Ténéré 1200 - Regulagem dos Amortecedores

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Ténéré 1200 - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Lobo » 05 Jan 2012, 13:37

Olá a todos
Meu primeiro Tópico

Comprei a ST1200 dia 20 do 12, já fiz a revisão dos 1000.
Acho que o mecânico pensou que era uma moto esportiva, e deixou a susp muito firme, estava dando soco o tempo todo.
Fui consultar o manual e estava tudo um pouco mais duro que o padrão. Inclusive a pressão dos pneus ( menor pressão, maior o conforto, confira conforme o seu peso e carga, as vezes entregam a moto com a pressão máxima)
Aproveitei para mexer em tudo as 5 vias possíveis, 3 na dianteira e 2 na traseira
e seguindo as notas do manual descobri, que a tal diferença de fabrico , mudou muito a regulagem, aonde devia ter 20 cliques tem 27 e por aí vai.

Deixei a traseira bem soft, no máximo e com um pouco de retorno, FICOU SUPER Mácia, gostei muito, segue o relatório:

#### TRASEIRA
---------Pré-Carga , o mais soft possível

>>>>> Uso 6 (um antes da torneira ficar mole)

---------Retorno
A minha tem 27 cliques ( o manual diz que tem 20), então seria:
Qdo recebi estava com 10 cliques

Mácio 27
Padrão 14
Duro 4

>>>>> EU USO 20 cliques em direção a B



#### DIANTEIRA

-------- Pré- Carga---------
Estava 4,5

>>>>>>NA minha coloquei 6

----Retorno----
A minha tem 14 cliques ( o manual diz 10), e ela veio com 5 cliques

na minha seria
macio 14
padrão 11 (80 % do total de cliques)
duro 1

>>>>Na minha coloquei 8

-----Amortecimento de compressão-----

A minha tem 19 cliques ( o manual 13) e ela veio com 5 cliques

na minha seria
macio 19
padrão 9
duro 1

>>>>>coloquei 10

Quero a moto bem confortável, e estou gostando, o objetivo é não dar fim de curso e caso ocorra, subo um nível e irei testando

Agora caso vc tenha intenção de usar em asfalto liso, andar no limite das curvas e sempre nos 200 Km/h, inclusive nas curvas, pode endurecer a suspensão ou melhor comprar uma esportiva.

Bom cada um com o seu gosto.
Abraço a todos, e Parabéns pelo fórum, está nota 10
Editado pela última vez por Lobo em 28 Nov 2013, 12:34, em um total de 3 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Suspensão - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Heyder » 05 Jan 2012, 14:12

Seja bem vindo, Lobo.
Bom post. A idéia do fórum é exatamente esta, compartilhar nossas experiências!
Muitos Kms com a sua Super Ténéré XT1200Z!!!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Suspensão - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Lobo » 13 Jan 2012, 22:08

Frente
Pré-carga 7
retorno 11
compressão 12

Já na traseira, está excelente para o meu peso e modo de pilotar.
com:
Pré-carga 5,5
Retorno 23
Editado pela última vez por Lobo em 02 Out 2012, 13:35, em um total de 8 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Suspensão - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por doug01n » 14 Jan 2012, 22:29

Testou estas configurações de suspensão mudando o controle de tração? A assistência eletrônica pode estar sendo fundamental nestas conclusões.

Sobre andar de Landau, estes dias vi uma BMW 1200 passando num viaduto que é bem ondulado, e vi a suspensão trabalhando com maestria... as tezinhas infelizmente não têm massa suficiente para que a suspa trabalhe desta forma, mas vou tentar amolecer um pouco a traseira da minha para ver como fica.
Administrador

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Suspensão - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Lobo » 26 Jan 2012, 15:07

Realmente acredito que o controle de tração influencie quanto a regulagem do retorno do amortecedor traseiro, há de se testar.

Agora quanto a frase acima "as tezinhas infelizmente não têm massa suficiente", foram referente a Ténéré 250 , (só para esclarecer)

Para mexer na suspensão da sua 250, veja o tópico viewtopic.php?f=17&t=49 , tem que ter uma ferramente certa.

Grato pela dica, vou testar com o CT1 e CT2

O que realmente tá pegando, é a tal diferença de manufatura ou fabrico, eles colocaram os cliques padrão iguais para todas (e ainda na entrega o cara endureceu mais um pouquinha a minha) , mas o correto é contar o nr de cliques que pode ser diferente para cada moto(como indica o manual), então seguindo a tabela encontrar os seus números certos de macio, duro e padrão. A minha por exemplo estava muito dura em função disto, vejam na tabela do primeiro post.

Aproveito e também indico esse link onde explica muito bem como mexer nos amortecedores

http://www.accassola.com.br/dicas/manut ... -moto.html
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Heyder » 29 Jan 2012, 14:48

Lobo escreveu:Aproveito e também indico esse link onde explica muito bem como mexer nos amortecedores

http://www.accassola.com.br/dicas/manut ... -moto.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Excelente artigo explicando como ajustar as supensões. Só preciso arrumar tempo para fazê-los... :oremos:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Regulagem dos Amortecedores

Mensagem por Lobo » 02 Out 2012, 13:39

Depois de MESES de testes, inclusive com garupa, mudei um pouco.


Frente
Pré-carga 6,5 ( passa sobre as tartarugas como se não existissem. lombadas com maciez)
retorno 11 ( a minha tem 14 cliques)
compressão 12 ( a minha tem 19 cliques)

Já na traseira, está excelente para o meu peso e modo de pilotar.
com:
Pré-carga 5,5 ( desce macio, gira para tudo soft e Volta 4 cliques (aproveita todo o curso)
Retorno 20 ( a minha tem 27 cliques ) (Sobe não tão rápida, mas fica preparada para a próxima imperfeição do chão)


Conforto excelente
Estabilidade ótima
curvas a 120,130, retas 180
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Responder