Popeye;
O óleo que vem na sua moto, muito provavelmente, é o recomendado para a troca na concessionária, no caso, o Yamalube nacional, pois, por questão de segurança, os veículos que são importados desmontados vem sem os fluidos inflamáveis (gasolina e óleos). A exceção são os veículos importados no sistema Ro-Ro (Roll On - Roll Off).
Na improvável hipótese da moto vir totalmente montada para o Brasil e rodando, teríamos no carter o Yamalube do país de origem.
De qualquer modo saber isso é, na minha humilde opinião, irrelevante, porque a Yamaha do Brasil, responsável pela garantia do produto, recomenda o uso do Yamalube nacional.
Logo, você deve tomar este óleo como o "original de fábrica" independentemente do primeiro abastecimento feito na origem ou na montagem.
Ademais, como veremos abaixo os óleos recomendados para a Europa, embora totalmente compatíveis com nosso clima, não são, exatamente, próprios para o clima tropical. Ainda mais na sua região.
Um abraço
Gosto muito do assunto.
Tem mais...
ÓLEO X TEMPERATURA AMBIENTE
O conceito de que no clima quente utiliza-se óleo grosso (alta viscosidade) e no frio óleo fino (baixa viscosidade) é resquício do tempo dos óleos monoviscosos.
Veja o artigo do Savio Machado, disponível em:
http://saviomachado.blogspot.com/2008/0 ... atura.html" onclick="window.open(this.href);return false;
" VISCOSIDADE X TEMPERATURA
Atualmente os lubrificantes oferecem uma boa vantagem de fluidez aos motores. Certamente isso teria que acontecer, pois os motores evoluíram muito também. Vamos começar entendendo como funcionava um motor de um Volkswagen Fusca em 1974. Tratando-se do lubrificante que deveria ajudar a lubrificar todas as peças internas daquele motor. Estamos falando especificamente de um lubrificante com viscosidade SAE 40. Esse tipo de lubrificante, atualmente não é mais permitido a sua comercialização com indicação para motores, devido ao alto índice de emissão de poluentes e ainda é um produto totalmente descartado das montadoras, com exceção aos óleos de caixa.
Um lubrificante de viscosidade SAE 40 é monoviscoso. Isso quer dizer que ele apresenta somente uma viscosidade. Quando dermos a partida em nosso Fusca, com o motor frio, a viscosidade será 40. Os pistões terão dificuldade em movimentar-se, pois a viscosidade do lubrificante não permite uma variação de fluidez. No decorrer do período em que o motor estiver em movimento a temperatura do mesmo irá aumentar. Isso vai fazer que o lubrificante comece a melhorar a sua lubrificação, pois quando maior a temperatura do motor maior será a sua fluidez. Conseqüentemente as peças do motor estarão mais protegidas. E mesmo com a temperatura alta do motor a viscosidade do lubrificante continuará sendo SAE 40.
Naquela época existia um grande desgaste na partida a frio, pois os lubrificantes não conseguiam proteger as peças do motor tendo apenas uma viscosidade. Como proteger as peças do motor quando ele estivesse frio?
Então criaram um lubrificante que tivesse dupla viscosidade para que ele protegesse o motor quando estivesse frio. Surgiu então o lubrificante SAE 20w40. Maior proteção ao motor na partida a frio. A viscosidade 20 tornou o lubrificante mais fluido com baixa temperatura. Nosso Fusca então passou a ter melhor desempenho. A partida tornou-se mais fácil, com menos peso ao girarmos a chave de ignição.
Com o passar dos anos as montadoras continuaram desenvolvendo motores e conseqüentemente as companhias petrolíferas acompanharam esse desenvolvimento. Hoje temos motores muito menores com muito mais potência que antigamente. As temperaturas dos motores também mudaram drasticamente. E as viscosidades foram baixando para que pudessem proteger cada vez mais os motores. Hoje temos inúmeras viscosidades recomendadas pelas montadoras. 15W50, 15W40, 10W40, 10W30, 5W30, 5W40, 0W30, 0W40, etc... Quanto mais baixa a viscosidade maior a proteção do motor. Mas lembre sempre de olhar o manual do seu carro para não perder a garantia da montadora."
O manual da Burgman apresenta uma tabela de viscosidade e temperatura para óleos multiviscosos.
A conclusão que chegamos analizando a tabela é que o óleo que atende as especificações para o noss clima tropical é: Qualquer um!!! (Menos o 10W30. Mas não é o que a Honda usa? Bom... Aí é problema da Honda... Hahahahahaha)
Se você quiser se aprofundar mais recomendo a leitura:
http://www.lubes.com.br/revista/ed07n04.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços e vamos ampliar o debate.