SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 24 Abr 2014, 16:54

Bixler escreveu:Estranho esse problema com os raios da roda traseira, minha XT 1200 Z esta com 600 km e ja perdi 2 raios tambem,
estou esperando chegar nos 1000 km pra fazer a primeira revisao e ver o que esta acontecendo
Aconteceu com a minha aos 2000K, mas por uma única razão, a fabrica manda os stans aperta-los aos 1600kms, no entanto eles não cumprem essa determinação, depois de apertados devidamente nunca mais voltaram a alrgar, contudo a cada revisão mando verificá-los e ao 15.000Kms, nada.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Hugão » 25 Abr 2014, 15:49

Amigos

A minha ( 2011/12 ) está com 25.500 Km e não deu sinal de afrouxar os raios ainda ( espero que siga assim ... )

Abraços,

HUGO
ST 1200 Goiânia

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Heyder » 26 Abr 2014, 20:25

O Nelio pode ter razão... Quando fiz a minha revisão de 1.000 Km a cc realmente não verificou o aperto dos raios. A minha não afrouxou até agora - e está com 12.300 Km - , mas eu sempre tive o cuidado de verificar os raios pelo menos uma vez por mês, batendo levemente com uma chave de fenda em cada um deles.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Bustamante » 27 Abr 2014, 11:55

Bom dia Riders,


Vou verificar os meus raios. Se eu precisar apertá-lo é no sentido horário ou anti horário que devo fazê-lo? Quando se aperta está tracionando ou comprimindo o raio?




Bustamante

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 27 Abr 2014, 12:29

Heyder escreveu:O Nelio pode ter razão... Quando fiz a minha revisão de 1.000 Km a cc realmente não verificou o aperto dos raios. A minha não afrouxou até agora - e está com 12.300 Km - , mas eu sempre tive o cuidado de verificar os raios pelo menos uma vez por mês, batendo levemente com uma chave de fenda em cada um deles.
Isso mesmo, faço o mesmo. E até agora não notei nenhum largo. :thumbup:
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por cezariomaia » 27 Abr 2014, 15:36

Bustamante escreveu:Bom dia Riders,


Vou verificar os meus raios. Se eu precisar apertá-lo é no sentido horário ou anti horário que devo fazê-lo? Quando se aperta está tracionando ou comprimindo o raio?




Bustamante
Os raios devem ter um som "tinindo" ao serem golpeados com um cabo de chave de fenda ou coisa semelhante. Se o som for "fofo", está frouxo.
Aperte com a chave Allen na medida correta, no sentido dos ponteiros do relógio e vá tocando neles até o som ficar "tinindo" igual aos outros...
(Mais ou menos a mesma coisa que uma corda de violão)
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 27 Abr 2014, 18:52

cezariomaia escreveu:
Bustamante escreveu:Bom dia Riders,


Vou verificar os meus raios. Se eu precisar apertá-lo é no sentido horário ou anti horário que devo fazê-lo? Quando se aperta está tracionando ou comprimindo o raio?




Bustamante
Os raios devem ter um som "tinindo" ao serem golpeados com um cabo de chave de fenda ou coisa semelhante. Se o som for "fofo", está frouxo.
Aperte com a chave Allen na medida correta, no sentido dos ponteiros do relógio e vá tocando neles até o som ficar "tinindo" igual aos outros...
(Mais ou menos a mesma coisa que uma corda de violão)
ATENÇÃO... MUITO IMPORTANTE:

O manual de serviço diz na página 3-30:
• Verificar desgaste, aperto dos raios e se há danos.
Nos primeiros 1000 km e após, a cada 5000 km
• Apertar os raios se necessário.

2. Aperte:
• Raio
0,6 kgf.m (6 Nm)

Não há nada que saber pessoal, basta uma chave de dinamómetro e um gajo faz o trabalho em casa, ou durante uma viagens

Se alguém necessitar desse manual, talvez eu consiga enviar :urrruuu: na boa pessoal = (galera)
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Heyder » 27 Abr 2014, 20:11

Nelio escreveu:Se alguém necessitar desse manual, talvez eu consiga enviar :urrruuu: na boa pessoal = (galera)
TODOS os Manuais da ST estão AQUI disponíveis para download! :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Bustamante » 01 Mai 2014, 11:34

Cezario,

Achei fantástica a explicação para verificar os raios como se estivesse afinando um violão. Chequei os raios da Super que está com 3.500km e não estavam frouxos. Em um primeiro momento pensei que alguns estavam frouxos, mas eles estavam encostados nos outros. Também tentei efetuar a "afinação do tom" porque estavem com "La" outros "Sol", mas percebi que não era necessário porque estavam apertados. Somente para referência de grandeza, o torque em torno de 6Nm prescrito no manual é aquele que se consegue apertando um parafuso com uma chave de fenda.



Um abraço,


Bustamante.

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 01 Mai 2014, 14:45

O problema dos raios pode ser evitado se os stand tiverem cuidado nesse aspecto, o que não tem acontecido também na Europa.
O manual é bem claro diz: apertar os raios "Nos primeiros 1000 km e após, a cada 5000 km"
Portante o alargar dos raios não é problema mas sim falta de cuidado na manutenção da máquina.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Responder