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Barulho do motor em baixa.

Enviado: 14 Jul 2012, 19:54
por Rogerio Alves
Olá pessoal, antes de mais nada gostaria de parabenizar o site pela qualidade dos Fóruns. E dizer que este eh o meu primeiro post. Já tirei muita duvida e descobri coisas interessantes aqui.
Minha duvida eh sobre o barulho do motor em baixa entre 3000 e 4500 RPM, ele grila como se estivesse batendo válvula. A concessionaria diz que eh normal mas fiquei intrigado.
Possuía antes uma Gold Wing e por ser 6 cilindros e muito silenciosa posso estar procurando pelo em ovo.
Minha pergunta eh. A de vocês tambem tem este som de bater válvula.
Obs: em alta o barulho aparentemente some.


Obrigado.

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 15 Jul 2012, 14:21
por Heyder
Olá, Rogério, antes de tudo, seja bem vindo ao melhor fórum de Ténérés do mundo.
A minha ST está com 2600 km aproximadamente e, desde que a retirei da CC, ela também faz esse barulho de lata velha em torno dos 3.500 rpm. O único detalhe é que observo isso mais quando ela está esquentando ainda. Depois, não sei se são os ouvidos que se acostumam, mas me parece que ele desaparece. Também já questionei esse pormenor na CC, mas COMO SEMPRE, a resposta é sempre "É NORMAL".

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 15 Jul 2012, 14:49
por Marcel Valim
Na minha opinião, ao contrário do que muitos pensam, não são válvulas batendo e sim som de batida de pino (pré ignição). Está relacionado com a posição do acelerador/carga do motor e tem relação com o ponto de ignição ou característica da câmara de combustão, ao menos na 250 CC.

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 15 Jul 2012, 18:42
por barraforte
Olá @Rogerio Alves e @Heyder, vocês já experimentaram utilizar gasolina Pódium (de posto BR confiável)?
Pode ser relacionado a pré ignição (batida de pino).
Há quem diga que a gasolina não tem nada a ver, que isso é só em motores preparados e etc... enfim, fica a dica e o MEU ponto de vista. :joinha: :joinha:

ABS

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 16 Jul 2012, 20:03
por Rogerio Alves
Valeu galera pelas dicas, vou abastecer com a Podium e se a batedeira continuar realmente deve ser normal.

Abracos.

Obs. Nao escrevo muito mas estou sempre antenado com os post.

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 16 Jul 2012, 21:12
por Heyder
Olha... eu sempre usei podium até agora, e relato que sempre observei esse barulho... Acho que não tem a ver com a gasolina...

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 16 Jul 2012, 23:35
por barraforte
Foi o que eu imaginei @Heyder. Já tinha lido em outro local que o Sr. é bem metódico com isso.
Bem, realmente não imagino o que pode ser. :?

ABS

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 17 Jul 2012, 12:34
por Marcel Valim
Rogério, talvez o texto abaixo ajude a compreender o que eu disse anteriormente.
Ele foi retirado do site http://www.infomotor.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;.
em resumo, se não há um pré ajuste para cada situação de aceleração/carga/velocidade, poderá haver um momento em que o motor estará com o ponto de ignição adiantado demais ou mistura pobre e poderá ocorrer a tal batida de pino.
Lembrando que é apenas uma tese. Não estou afirmando que a sua moto ou todas iguais a sua têm um problema ou ainda, que isso é prejudicial ou não. É apenas pra refletir.
Tive uma Suzuki GS 500 que grilava em algumas situações, assim como faz minha tenere 250 e isso nunca foi problema. Basta reduzir uma marcha ou abrir/fechar o acelerador que o barulho some.
Um abraço.

Detonação e Pré Ignição, Falhas do Motor Quatro Tempos
Postado em: 03/2009

A detonação e a pré-ignição são dois problemas que afetam o funcionamento do motor e devem ser corrigidos para não comprometer a vida útil do motor e evitar a o consumo exagerado, a perda de potência e a emissão, fora do normal, de poluentes na atmosfera.

A pré-ignição é um fenômeno causado por vários motivos. Um deles é o surgimento de depósitos de carvão na cabeça do pistão e em algumas partes no interior do cilindro. Quando o motor trabalha por alguns instantes esse carvão incandesce fazendo com que a mistura de ar e combustível exploda fora do terceiro tempo no ciclo do motor. Esta explosão pode acontecer no segundo tempo quando o pistão sobe, comprimindo a mistura, gerando pressão e aumentando a temperatura dos gases junto com a brasa do carvão fazendo a mistura explodir antes do tempo. Outros fatores que provocam a pré-ignição são os pontos quentes na câmara de combustão, velas excessivamente quentes, e combustível adulterado gerando muito resíduo de carvão.

O fenômeno da detonação também acontece dentro do cilindro e é muito parecido com o fenômeno da pré-ignição, provocado principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem fazendo a mistura explodir antes do tempo. Mistura pobre, não homogenia e avanço de ignição muito adiantado também provocam o fenômeno da detonação. Um fator que vem provocando a detonação espontânea dentro do cilindro é a alta taxa de compressão dos modernos motores atuais. Para extrair maior potência dos motores a câmara de combustão está cada vez menor, elevando a taxa de compressão a altos níveis e contribuindo, junto com os outros fatores citados anteriormente, com o efeito da detonação.

Texto: Gionei da Rocha

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 17 Jul 2012, 13:10
por Kakko
Deve ser característica dos motores YAMAHA....ou não......

os 250...fazem ruídos de monte... :risadinha:

os 600....tbm......

os 660...tbm são barulhentinhos....mas são monos !!

A ST 1.2 é BI......o motor deveria ser mais equilibrado e menos ruidoso.

Será que não é uma característica ? elas vem preparadas para o mercado brasileiro ? taxas de compressão adequadas, a eletrônica..?? :?

Re: Barulho do motor em baixa.

Enviado: 17 Jul 2012, 17:48
por Marcel Valim
Eu acho que 9,80 :1 não é tão alto. Deve ser na parte eletrônica mesmo. Ou dá falta de combustível nessa situação ou o ponto fica muito adiantado. Mas válvula eu não acredito que seja, tanto que se você acelerar a moto parada ela não faz o grilo. Eu nem esquento a cabeça com o barulho.