VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por newson » 15 Mar 2012, 10:32

Taí o que eu falo! A foto do nivel de óleo da moto de cezario com 1700Km e motor FRIO mostra exatamente o que ocorria com a minha nesta mesma quilometragem. Após atroca do filtro e do óleo, aos 5000km, se verificamos da mesma forma com motor FRIO o nível aparece sem óleo!
Na autorizada falam que é para "SEGUIR O MANUAL E VERIFICAR COM MOTOR QUENTE". Tem lógica isso?
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Lobo » 15 Mar 2012, 12:48

Acredito que 100 ml ou 200 ml, a mais ou a menos não farão diferença pois contamos com o carter seco, ou seja aquele nível é apenas de um depósito, a lubrificação ocorre por bomba sempre de forma uniforme e correta, esse tipo de arquitetura é usado em veículos de competição pois no carter úmido pode ocorrer de numa curva de alta performance o óleo ficar apenas de um lado, deixando o outro desprotegido. Até os Formula 1 são com carter seco e não sofrem com esse problema.

:thumbup: :thumbup:

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Os sistemas de cárter seco possuem vantagens importantes comparadas aos de cárter úmido:

Como um cárter seco não precisa ter um cárter de óleo grande o suficiente para manter o óleo sob o motor, o volume principal do motor pode ser distribuído mais abaixo no veículo. Isso ajuda a abaixar o centro de gravidade e também pode ajudar na aerodinâmica (permitindo um capô mais baixo).

A capacidade de óleo de um cárter seco pode ser a que você quiser.
O tanque que contém o óleo pode ser instalado em qualquer parte do veículo.

Em um cárter úmido as curvas, as frenagens e as acelerações podem fazer com que o óleo se acumule em um lado do motor. Esse acúmulo pode mergulhar a árvore de manivelas no óleo enquanto ela gira ou deixar o tubo captador de óleo da bomba principal sem puxar óleo, causando queda imediata da pressão do lubrificante, sempre danoso ao motor.

Óleo em excesso em volta da árvore de manivelas em um cárter úmido pode ficar acumulado na peça e causar perda de potência devido ao arrasto hidráulico. Algumas pessoas afirmam que melhora muito a potência, até 15 cv, quando se usa um cárter seco.
fonte:http://carros.hsw.uol.com.br/questao331.htm
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 15 Mar 2012, 20:18

newson escreveu:Taí o que eu falo! A foto do nivel de óleo da moto de cezario com 1700Km e motor FRIO mostra exatamente o que ocorria com a minha nesta mesma quilometragem. Após atroca do filtro e do óleo, aos 5000km, se verificamos da mesma forma com motor FRIO o nível aparece sem óleo!
Na autorizada falam que é para "SEGUIR O MANUAL E VERIFICAR COM MOTOR QUENTE". Tem lógica isso?
Bom, Newson, se com o motor FRIO está abaixo da marca, que dirá com ele QUENTE. Desculpe-me minha franqueza, mas se a moto fosse minha, eu completaria o óleo para o nível recomendado pelo manual. Só pra tirar a dúvida, eu drenaria todo o óleo e o mediria. ;)

Lobo: Essa questão do carter seco é interessante realmente, mas... será que, mesmo assim, 200ml não fazem diferença no volume necessário para manter a lubrificação de todo o motor?

Fiz questão de "desobedecer" :crazy: o manual e verificar o nível do óleo com o motor FRIO. Vejam o resultado:
Imagem
Obedecendo o manual (motor quente e aguardando 5 minutos depois de ddesligá-lo), o nível ficou pouca coisa MENOR (abaixo) que do nível da foto acima. Eu mesmo troquei o óleo e o filtro da minha ST domingo passado. Coloquei exatamente 3.4L. Assim, pra vocês que trocaram o óleo nas CC, fiquem de olho... de repente, o "orelha" não colocou a quantidade correta de óleo! "Pôxa, mas foi na autorizada..." Eu já ví cada asneira vinda de CC... :pdavida: Lembre-se: o bem é seu. VOCÊ deve cuidar dele!

:offtopic: Ah, sim! Um pouco "off-topic", mas refere-se ao óleo: Comprei 2 kits de Válvula para Troca de Óleo Sem Sujeira. É simplesmente ESPETACULAR! Foi a troca de óleo mais limpa que já fiz em toda a minha vida! Valeu cada centavo! (não deixem de visualizar a animação no final da página).
:thumbup:
Editado pela última vez por Heyder em 16 Set 2012, 10:49, em um total de 1 vez.
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Lobo » 16 Mar 2012, 09:03

Aquilo alí é apenas um depósito, a lubrificação ocorre em outro lugar, dentro do motor virabrequim e pistões câmbio e etc , a bomba não leva os 3,4 litros de uma única vez para dentro do motor, a bomba vai sugando de pouco em pouco e levando para dentro do motor e devolvendo também aos poucos, senão assim que ligasse o motor, o óleo do reservatório desapareceria completamente indo todo para dentro aí sim vc poderia ficar preocupado, pois teria que consumir todo o óleo do reservatório então poderia estar faltando ou sobrando alguma coisa, mas não é assim, é por isso também que tem dois bojões para tirar o óleo, um sai um monte de óleo(reservatório), e o outro um pouco apenas(carter seco) que é o que está no momento lubrificando as peças móveis ( um pouco, ou seja bem menos dos 3,4 litros lubrificam o motor a cada instante)
:thumbup: :thumbup:

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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 17 Mar 2012, 13:24

Lobo, tudo bem que o óleo sai aos poucos, mas a quantidade correta estabelecida pela fábrica deve ser a correta para manter a temperatura interna deste óleo, não?! Naturalmente, que a quantidade deve ter seu motivo...
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por kablack » 17 Mar 2012, 13:50

O calculo eh simples.

O motor carrega o suficiente para encher todo o sistema de lubrificacao + alguma quantidade de reeserva para ser consumida entre as trocas.

O valor entre o minimo e o maximo da vareta serve para o consumo de oleo lubrificante.

Assim, num motor com 4 litros de oleo, sendo que, do minimo da vareta ao maximo temos 1 litro, os 3 litros restantes sao o volume necessario para preencher o sistema de lubrificacao do motor. Eh apenas um exemplo, estes numeros variam bastante.

Voce pode andar no limite superior ou inferior da vareta sem problemas.

So nao eh recomendado andar com o veiculo no limite inferior da vareta se ele estiver consumindo muito oleo, pois, em breve ele estara funcionando com o nivel abaixo da vareta, causando deficit de lubirifcacao.

A maioria das desvantagens do carter humido ja foi resolvida nos motores modernos.

Mergulhamento de virabraquim, escoamento de lubrificante nas curvas, entrada de ar no sistema... Tudo isso nao acontece mais nos motores modernos com carter humido. Eh coisa muito antiga...
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 17 Mar 2012, 20:42

KaBlack, gosto de suas explicações. Sempre sucintas, práticas e didáticas (sem desmerecer o Lobo que tem nos dado grandes contribuições também). Então, se entendi corretamente, a variação entre as marcas de máximo e mínimo não é crítica para esse tipo de lubrificação (carter seco), MAS se o óleo estiver NO limite mínimo ou (pior) ABAIXO dele, o motor sofrerá prejuízo, correto? Novamente fica o alerta aos amigos que estão ASSIM em suas medições. É melhor completar o óleo para as marcas recomendadas.
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por kablack » 20 Mar 2012, 20:45

Heyder,

Obrigado.

Eh isso mesmo que vc falou. Sendo que o raciocinio aplica-se tambem aos motores com carter seco e humidos.

Abraco
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por newson » 29 Mar 2012, 10:42

Bem amigos em resumo o que eu entendi:

1) O nivel de óleo apresentado é um pouco impreciso (Uma característica do carter seco? pode ser...mas considero uma falha);
2) Segundo posição de Lobo e Kablack o importante é o óleo estar entre o nível minimo e maximo;
3) Acima ou abaixo disso é que precisamos nos preocupar

Conclusão : Se vc quiser ficar tranquilo e despreocupado, vc mesmo pode trocar o óleo como faz Heyder ou então torçer para que não haja erro na troca pela autorizada.
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Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 30 Mar 2012, 19:30

Você também pode - se tiver tempo disponível para isso - "colar" no mecânico da concessionária e verificar "in loco" se a quantidade de óleo´colocada foi realmente os 3.4L... :pdavida:
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