VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por diegonunes » 30 Mar 2012, 19:59

É importante manter o nível de óleo especificado e por questões de segurança mecânica (projetada), existem os níveis máximo e mínimo e pode ter certeza de que não é a toa.

Essa polêmica de qual é melhor ou pior é relativa, a XT 660 por exemplo não é mais moto que uma GS 650. Pra quem não sabe a XT tem cárter seco. Se alguém aqui anda com a moto de cabeça pra baixo eu retiro o que disse, kkk.

Discordo com a generalização de que pode andar sem problemas com óleo a mais ou a menos. O primeiro caso você aumenta o coeficiente de arrasto hidráulico e o segundo pode haver perda significativa de pressão, entre outros probleminhas.

Quanto ao mergulhamento... cuidado com essa informação. Um motor não pode chocar sua árvore inferior no óleo. Imagine o motor numa rotação de 5.000 (visualizem a velocidade de inércia desse conjunto) se chocando numa parede de óleo de volume significativo, a porrada é absurda. É por isso que existem os defletores dentro dos cárters.

Não fujam às regras.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 05 Abr 2012, 08:05

O que falta mesmo, é uma explicação decente da YAMAHA sobre "o porquê" disso acontecer com algumas STs. Já pensei se não seria pelo fato de haver 2 reservatórios de óleo neste motor... o reservatório do óleo ppdito e o cárter que acaba recebendo um pouco do óleo quando este escoa com a moto parada... mas o projetista da moto não teria levado isto em consideração ao localizar o marcador de óleo? Será que o marcador de óleo está posicionado num local que mostre apenas o nível de óleo do reservatório principal?

Este tipo de marcador de nível de óleo é similar ao da R1, mas acho que ela tem cárter úmido (não tenho certeza). Se for assim, nunca haveria leitura falsa. Mas no caso do cárter seco, se o indicador de nível não receber o óleo dos 2 locais, a leitura pode falhar.

Não sei se estou falando alguma asneira. Os entendidos me corrijam, por favor. Foi só um pensamento que me ocorreu para tentar explicar essa diferença na leitura do nível de óleo que tem ocorrido com nossos colegas.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Lobo » 28 Mai 2012, 12:31

Fiz a segunda troca de óleo e fui checar o nível e descobri que existe diferença no visor quando:

1- andar com a moto ou deixar no pézinho ligada, e depois colocar no cavalete e olhar.. ( na minha o nível estava mais alto do que devia)


2-deixar a moto no cavalete, ligar e deixar uns minutos, e ainda no cavalete olhar o nível ( estava perfeito)
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por diegonunes » 28 Mai 2012, 14:01

Pois é. Cada fabricante tem uma maneira ligeiramente diferenciada pra se verificar o óleo corretamente. Por muito tempo, eu mesmo acreditava que a maneira correta era aquela de verificar o nível de óleo com o motor frio. Aquela olhadinha pela manhã, sem ligar o motor, quando a moto dormiu a noite toda na garagem.

Grande parte dos manuais hoje indica que você funcione o motor da moto por alguns minutos, deixe um outro tempo desligado, mantenha a moto na posição mais centralizada possível e ai sim verifique o nível.

É bom fazer verificações semanais, não confiem em olhar o nível de óleo somente na hora da troca, rs. As motos costumam beber um pouco.

Por fim, quem ainda pratica a maneira de verificação que citei la no começo, é bom largar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 29 Mai 2012, 20:11

Então, para quem tem XT1200Z, o correto é seguir o que diz o manual:

Segundo o manual da motocicleta, o procedimento para verificação do nível do óleo do motor deve ser:

"1. Coloque o veículo no DESCANSO CENTRAL. Uma ligeira inclinação lateral poderá resultar numa falsa leitura.
2. Coloque o MOTOR EM FUNCIONAMENTO, deixe-o aquecer durante DEZ MINUTOS até o óleo do motor ter atingido uma TEMPERATURA NORMAL DE 60°C (140°F) e DESLIGUE O MOTOR.
3. Aguarde ALGUNS MINUTOS ATÉ QUE O ÓLEO ASSENTE e verifique o nível do óleo através da janela de verificação do nível de óleo do motor situada no lado inferior esquerdo do cárter.

NOTA: O óleo do motor deverá situar-se ENTRE as marcas de nível máximo e mínimo."
:joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Kakko » 30 Mai 2012, 01:15

Essas dificuldades para conferir o nível são típicas dos sistemas de cárter semi-seco ou semi-úmido.
alguns sistemas o nível é verificado no reservatório e outros no bloco do motor.
Nas Xts 600 acontece algo parecido, pois há uma válvula de retenção que as vezes não fecha direito e a leitura do nível fica comprometida.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 05 Jun 2012, 19:09

No meu caso, sempre que verifiquei o óleo da minha ST de acordo com o manual, SEMPRE estava no nível correto. Um detalhe que talvez faça diferença, é que raramente deixo minha moto no descanço lateral. Na maioria das vezes, quando chego de um passeio, ponho-a no cavalete central para guardá-la. Digo isso, porque talvez este fato possa influenciar na forma que o óleo escoa para os reservatórios e, consequentemente, na leitura.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 24 Jun 2012, 07:16

Com certeza infuencia sim. Sempre que chego de uma viagem ou passeio, desligo a moto, desço e coloco no cavalete central. O óleo sempre está no nível na janelinha de vidro. Quando paro e deixo no descanso lateral, depois de algum tempo e colocando-a na vertical, o óleo nunca fica no mesmo nível.
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 26 Jun 2012, 09:00

Beleza de fórum este Ténéré Club, heim!!!

Pronto. Dúvida RESOLVIDA com a confirmação do Cesário.

Como nossas Super Ténéré têm cárter seco e dois reservatórios de óleo, a forma como este óleo é drenado no momento que se pára a moto para posterior inspeção do nível, INFLUENCIA nesta leitura. Na verdade, isto está especificado no manual quando orienta os passos para a leitura correta. Seguindo-se EXATAMENTE o que diz lá, a leitura estará correta.

Particularmente, penso que a Yamaha poderia ter detalhado mais este procedimento, explicando - pelo menos em seu manual de serviço - como a forma de escoar o óleo pode prejuducar a leitura do nível. :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
FERRARI
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Ago 2012, 11:50
Cidade onde mora: Itapira/SP
Localização: Itapira - SP

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por FERRARI » 04 Dez 2012, 15:50

Amigos,
Troquei, o óleo do motor e o nível está correto mas a luz do óleo no painel ascende as vezes, levei na concessionária, ele disse que é o mapeamento e vai parar mas rodei algumas vezes e não parou, já aconteceu com alguém isso

Responder