Ténéré 1200 - Troca do Pneu Traseiro e Dianteiro
Enviado: 12 Jan 2012, 14:05
A fim de auxiliar o borracheiro numa estrada perdida a trocar o pneu ( ou a gente mesmo) , .
pois a colocação de macarrão é apenas provisória, o correto é após a emergência , retirar a pneu e vulcanizar o furo.
também existe a possibilidade de pneus cortarem, ou um furo tão grande que seja necessário a colocação de uma câmara provisória.
Na minha coloquei a meleca verde, vacina, e ainda ando com um spray reparador e inflador.
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(Sequencia testada por mim) ( fotos estão mais abaixo)
1-Coloque a moto no cavalete
2-Remova o sensor de ABS (01 parfuso)
3-Apenas afrouxe os parafusos da haste preateada do freio, afrouxe bem os dois parfusos, não precisa retirar.
4-Remova a porca esquerda do eixo (estrela 27 mm )
5-Afroxe o parafuso direito do eixo (allem 8 mm)
6-Remova o eixo, tracionando e torcendo para fora (chave hexagonal 19 mm, pancadas pelo lado esquerdo . calce a roda com a chave estrela ou qqer coisa
7-Levante a pinça e a haste do freio(deixe-a suspendida com um cordão ou arame)
8-Retire a tampa redonda metálica que cobre o disco magnetico do ABS
9-Deslize a roda para direita e retire-a .
Dicas extras:
Verifique se as borrachas (amortecedoras intenas do cubo) do lado esquerdo permanecem na roda
senão não haverá espaço suficiente para tirar a roda ( Retire com a engrenagem , é tipo um circulo metálico, dentro ficam as borrachas)
Não vá pensando que será igual ao que o manual diz, " delize a roda para direita para retirá-la"
Depois de removido o eixo e levantada o suporte das pinças de freio provavelmente você deva alavancar suavemente entre o braço oscilante esquerdo e a engrenagens do cubo da roda (parte metalica de cor aluminio fosco)
Não aperte o pedal de freio.
Remonte ao inverso das instruções
Dicas para Remontagem:
Gire as borrachas internas do cubo pra ter a roda inserida no cubo
Tenha certeza que o disco de suporte do sensor ABS (O), alinha com a ranhura do suporte das pinças (Y)
testar a firmeza em ambas as direções, se movimentar mais de um mlilimetro significa que não estão alinhados,
podendo girar e danificar o cabo do sensor abs
coloque um pouco de graxa na engrenagem que gira o cubo e o cardã
Existe um costume de se colocar graxa nas borrachas internas do cubo, mas de acordo com a minha fonte : não é necessário na verdade é desaconselhável, uma vez que a graxa ataca a borracha. E quando abri, realmente não há graxa originalmente ali.
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27 mm boca ou estrela
12 mm boca
8 mm allem
6 mm allem
4 mm allem
Chave hexagonal 19 mm para o eixo
torque settings are
Porca do Eixo 125 Nm (90ft lb)
Parafuso direito que aperta o eixo 25 Nm (18ft lb)
Haste do freio 30Nm (22 ft lb)
abs sensor 7 Nm (5.1 ft lb)
Reat Brake caliper bolts 27 Nm (20 ft lbs).
its also advisable to make sure drive splines are greased (mine already were)
Faltam ferramentas no Kit para retirar a roda, é melhor providenciar, pois tem bastante espaço para ferramentas extras.
pois a colocação de macarrão é apenas provisória, o correto é após a emergência , retirar a pneu e vulcanizar o furo.
também existe a possibilidade de pneus cortarem, ou um furo tão grande que seja necessário a colocação de uma câmara provisória.
Na minha coloquei a meleca verde, vacina, e ainda ando com um spray reparador e inflador.
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(Sequencia testada por mim) ( fotos estão mais abaixo)
1-Coloque a moto no cavalete
2-Remova o sensor de ABS (01 parfuso)
3-Apenas afrouxe os parafusos da haste preateada do freio, afrouxe bem os dois parfusos, não precisa retirar.
4-Remova a porca esquerda do eixo (estrela 27 mm )
5-Afroxe o parafuso direito do eixo (allem 8 mm)
6-Remova o eixo, tracionando e torcendo para fora (chave hexagonal 19 mm, pancadas pelo lado esquerdo . calce a roda com a chave estrela ou qqer coisa
7-Levante a pinça e a haste do freio(deixe-a suspendida com um cordão ou arame)
8-Retire a tampa redonda metálica que cobre o disco magnetico do ABS
9-Deslize a roda para direita e retire-a .
Dicas extras:
Verifique se as borrachas (amortecedoras intenas do cubo) do lado esquerdo permanecem na roda
senão não haverá espaço suficiente para tirar a roda ( Retire com a engrenagem , é tipo um circulo metálico, dentro ficam as borrachas)
Não vá pensando que será igual ao que o manual diz, " delize a roda para direita para retirá-la"
Depois de removido o eixo e levantada o suporte das pinças de freio provavelmente você deva alavancar suavemente entre o braço oscilante esquerdo e a engrenagens do cubo da roda (parte metalica de cor aluminio fosco)
Não aperte o pedal de freio.
Remonte ao inverso das instruções
Dicas para Remontagem:
Gire as borrachas internas do cubo pra ter a roda inserida no cubo
Tenha certeza que o disco de suporte do sensor ABS (O), alinha com a ranhura do suporte das pinças (Y)
testar a firmeza em ambas as direções, se movimentar mais de um mlilimetro significa que não estão alinhados,
podendo girar e danificar o cabo do sensor abs
coloque um pouco de graxa na engrenagem que gira o cubo e o cardã
Existe um costume de se colocar graxa nas borrachas internas do cubo, mas de acordo com a minha fonte : não é necessário na verdade é desaconselhável, uma vez que a graxa ataca a borracha. E quando abri, realmente não há graxa originalmente ali.
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27 mm boca ou estrela
12 mm boca
8 mm allem
6 mm allem
4 mm allem
Chave hexagonal 19 mm para o eixo
torque settings are
Porca do Eixo 125 Nm (90ft lb)
Parafuso direito que aperta o eixo 25 Nm (18ft lb)
Haste do freio 30Nm (22 ft lb)
abs sensor 7 Nm (5.1 ft lb)
Reat Brake caliper bolts 27 Nm (20 ft lbs).
its also advisable to make sure drive splines are greased (mine already were)
Faltam ferramentas no Kit para retirar a roda, é melhor providenciar, pois tem bastante espaço para ferramentas extras.