Super Ténéré - suporte para GPS
Enviado: 03 Mai 2012, 21:32
Olá, companheiros!
Quando eu tinha a V-Strom, usava um suporte importado, fixado no painel/carenagem, para fixação do GPS no mesmo campo de visão do painel de instrumentos. O aparelho ficava pouco acima do painel, junto ao parabrisa, e facilitava muito a pilotagem e a sua operação.
A Super Ténéré não oferece essa facilidade na versão comum. Vi algo parecido na Worldcrosser e na Special Edition, mas nada nas motos comuns de série, e muito menos no Brasil.
Existem algumas opções de suportes no mercado internacional, da Touratech (acoplado ao dispositivo de regulagem do parabrisa), da SW-Motech (fixado entre a bolha e o painel) e alguns outros com sistemas diferentes de fixação.
O manual da moto adverte que os parafusos do parabrisa não podem ser utilizados para instalação de outros equipamentos, o que exclui, em princípio, os modelos Touratech e de outros fabricantes.
Restaria o suporte SW-Motech, mas ele não é vendido no Brasil e a extremidade utilizada para conexão do GPS não oferece barra do tipo "barra de guidão".
O ideal seria usar o sistema SW-Motech para fixação do suporte na moto, que aproveita o dispositivo entre a bolha e o painel, mais forte e seguro, e adaptar nele uma barra horizontal, posicionada logo acima do painel da Super. Submeti a idéia a um artesão/metalúrgico em São Paulo, mas ele disse ser muito complexo o projeto.
Alguém tem uma solução ou idéia mais fácil para resolver o dilema? Só não vale os suportes de guidão, porque tenho uma lesão cervical que me obriga a evitar movimentos e posições muito inclinadas de cabeça. Na verdade, essa lesão surgiu de tanto olhar mapa posicionado na mala de tanque e, mais tarde, no lado esquerdo do guidão.
Meu GPS é o Zumo 660 e uso uma "garra" Touratech com chave, que permite deixar o aparelho na moto, tendo ainda um cabo ligado diretamente na bateria. A "garra", por sua vez, é fixada em uma barra horizontal.
Aguardo comentários.
Quando eu tinha a V-Strom, usava um suporte importado, fixado no painel/carenagem, para fixação do GPS no mesmo campo de visão do painel de instrumentos. O aparelho ficava pouco acima do painel, junto ao parabrisa, e facilitava muito a pilotagem e a sua operação.
A Super Ténéré não oferece essa facilidade na versão comum. Vi algo parecido na Worldcrosser e na Special Edition, mas nada nas motos comuns de série, e muito menos no Brasil.
Existem algumas opções de suportes no mercado internacional, da Touratech (acoplado ao dispositivo de regulagem do parabrisa), da SW-Motech (fixado entre a bolha e o painel) e alguns outros com sistemas diferentes de fixação.
O manual da moto adverte que os parafusos do parabrisa não podem ser utilizados para instalação de outros equipamentos, o que exclui, em princípio, os modelos Touratech e de outros fabricantes.
Restaria o suporte SW-Motech, mas ele não é vendido no Brasil e a extremidade utilizada para conexão do GPS não oferece barra do tipo "barra de guidão".
O ideal seria usar o sistema SW-Motech para fixação do suporte na moto, que aproveita o dispositivo entre a bolha e o painel, mais forte e seguro, e adaptar nele uma barra horizontal, posicionada logo acima do painel da Super. Submeti a idéia a um artesão/metalúrgico em São Paulo, mas ele disse ser muito complexo o projeto.
Alguém tem uma solução ou idéia mais fácil para resolver o dilema? Só não vale os suportes de guidão, porque tenho uma lesão cervical que me obriga a evitar movimentos e posições muito inclinadas de cabeça. Na verdade, essa lesão surgiu de tanto olhar mapa posicionado na mala de tanque e, mais tarde, no lado esquerdo do guidão.
Meu GPS é o Zumo 660 e uso uma "garra" Touratech com chave, que permite deixar o aparelho na moto, tendo ainda um cabo ligado diretamente na bateria. A "garra", por sua vez, é fixada em uma barra horizontal.
Aguardo comentários.