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MensagemEnviado: 12 Jan 2012, 13:05 
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A fim de auxiliar o borracheiro numa estrada perdida a trocar o pneu ( ou a gente mesmo) , .
pois a colocação de macarrão é apenas provisória, o correto é após a emergência , retirar a pneu e vulcanizar o furo.
também existe a possibilidade de pneus cortarem, ou um furo tão grande que seja necessário a colocação de uma câmara provisória.
Na minha coloquei a meleca verde, vacina, e ainda ando com um spray reparador e inflador.


##########################################################
(Sequencia testada por mim) ( fotos estão mais abaixo)

1-Coloque a moto no cavalete
2-Remova o sensor de ABS (01 parfuso)
3-Apenas afrouxe os parafusos da haste preateada do freio, afrouxe bem os dois parfusos, não precisa retirar.
4-Remova a porca esquerda do eixo (estrela 27 mm )
5-Afroxe o parafuso direito do eixo (allem 8 mm)
6-Remova o eixo, tracionando e torcendo para fora (chave hexagonal 19 mm, pancadas pelo lado esquerdo . calce a roda com a chave estrela ou qqer coisa
7-Levante a pinça e a haste do freio(deixe-a suspendida com um cordão ou arame)
8-Retire a tampa redonda metálica que cobre o disco magnetico do ABS
9-Deslize a roda para direita e retire-a .

Dicas extras:
Verifique se as borrachas (amortecedoras intenas do cubo) do lado esquerdo permanecem na roda
senão não haverá espaço suficiente para tirar a roda ( Retire com a engrenagem , é tipo um circulo metálico, dentro ficam as borrachas)
Não vá pensando que será igual ao que o manual diz, " delize a roda para direita para retirá-la"
Depois de removido o eixo e levantada o suporte das pinças de freio provavelmente você deva alavancar suavemente entre o braço oscilante esquerdo e a engrenagens do cubo da roda (parte metalica de cor aluminio fosco)
Não aperte o pedal de freio.


Remonte ao inverso das instruções
Dicas para Remontagem:
Gire as borrachas internas do cubo pra ter a roda inserida no cubo
Tenha certeza que o disco de suporte do sensor ABS (O), alinha com a ranhura do suporte das pinças (Y)
testar a firmeza em ambas as direções, se movimentar mais de um mlilimetro significa que não estão alinhados,
podendo girar e danificar o cabo do sensor abs
coloque um pouco de graxa na engrenagem que gira o cubo e o cardã
Existe um costume de se colocar graxa nas borrachas internas do cubo, mas de acordo com a minha fonte : não é necessário na verdade é desaconselhável, uma vez que a graxa ataca a borracha. E quando abri, realmente não há graxa originalmente ali.

##########################################################
27 mm boca ou estrela
12 mm boca
8 mm allem
6 mm allem
4 mm allem
Chave hexagonal 19 mm para o eixo


torque settings are
Porca do Eixo 125 Nm (90ft lb)
Parafuso direito que aperta o eixo 25 Nm (18ft lb)
Haste do freio 30Nm (22 ft lb)
abs sensor 7 Nm (5.1 ft lb)
Reat Brake caliper bolts 27 Nm (20 ft lbs).
its also advisable to make sure drive splines are greased (mine already were)



Faltam ferramentas no Kit para retirar a roda, é melhor providenciar, pois tem bastante espaço para ferramentas extras.

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Editado pela última vez por Lobo em 22 Mai 2013, 12:16, em um total de 10 vezes.

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MensagemEnviado: 13 Jan 2012, 09:10 
já procurou um vídeo na net de como tirar uma roda traseira com cardã?? Assim lendo é muito difícil

achei um, mas nao é tao detalhado quanto as orientaçoes que voce postou


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MensagemEnviado: 14 Jan 2012, 19:51 
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A Dona Yamagda bem que podia dispor de vídeos para mostrar EXATAMENTE como se procede nestes casos, não...? Se alguém encontrar algum, posta aí.

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MensagemEnviado: 15 Fev 2012, 11:39 
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Segue as ferramentes que consegui :
Chave combinada 27 mm , cortei a parte da chave de boca e ficou ainda uma alavanca de 25 cm.
Allen 5 , 6 e 8 mm cabo longo ( para tirar os parafusos da roda dianteira)
Soquete de 16 mm que por sorte o outro lado era um sextavado de 19 mm, furei o soquete e cortei uma chave de fenda de 8 mm de diâmetro , serve para tirar o eixo da roda dianteira e o eixo da traseira.

Coube tudo na moto, a estrela ficou para cima ou seja o cabo para baixo, coloquei um pedaço de EVA na base do porta ferramentas, para amortecer e não fazer ruído, a haste da chave de fenda está junto da chave de roda, e o soquete furado ficou dentro do envelope de ferramentas.

Ainda vou acrescentar um chave inglesa de 6", com range de 0 a 20 mm, pois com uma chave de 19 mm vc pode usar o soquete de vela do lado inverso(que veio junto no kit), que tem uma estrela de 12 mm para tirar as pinças do freio da frente mas no kit não tem uma boca de 19 mm para girar o soquete.

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MensagemEnviado: 29 Set 2012, 16:17 
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Link com muitas fotos da troca do pneu traseiro.

http://www.yamahasupertenere.com/index.php?topic=5275.0


FOTOS GRINGAS DA SEQUÊNCIA (lá tem mecânica )
1-Coloque a moto no cavalete

#### 2-Remova o sensor de ABS (01 parfuso)
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####3-Apenas afrouxe os parafusos da haste preateada do freio, afrouxe bem os dois parfusos, não precisa retirar.(sem foto)


#### 4-Remova a porca esquerda do eixo (estrela 27 mm )
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####5-Afroxe o parafuso direito do eixo (allem 8 mm)
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####6-Remova o eixo,
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####7-Levante a pinça e a haste do freio(deixe-a suspendida
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####8- Retire essa tampa do sensor do ABS, (na foto foi tirada a pinça, mas eu não retirei ela, apenas suspendi presa a haste)
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####9-Deslize a roda para direita e retire-a .
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Editado pela última vez por Lobo em 20 Mai 2015, 13:04, em um total de 8 vezes.

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MensagemEnviado: 30 Set 2012, 20:03 
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Valeu pelo link, Lobo!

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Sim! É mulher! Deve ser uma excelente mecânica. Um tutorial bem ilustrativo.


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MensagemEnviado: 09 Jul 2018, 13:21 
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Alguém Queima o individuo no Mármore do Inferno PelaMorDeDeus ???

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MensagemEnviado: 18 Jul 2018, 11:11 
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olá, encontrei um video sobre troca de pneus na superteneré;
https://www.youtube.com/watch?v=NPvr1Dn ... N2lRy&t=0s


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