Barulho do motor em baixa.

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Nelio » 15 Nov 2013, 00:00

Boas pessoal

depois de enriquecer a mistura alterando a injecção, esse tal barulho ainda aumentou, mas a máquina está... :thumbup:

No computador de borde existe um sub-menu que é acedido conjugando os botões, optando assim pelo enriquecimento da mistura.
Este enriquecimento é feito em alguns segundos no módulo de injecção, nos botões reset e select do painel, após isto voltei a notar a moto mais solta e espontânea, a máquina está maravilhosa.
Já ando assim a umas três semanas, mas ainda não me importei em ver os consumos, mas deve aumentar ligeiramente, sobretudo depois da 4000 RPM
Gostaria de saber como se acede a esse menu, assim ia-se alterando conforme as necessidades e sem ter de andar sempre no mecânico :twisted:
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Heyder » 17 Nov 2013, 20:52

Essa regulagem que o Nelio citou, chama-se CO. Há pouca coisa sobre o assunto, seja no Manual de Serviço da ST ou na internet. O SAC da Yamaha não comenta sobre o assunto... Ou seja: a gente mexe por conta e risco. Na minha antiga FZ6 eu mexi muito nisso, mas nunca encontrei o "fio da meada". Na minha ST mantenho nos valores que vieram de fábrica: -15 e -15.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Nelio » 18 Nov 2013, 15:51

Heyder escreveu:Essa regulagem que o Nelio citou, chama-se CO. Há pouca coisa sobre o assunto, seja no Manual de Serviço da ST ou na internet. O SAC da Yamaha não comenta sobre o assunto... Ou seja: a gente mexe por conta e risco. Na minha antiga FZ6 eu mexi muito nisso, mas nunca encontrei o "fio da meada". Na minha ST mantenho nos valores que vieram de fábrica: -15 e -15.

E como é que se altera esses valores? Como se pode aceder a esse sub-menu?
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Dalambreta » 11 Fev 2015, 21:48

Olá Pessoal!

Desde que adquiri minha ST, em 2013, com 15k rodados, sempre achei seu motor muito ruidoso em marcha lenta e até os 3000rpm quando a moto não esta em movimento, pois depois disso o ruido não é mais percebido. Dia desses me pareceu que este ruido aumentou e minhas suspeitas recaem sobre a corrente de comando. Gostaria de saber se alguém já teve que trocar alguma peça relativa ao sistema de comando de válvulas da maquina. Lembrando que a minha 50kkm rodados pelo Brasil e America do Sul!!!
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Nelio » 11 Fev 2015, 22:35

Dalambreta escreveu:Olá Pessoal!

Desde que adquiri minha ST, em 2013, com 15k rodados, sempre achei seu motor muito ruidoso em marcha lenta e até os 3000rpm quando a moto não esta em movimento, pois depois disso o ruido não é mais percebido. Dia desses me pareceu que este ruido aumentou e minhas suspeitas recaem sobre a corrente de comando. Gostaria de saber se alguém já teve que trocar alguma peça relativa ao sistema de comando de válvulas da maquina. Lembrando que a minha 50kkm rodados pelo Brasil e America do Sul!!!
É normal fazer algum barulho como te referes, a minha também faz da mesma forma como dizes, segundo consta e por aquilo que já presenciei, todas fazem um pouco.
Já vi o mecânico tirar duas pequenas tampas (tipo parafuso de fenda em plástico e outro parafuso com cabeça sextavado) que tem no lado direito do motor e uma outra (tipo válvula) que tem uma pequena mola no interior(peça em alumínio fixada com dois parafusos sextavado) existente no cabeçote, do mesmo lado e sem desmontar nada, deu mais tenção no tensor da corrente e o barulho reduziu.
Segundo ele; Essa folga pode acontecer numa passagem de caixa brusca; ex: 3 para 2 com forte aceleração, levando a rotação ao limite e depois largar a embraiagem, quando a moto roda com alguma velocidade, mas isso resolve-se sem abrir o motor, apenas como acima referi.
Ele ousou uma chave de fendas e uma chave de estrias, pareceu-me que primeiro colocou o motor no "ponto" e depois deu mais tenção no tensor da corrente.
Sei que resolveu, anulando parte do barulho e apenas levou uns 20m a fazer o trabalho. :palmas:
Se tiveres dificuldades, posso e tirar fotos e indicar os locais por onde é possível fazer esse trabalho.
Que eu tenha conhecimento, em Portugal ninguém teve necessidade de mudar de corrente.
Qual é o óleo que utilizas? o óleo sintético tem tendências para aumentar esses barulho e não deve ser utilizado nestas máquinas.
Vou fazer-te uma outra sugestão, faz um vídeo onde se possa ouvir esse barulho e também o momento em que ele desaparece e coloca na nete para a malta verificar se é moral, assim já podíamos comparar com as nossas máquinas.

Exemplo deste vídeo, há momentos em que o pessoal vai em baixa rotação.
http://www.youtube.com/watch?v=a8oO16ycIZk" onclick="window.open(this.href);return false;
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Dalambreta » 04 Mar 2015, 23:29

Olá Nélio
Grande dica!!!
Iriei eu mesmo verificar o tensor. Eu estava mesmo suspeitando dele.
Aproveitando a oportunidade, tenho muita vontade de conhecer Portugal. Creio que em breve irei até a terra natal de meu bisavô!
Abraço
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Nelio » 06 Mar 2015, 17:59

Dalambreta escreveu:Olá Nélio
Grande dica!!!
Iriei eu mesmo verificar o tensor. Eu estava mesmo suspeitando dele.
Aproveitando a oportunidade, tenho muita vontade de conhecer Portugal. Creio que em breve irei até a terra natal de meu bisavô!
Abraço
Obrigado: És bem vindo :urrruuu: aproveita e visita a Ilha da Madeira.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

RFBarros
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Mar 2015, 09:25
Cidade onde mora: ILhota/SC
Localização: Santa Catarina

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por RFBarros » 09 Mar 2015, 15:05

Olá pessoal, interessante as dicas e percepções notadas referente aos ruídos do motor da STz; creio que vale um comentário sobre a minha pouco experiência após 20 anos rodando com Yamaha. Adquiri uma STz zerada em dezembro, a bruta está com 9800 km e continua com a barulheira, mas o motor está ótimo. Conversando com um proprietário de uma STZ já com seus 95.000 kms e vi que o barulho é o mesmo, então me conformei que realmente é normal. Em relação ao CO, segundo um mecânico yamahento -15 anos de yamaha - apenas é para questões da Resolução Conama que fixa índice de monóxido até 3 mil rpm, fato que após essa rotação o nº de CO não voga mais nada. O mesmo serve para xt660, TDM e outras yamahas que há o código aberto no próprio painel. Em marcha quando está em ascensão de velocidade, no momento de maior torque se tem uma típica vibração e o ruído aumenta e ao passar dos 4 mil rpm vai ficando linear, essas são as impressões que acreditei serem normais na recém adquirida STz, ao ter a oportunidade de pilotar uma STz com quase 100 mil kms. Abç.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por lunga » 09 Mar 2015, 15:12

Minha STz ta com 42mil km.
Peguei ela uns 5 meses atras com 30mil.
Duas coisas que tive que mexer: os cachimbos (ignition coil) deram problema de fuga de corrente e a moto ficou falhando. Como os cachimbos são a propria bobina de cada vela, são bem carinhos (R$600 a R$800 cada, são 4);
A caixa de direção, está ficando meio indexada.. terei que trocar os rolamentos.. pelo que vi, em torno de R$500;

De resto ,somente óleo, pneus e pastilha de freios.

Ótima moto.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Barulho do motor em baixa.

Mensagem por Nelio » 11 Mar 2015, 20:10

lunga escreveu:Minha STz ta com 42mil km.
Peguei ela uns 5 meses atras com 30mil.
Duas coisas que tive que mexer: os cachimbos (ignition coil) deram problema de fuga de corrente e a moto ficou falhando. Como os cachimbos são a propria bobina de cada vela, são bem carinhos (R$600 a R$800 cada, são 4);
A caixa de direção, está ficando meio indexada.. terei que trocar os rolamentos.. pelo que vi, em torno de R$500;

De resto ,somente óleo, pneus e pastilha de freios.

Ótima moto.
"A caixa de direção, está ficando meio indexada..." Antes tenta lubrificar e ver as condições dos rolamentos, reajusta o aperto até ver... quanto ao cachimbos nunca tinha ouvido falar.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Responder