Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Lobo » 12 Jan 2012, 12:46

Dica dada no teste da ST 1200 do motonline

"o ABS, por não ser possível desligá-lo, atrapalha na condução off-road. Ele atua muito cedo e deveria ser possível desligá-lo. Há no mercado (no exterior) chave para adaptar a essa função. A alternativa é enganar o sistema. Colocar a moto no cavalete, ligar a ignição, engrenar a segunda marcha e rodar até que a luz do ABS se apague. A falta de informação do sensor da roda dianteira coloca o microprocessador em estado de erro e desabilita o ABS. Para acioná-lo novamente é só desligar e ligar novamente a ignição "

http://www.motonline.com.br/teste-yamah ... er-tenere/" onclick="window.open(this.href);return false;
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Desligar os freios ABS

Mensagem por Heyder » 14 Jan 2012, 20:39

Eu comprei o tal interruptor para desligar o ABS, e descobri que é muito simples fazer isso. Qualquer interruptor de ignição de qualquer moto (aquele que tem uma chave vermelha OFF-ON). Os 2 fios do interruptor devem ser ligados nos 2 conectores do fusível do ABS, (abrindo a lateral direita da ST, você visualiza 2 fusíveis verdes de 30A. O que me refiro é o de baixo) de forma a interrompê-lo/reconectá-lo. O fusível propriamente dito fica agora interrompendo um dos fios. Estou em viagem, mas logo posto fotos do cabo, interruptor e colocação.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Desligar os freios ABS

Mensagem por Lobo » 15 Jan 2012, 16:37

Mas com esse procedimento, não desliga o odometro e indicador de velocidade também ?

Aguardo pelas fotos
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Desligar os freios ABS

Mensagem por Heyder » 15 Jan 2012, 22:05

Dê uma olhada no Manual Impresso enviado junto com o produto. As fotos não são tão boas, mas dá pra ter uma idéia do que citei antes. https://docs.google.com/leaf?id=0B6ug81 ... 2&hl=en_US" onclick="window.open(this.href);return false;
Esse fusível Desliga/Liga unicamente o ABS. Nada mais é alterado. O único detalhe é que para RELIGAR o ABS você precisa desligar a moto e ligá-la novamente.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por msfazer » 10 Fev 2012, 12:18

Heyder, nas BMW vc é obrigado a parar a moto. Então, nem considero isso de ter de desligar a moto uma perda!

Confesso que, em locais com muita pedra solta, o ABS me deu um sustão, pois não queria parar a moto. Era uma rampa em direção ao mar, rsssss! Aí consegui segurar no motor e desliguei o ABS. Faz uma diferença desgraçada! Estou falando da GS 800!

Abs!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 13 Fev 2012, 08:55

Minha nossa! Uma rampa pro mar! Que desespero, heim! Já pensou se esse tal "freio motor" não funciona???
Eu coloquei na minha porque tive oportunidade de comprá-lo por um preço baixo, mas particularmente, quase nunca uso. Sou mais On-Road que Off-Road.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por msfazer » 13 Fev 2012, 16:41

Pois é Heyder. Foi uma experiência bastante didática, hehehehehehhe! De qq forma, a moto parou antes de ir pra rampa, huauhahuauha....

Como eu disse, nas BMW's vc tem de parar a moto para acionar/desativar o ABS. Eu confesso que é uma característica bem vinda nesses trechos. Pra quem quer escolher o caminho, eu diria que é fundamental. Sem uma funcionalidade dessas, quem "escolhe" o caminho é a moto!

Abs!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 18 Fev 2012, 07:36

Na ST, para desligar o ABS basta acionar o botão, não precisa desligar a moto. Apenas para religá-lo é que faz-se necessário isto. Penso que é prático!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Lobo » 22 Fev 2012, 13:11

Estou arquitetando o meu desligador de ABS, o fusível a ser interrompido é de 30 Amperes, para um circuito de 12 V, a bitola recomendada varia de 4 mm a 6 mm, dependendo do tamanho do fio entre a geração e o consumo.
Cheguei a comprar o interruptor de partida, desmontei-o e reparei que ele tem uma seção de interrupção de 1,5 mm2, insuficiente para arcar com os 30 A da bomba do ABS.

O certo mesmo para garantir o bom funcionamento, especialmente para que ele não desligue quando for solicitado, é um interruptor de 30 A, fios de 4 ou 6 mm, um soquete de fusível com a mesma espessura de fio .

Existe uma outra opção, que é a interrupção do fio de controle do ABS( 7,5 amperes)(exigira menos do interruptor e fios), seria o terceiro fusível da caixa direita, agora há de se testar se ele desliga o ABS com a moto em funcionamento, se religa-o normalmente, e se não delisga o hodometro e velocimetro, pois estou desconfiado que esse seja os sensores comuns nos cubos da roda que controlam inclusive o controle de tração, se for o caso, fica excelente para o off-road.

EU AINDA NÃO TESTEI

http://motoxplorers.smugmug.com/Motorcy ... &k=VG3BGRs" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem
Editado pela última vez por Lobo em 14 Mai 2013, 13:36, em um total de 2 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 25 Fev 2012, 09:23

Faz a experiência e posta pra gente saber.
Editado pela última vez por Heyder em 01 Mar 2012, 20:06, em um total de 1 vez.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder