes cilindradas... mesmo com todos os argumentos apresentados por aqui, ainda acho que um velocímetro MERECIA ser REAL, como é um GPS; nem mais, nem menos.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder