Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Fernando F. Batista
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Fernando F. Batista » 07 Mai 2013, 18:42

Boa noite amigos, a minha St esta com quase 20000kms, já troquei os pneus e digo uma coisa para vcs, as nossas motos tem o motor com a mesma tecnologia das motos r1 da yamaha, ou seja cross plane, ela fica com uma espécie de vacuo no sobe e desce dos pistões, isso êh normal, agora vale lembrar o seguinte o que influencia diretamente em vibração, êh a roda dianteira, ou seja, pedrinhas presas nas clavas, balanceamento, calibragem, mas nao esquecem motor de 2 cilindros cross plane vibram sim, principalmente se vc estiver abaixo de 3000rpms em quinta ou sexta marcha, aconselho a trabalhar com o motor mais cheio alem de economizar gasolina ela anda mais gostosa, abco amtodos

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Nelio » 14 Dez 2013, 22:53

agape escreveu:Bom, como eu não sou muito assíduo no fórum, não havia ainda visto este post. Mas eu tenho a mesma queixa de Heyder... Eu costumo fazer um percurso de 20km, entre um terreno que tenho e minha residência. Quando entro em uma rodovia que me exige percorrer 80km/h, e assim permaneço por algume período, em seguida sinto o polegar direito dormente, e parte dos outros dedos. Nesse período permaneço com a rotação do motor em torno dos 2500 giros... e imaginei que fosse isso. Minha roda dianteiro possui 4 pesinhos do lado esquerdo. E rebaixei a suspensão um pouco. Abraço.
Rodar nessa rotação a 80Kms não é aconselhado, terá de rodar na 4 ou 5 velocidade, caso contrário vai vibrar e não é benéfico para o motor, nem para a transmissão.
Eu rodo na 6 velocidade apenas depois das 3500 RPM (giros) o que equivale a rodar entre os 100 e 120kms.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Heyder » 12 Fev 2014, 21:55

Vou fazer minha 3 grande viagem, para o nosso 3º Encontro do Ténéré Club, e... confesso... ainda não fiz o balanceamento! :batecabeca:
No entanto, vou trocar os 2 pneus antes da viagem, e aí sim, vou fazer o balanceamento em uma CC em Parauapebas. Espero que os Anakee 3 REALMENTE sejam bons como promete a Michelin... :boxe:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Hugão » 04 Abr 2014, 09:54

Heyder,

Verificar se a roda está desbalanceada é "moleza".

Basta levantar a dianteira da moto e, com a mão, fazê-la girar ( tem que estar completamente livre, sem "pegar" nas pastilhas ou com os rolamentos travando ).

Se a roda girar até parar completamente sem apresentar um movimento de "gangorra" ela está balanceada. Caso fique "gangorrando" até se imobilizar você está com com problemas.

Abraços

HUGO
ST 1200 Goiânia

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Heyder » 05 Abr 2014, 20:50

Vou fazer esse testa amanhã.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Heyder » 20 Mai 2014, 15:35

Como precisei trocar os pneus para nosso 3º Encontro (coloquei os Michellin Anakee 3), aproveitei para fazer o balanceamento. Fiz um pequeno trajeto de 150 Km de estrada boa (coisa rara por aqui... rsrsrsrs) e achei que melhorou muito a tal dormência nas minhas mãos! Realmente era o balanceamento! Valeu aí, pessoal!!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Nelio » 20 Mai 2014, 20:01

Heyder escreveu:Como precisei trocar os pneus para nosso 3º Encontro (coloquei os Michellin Anakee 3), aproveitei para fazer o balanceamento. Fiz um pequeno trajeto de 150 Km de estrada boa (coisa rara por aqui... rsrsrsrs) e achei que melhorou muito a tal dormência nas minhas mãos! Realmente era o balanceamento! Valeu aí, pessoal!!
Só tinha que ser assim.
Coloquei os Michellin Anakee 2 e não estou muito satisfeito, aderem bem a baixas velocidades, na terra e em piso molhado, mas ao exagerar um pouco na velocidade (em bons pavimentos) faz barulho e ao travar é frequente o ABS entrar em acção, o que significa que resvalam facilmente. Com os bridgestone battle-wing isso não acontecia.

E que tal os Michellin Anakee 3
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Vibração do Guidão

Mensagem por Heyder » 21 Mai 2014, 19:55

Nélio, como disse, fiz um pequeno trajeto de 120 Km em estrada boa e gostei muito dos Anakee 3. Não ouvi barulho nenhum e achei o "grip" deles muito superior aos Metzeler originais, principalmente nas curvas. Estou satisfeito. Vamos ver a durabilidade!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder