Ténéré 1200 - Tanque de 21,86 litros?

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por kablack » 21 Jan 2012, 19:43

Pessoal;

O volume de combustível do tanque anunciado pelos fabricantes é sempre "nominal".

1. A própria bomba de combustível que fica dentro do tanque ocupa espaço e diminui a quantidade de combustível admitido;

2. Esta bomba não tem a capacidade de retirar todo o combustível do tanque já que "suga" o combustível ao invés de simplesmente "escoar" o líquido como nas motos carburadas;

3. Por fim, o tanque conta com um sistema de expansão dos gases evaporados do combustível, com bocal de abastecimento rebaixado, que impede que todo o volume do tanque seja ocupado pelo combustível, reservando uma pequena parcela para a expansão.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por diegonunes » 21 Jan 2012, 20:01

O volume de combustível do tanque anunciado pelos fabricantes é sempre "nominal".
EXATAMENTE.

Mas informação 2 está equivocada se generalizada. Em algumas motos com bomba externa ao tanque (XRE por exemplo), é possível extrair todo o combustível do tanque. A moto só para quando falta combustível na mangueira.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por kablack » 21 Jan 2012, 20:24

Sobre o espaço para expansão dos gases do combustível:

Scan da página 3-13 do Manual da Té250

Imagem
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por kablack » 21 Jan 2012, 21:01

:offtopic:
diegonunes escreveu:Mas informação 2 está equivocada se generalizada. Em algumas motos com bomba externa ao tanque (XRE por exemplo), é possível extrair todo o combustível do tanque. A moto só para quando falta combustível na mangueira.
Se o post está no tópico sobre a Super Ténéré 1200, subentende-se de que estamos falando desta moto...

A Yamaha Super Ténéré 1200 tem a bomba de combustível dentro do tanque, logo, a bomba ocupa volume dentro do tanque e não consegue retirar todo combustível do sistema...

Mesmo outras motos, com a bomba externa, não é possível remover todo o líquido do reservatório, como a Burgman 400, por exemplo... Mas aí é assunto para outro tópico em outro Fórum... Né?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

popeye
Visitante
Visitante

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por popeye » 22 Jan 2012, 08:33

é pessoal , mas em nenhum lugar do manual (pág. 3-23 e 3-24) diz se os 23 litros de capacidade já é considerando com ou sem o volume da bomba. Somente faz referencia a capacidade de volume de combustível dentro do tanque e da reserva que é de 3,9L. Pra mim interpreto que tem de caber de 0 litros a 23 litros. Lembrando que as bombas de abastecimento podem ter uma falha de 100ml pra mais ou pra menos para cada 20 litros segundo informação que vi do tecnico naquela reportagem da tv daquele vagabundo fraudador.Este mesmo desenho do amigo kablack tem no manual da ST1200 (pag 3-23)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por Helano » 22 Jan 2012, 12:58

caraca é sério que vocês estão já com duas páginas de debate sobre alguns pentelhonésimos de litros em um tanque de mais de 20 litros?? kkkk

alguém aqui já teve Lander? rsrsrs
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

popeye
Visitante
Visitante

Re: Tanque de 21,86 litros ? Fui até a pane Seca !!!

Mensagem por popeye » 22 Jan 2012, 21:44

:gargalhada: :gargalhada: :gargalhada: :gargalhada: :gargalhada: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deve ser porque já discutimos de tudo :risadinha: :risadinha: :risadinha: :risadinha: :risadinha: :risadinha:

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Tanque de 21,86 litros?

Mensagem por Heyder » 13 Fev 2012, 09:02

É isso aí, pra quem gosta de motocicleta - principalmente a ST - o importante é falar dela. O quê? Qualquer coisa. :animadao:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Tanque de 21,86 litros?

Mensagem por Lobo » 18 Mar 2012, 19:50

Pelo jeito ninguém conseguiu ainda colocar mais do que 21,86 litros,, segue agora o último abastecimento

21,12 litros = 375 km
56,6 no fuel trip

Agora uma dica que o frentista me mostrou, ele encheu até a metade do gargalo, isso mesmo acima daquela grelha, aí nos queriamos arredondar para 60 reais e não estava cabendo mais, sabe o que ele fez, esperou uns segundinhos e a gasolina baixou, isso mesmo baixou e nisso colocamos bem mais gasolina,estava nos 57 e por fim coube os 60 reais, totalizando 21,12 litros, mas tem que ter paciência para esperar baixar, em resumo coube 1 litro a mais do que imaginávamos, e ficou pela metade do gargalo. Já teve gente que cortou esse gargalo fora (corajoso).

OU SEJA, quando eu tive a pane seca, se fosse este frentista, talvez coubessem uns 22.86 litros ou melhor os 23 litros

abastecendo assim, teoricamente eu ainda tinha 2 litros na reserva , com pessimismo, fazendo 17 km\l eu rodaria mais 26.7 km, totalizando um fuel trip de 83.3 km
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 1200 - Tanque de 21,86 litros?

Mensagem por Kakko » 19 Mar 2012, 10:37

Para ter certeza do volume total seria ideal drenar todo o tanque, e com o auxilio de um

recipiente graduado encher até o limite indicado.

Fiquem atentos aos postos meia-boca que não marcam os valores de volume corretamente :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder