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MensagemEnviado: 13 Jan 2012, 21:18 
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A troca de marchas deve acontecer no torque máximo 6000 giros.
Sintia as vezes que eu andava brigando com o câmbio, mas mudei um pouco o meu pilotar.
Estou trocando menos marchas, na cidade dificilmente passo da 3ª
Da 1ª para segunda, troco bem rápido, mal a moto andou já troco (a baixos giros),
As outras tento chegar perto dos 5000 giros para fazer a troca.

Reduzindo da 6ª para 2ª , vou engatando e rodando um pouco em cada uma. Se precisar pode dar uma acelerada perto dos 5- 6 000 giros que fica tudo na maciota.

Quanto ao ruído de trator nas retomadas em 2ª marcha, se deve ao tal virabrequim de 270º , que deixa igual ao som de um motor V2, som completamente normal, o motor não está sofrendo. ........Acelera isso aí....

Depois da redução em lombadas, continuo na 3ª, vai aparecer aquele som de custom ( pó pó pó pó ) , mas é assim mesmo.

Faço assim, se reduzir até um 30 Km/h, normalmente eu estou em 3ª marcha, então nem troco, só acelero.

Se a redução for até os 20 km/h, então engato a 2ª, e acelero, dessa forma na cidade, mudo muito pouco as marchas, nada de ficar passando 4 e 5 ª.

A melhor marcha é a 3ª , pega uns 120 km/h fácil e a moto está sempre esperta na cidade.

A 6ª marcha é quase uma marcha opcional, o tal overdrive, é para usar somente em retões realmente planos e longos, senão fica em 5ª mesmo, para uma retomadinha de curva e os morrinhos da estrada.

Como ela tem muito torque, o legal é não ter que ficar trocando de marcha toda hora.

Para ajudar:

4000 giros 60 Km/h vc está em 2ª
4000 giros 80 Km/h vc está em 3 ª

3000 giros vc está em 2ª
3000 giros 60 Km/h vc está em 3ª

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Editado pela última vez por Lobo em 13 Fev 2012, 11:37, em um total de 6 vezes.

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MensagemEnviado: 14 Jan 2012, 20:56 
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Seu consumo não está sendo maior pilotando desta forma?

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MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 15:31 
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Acredito que deva aumentar o consumo na cidade, mas o meu uso é 80% nas estradas.
O negócio é encontrar um meio termo.

Bom seria estar em marchas altas e giros baixos( 110 Km/h a 35OO rpm, andando assim meu consumo vai a 22 Km/l, é uma tranquilidade só, cuidado para não dormir), mas o motor fica mais liso com giros altos.
Agora no momento exato da troca estar com o giro mais elevado, principalmente da 2ª,3ª é aconselhável


Depois de um mês de uso , estou domando melhor os 1200 cc e suas 6 marchas, digamos que tem que haver um período de adaptação.

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Editado pela última vez por Lobo em 02 Out 2012, 13:13, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 13 Mar 2012, 06:44 
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Sei não, mas raramente chego a 4 k giros de 1ª a 5ª, somente na 6ª vou além disso. As retomadas são suaves e de maneira nenhuma forçam o motor a partir das 2500 RPM e o consumo na estrada está entre os 17,5 km/l e já cheguei a 18,54 km/l. Obviamente se achar que devo pilotar mais agressivamente ou atingir altas velocidades com rapidez, a troca de marchas deve ser feita em giros mais altos.

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MensagemEnviado: 13 Mar 2012, 08:32 
Acho que vamos encontrar mil formas de pilotar e nao iremos demonstrar por descriçoes a melhor. Acredito que tem que ser no "ouvido" , na sensibilidade do giro do motor e na sensibilidade das maos no acelerador.Conforme o tipo de piso que se está(se calçamento, alfalto liso, buraqueira, em subida leve ou muito íngreme, ou descidas) tudo muda. Até o tipo de ponteira que estamos usando faz estas "fórmulas de como é melhor a pilotagem" mudar...


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MensagemEnviado: 26 Abr 2012, 18:17 
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Para aqueles que como eu não tem o indicador de marchas

Marcha

60 Km/h = ( 3000 rpm ) = 3ª
se rpm maior vc está em 2ª
se rpm menor vc está em 4ª



100 Km/h ( 3500 rpm) = 5ª
se rpm maior vc está em 4ª
se rpm menor vc está em 6ª


110 Km/h (3500 rpm) = 6ª
se rpm maior vc está em 5ª

O resto é no ouvido mesmo, o que mais pega é a 5 e 6, apenas 500 rpm de diferença fica-se em dúvida se já chegou no fim.

Outro assunto.
O Tal Controle de tração me salvou de uma possível queda. Garupado, vi que o caminhão não ia parar na preferencial, acelerei com vontade, a moto deu duas empinadinhas rápidas, e deu para sentir o sistema atuando e amansando a fera.

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MensagemEnviado: 26 Abr 2012, 20:49 
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Ainda acho que o Indicador de Marchas compensa. Pelo menos pra mim, tem sido de grande utilidade. :lol:

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Editado pela última vez por Heyder em 26 Jun 2012, 09:23, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 27 Abr 2012, 13:00 
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Acho que o indicador de marchas vai ser uma das únicas coisas de que sentirei falta na minha
Intruder 125... Certamente vale a pena, sim, numa STNR1200.

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MMiguel
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MensagemEnviado: 07 Jun 2012, 11:39 
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Pessoal! O único problema em andar em baixa rotação é com a transmição. Não podemos dar muitos socos, se não, criara folga nas cruzetas ou coroa e pinhão. E deve ser bem cara para trocar.


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