Página 1 de 2

Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 03 Mai 2012, 21:32
por Stardust
Olá, companheiros!

Quando eu tinha a V-Strom, usava um suporte importado, fixado no painel/carenagem, para fixação do GPS no mesmo campo de visão do painel de instrumentos. O aparelho ficava pouco acima do painel, junto ao parabrisa, e facilitava muito a pilotagem e a sua operação.

A Super Ténéré não oferece essa facilidade na versão comum. Vi algo parecido na Worldcrosser e na Special Edition, mas nada nas motos comuns de série, e muito menos no Brasil.

Existem algumas opções de suportes no mercado internacional, da Touratech (acoplado ao dispositivo de regulagem do parabrisa), da SW-Motech (fixado entre a bolha e o painel) e alguns outros com sistemas diferentes de fixação.

Imagem

Imagem

Imagem

O manual da moto adverte que os parafusos do parabrisa não podem ser utilizados para instalação de outros equipamentos, o que exclui, em princípio, os modelos Touratech e de outros fabricantes.

Restaria o suporte SW-Motech, mas ele não é vendido no Brasil e a extremidade utilizada para conexão do GPS não oferece barra do tipo "barra de guidão".

Imagem

O ideal seria usar o sistema SW-Motech para fixação do suporte na moto, que aproveita o dispositivo entre a bolha e o painel, mais forte e seguro, e adaptar nele uma barra horizontal, posicionada logo acima do painel da Super. Submeti a idéia a um artesão/metalúrgico em São Paulo, mas ele disse ser muito complexo o projeto.

Alguém tem uma solução ou idéia mais fácil para resolver o dilema? Só não vale os suportes de guidão, porque tenho uma lesão cervical que me obriga a evitar movimentos e posições muito inclinadas de cabeça. Na verdade, essa lesão surgiu de tanto olhar mapa posicionado na mala de tanque e, mais tarde, no lado esquerdo do guidão. :pdavida:

Meu GPS é o Zumo 660 e uso uma "garra" Touratech com chave, que permite deixar o aparelho na moto, tendo ainda um cabo ligado diretamente na bateria. A "garra", por sua vez, é fixada em uma barra horizontal.

Imagem

Aguardo comentários. :joinha:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 05 Mai 2012, 22:07
por Heyder
Na minha eu adaptei um GPS DuasRodas. Ficou exatamente acima do painel. Achei a posição confortável tanto para visualizar quando para operar, PORÉM, a única observação que faço é que, na XT1200Z, qualquer objeto que fique acima do painel prejudica a visualização da estrada próximo à roda dianteira. Vou fazer algunas fotos e posteriormente posto aqui pra você.

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 06 Abr 2014, 19:54
por Bustamante
Na minha instalei o suporte da "off-the-road" igual ao mostrado nas fotos 2 e 3 da postagem acima e funcionaram bem na minha bolsa impermeável que eu prendia no guidão. Tive que fazer uma bucha de plastiprene com diâmetro interno 12mm x diametro externo 30mm x altura 25mm para adaptar a bolsa impermeável no suporte de GPS que possui haste de diametro 12mm. A posição ficou muito boa e não atrapalha, somente não consigo visualizar facilmente a temperatura do motor que ficou bem abaixo do GPS. Quando à visualização da estrada não senti dificuldade alguma.


Bustamante.

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 23 Jul 2014, 22:05
por EltonGR
Galera, eu uso suporte RAM-MOUNT (encontrarão na MareGPS). Ótimos.

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 25 Jul 2014, 21:39
por FLANELA7
Heider por favor vc ligou o cabo do carregador do Gps Duas rodas direto na bateria ?

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 26 Jul 2014, 19:35
por EltonGR
Outra observação que gostaria de fazer: já testei o GPS na bolha mas achei que ficava muito desconfortável ter que me curvar pra frente, toda vez que queria manuseá-lo, por isso uso no guidão, onde posso manuseá-lo tranquilamente, o único "senão", é que uso um Garmin Nuvi comum, portanto não é à prova d'água, o que resolvo com um simples filme plástico, deste de rolo.

:thumbup:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 01 Ago 2014, 20:44
por lemob
Eu também prefiro no guidão, ainda mais que mexo muito no GPS. E prefiro ligar ele no pós ignição assim quando se desliga ou liga a moto ele também faz o mesmo.

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 02 Ago 2014, 18:46
por Heyder
FLANELA7 escreveu:Heyder por favor vc ligou o cabo do carregador do Gps Duas rodas direto na bateria ?
Não. Todos os meus equipamentos (exceto aqueles que obrigatoriamente requerem ligação direta) eu ligo no +12Vcc PÓS-Chave. No caso do GPS, sua bateria interna é carregada somente com a moto ligada. Isso evita descarga prematura da nossa bateria que já mal aguenta o motor de arranque... rsrsrsrs :risadona:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 14 Nov 2017, 09:51
por FernandoBHz
Salve, Pessoal!!

Preciso de ajuda dos senhores. Na minha ST 2012/2013 consegui fazer a ligação do GPS num fio pós-chave que localizei naquele novelo de fios que tem na lateral direita, próximo aos fusíveis. Porém, acabo de adquirir um modelo DX, 2015/2016 e, segundo informações que tive, há por ali um chicote/conector, com pós-chave, no qual se pode ligar o GPS e, até mesmo, os faróis auxiliares.

Como não consegui identificar esse chicote/conector, alguém poderia me indicar se realmente ele existe e, existindo, onde fica? Se é por ali mesmo, perto dos fusíveis ou da bateria?

Um detalhe, esse sim, relacionado ao assunto do post. Meu irmão confeccionou um suporte para a instalação do GPS, que será preso naquela barra transversal que existe atrás da bolha, sobre o painel. Vou tirar algumas fotos e depois tentar postar aqui (nunca consegui postar fotos neste fórum, por absoluta incompetência - rsrsrsrs)

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Enviado: 14 Nov 2017, 17:42
por Ander
Blz Fernando ?
No meio da foto, os dois conectores brancos, ficam próximos das ferramentas, bem ao fundo, atrás da fiação.
[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/201711 ... 6ee85e.jpg[/img]