Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
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kablack
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por kablack » 15 Nov 2011, 11:13

Sua reclamãção é de qua Honda demorou tempo demais para aposentar o péssimo Mobil Super Moto 4t 20w50?

Concordo.

O novo Honda Genuíno 10w30 SJ está anos luz na frente...

Agora, se a CG 1982 vai aproveitar o novo 10W30 é outra história...

Veja:


viewtopic.php?f=8&t=1241&p=23835#p23835" onclick="window.open(this.href);return false;



Abraço
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por diegonunes » 15 Nov 2011, 11:20

Minha reclamação é por saber que somos feito de otários em troca dos lucros dessas empresas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por Heyder » 17 Nov 2011, 21:21

Esse é o nosso mundo capitalista, Diego, o lucro é tudo o que importa, muitas vezes em detrimento do consumidor.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por kablack » 19 Nov 2011, 02:15

Diegonunes:

Sobre as vantagens dos óleos mais finos veja:

viewtopic.php?f=8&t=1241&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraço
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por Heyder » 20 Nov 2011, 05:59

Não seria AQUI?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por kablack » 20 Nov 2011, 11:03

Heyder;

Correto. O Helano moveu as mensagens para um novo tópico, afinal, aquele falava sobre óleo do eixo cardã e o assunto se deslocou para viscosidade de óleos em geral.

Abraço
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por mesadri » 25 Nov 2011, 11:23

Ka,

E qual seria a recomendação de troca com o Motul 5100

Tens alguma a dizer sobre o Elf sintetico 4xt tec ?

É que a partir dos 20.000 km corri da Concessionária e utilizei o oleo acima. Tive antes TDM e utilizei sempre o Elf. Só que na ST (está com 23.000 km) esta aparecendo um pequeno barulho de´válvulas que pretendo resolver na proxima troca de 25.000 km.

E sobre o filtro de óleo ? alguma dica?

Edson

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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por kablack » 25 Nov 2011, 18:37

Fala mesadri:

Estou indo para Fpolis amanhã cedinho (de carro). Nasci na terrinha, sou manezinho da ilha!!! Meus pais moram aí até hoje... Quando vou para ilha e fico com muita saudade de SP (bem improvável, né? :lol: ) é só pegar a "fila da ponte" que passa a angústia de voltar para casa!!!! :gargalhada:

Bom... Falando sobre o Óleo que você mencionou, o ELF 4XT Tec Sintético:

Sobre a ELF (na verdade TOTAL Lubrificantes):


Embora, a princípio, seja um excelente óleo o pedigree dele não é o melhor. (Pelo menos não é consagrado no Brasil)

A ELF era uma empresa de óleo francesa, suprimento original dos Citröen, Peugeot e Renault.

No início da operação deles no Brasil importavam os óleos, que eram excelentes!

No ano de 2000 a Total comprou a marca ELF na Europa.

Já vi vários óleos da Total à venda em várias lojas, sempre com excelentes especificações e preço mais baixo que da concorrência.

Não sei dizer se a qualidade é inferior ou se estão colocando a marca no mercado nacional.

Veja:

http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.n ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;



Sobre o 4XT Tech Sintético;



A ficha de informação dele no site oficial parece equivocada, veja:

http://www.lubadmin.com/upload/produit/ ... 6/7971.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Neste documento informa que o nível de aditivação dele é SG e JASO MA

Só pode estar errado, pois, sendo 100% sintético a aditivação deve ser a mais recente, SJ e JASO MA 2.

Neste site (também oficial) informa que a aditivação é SJ, faz muito mais sentido.

http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2" onclick="window.open(this.href);return false;

Pressupondo que ele seja 10W50 SAE SJ, JASO MA 2, pelas especificações, é um excelente óleo. (O yamalube é SL)


Mas...

Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium), aliás, na minha Tézinha de 12 conto só coloco os dois...

A Motul foi a primeira empresa de lubrificantes do mundo. Veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company" onclick="window.open(this.href);return false;)

Fundada em 1832... Já deu tempo de aprender a fazer óleo, não acha? :D

Para sua moto recomendo, do "pior" para o melhor, os seguintes produtos da Motul:


Em terceiro lugar: - O "muito bom" Motul 5100 Semissintético (acho que assim que escreve depois da reforma ortográfica do Lula...) 15W50 SL

Imagem

PROPERTIES
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.878
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 130.0 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.6 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 149
Pour point ASTM D97 -39°C / - 38°F
Flash point ASTM D92 232°C / 449°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g

http://www.motul.com/br/pt-BR/products/33?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=32


Em segundo lugar: - O "melhor" Motul 7100 100% Sintético 20W50 SL

Imagem


PROPERTIES

Colour Visual Red
Viscosity grade SAE J 300 20W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.864
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 124.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.7 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 158
Pour point ASTM D97 -33°C / - 27°F
Flash point ASTM D92 224°C / 435°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g

http://www.motul.com/br/pt-BR/products/43?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=27




Em primeir lugar: - O excelente, extraordinário e desnecessário Motul 300V Factory Line (óleo de competição, não recomendo, é besteira. Mais de R$ 80,00 o litro.)

Imagem

PROPERTIES
Colour Visual Yellow / Green Fluo
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.866
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 115.7 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.01 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 161
Pour point ASTM D97 -45°C / - 49°F
Flash point ASTM D92 252°C / 485°F
TBN ASTM D 2896 8.3 mg KOH/g


Veja o que diz o Lub Advisor da Motul para a sua moto:

http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;

:arrow: Na nota de rodapé fala claramente que nas temperaturas ambiente acima de 40oC é recomendado a viscosidade de 20W50.

:arrow: No quesito km de troca a Motul indica 10.000km para os óleos sintéticos. Eu não faria. (Não faço) Preferível trocar o Yamalube mineral a cada 2.500 km que Motul Sintético a cada 10.000 km. Nunca esquecendo o prazo de validade de 6 meses para o mineral ou semissintético ou 1 ano para o 100% sintético.

:oremos: Vale o mantra: - Motor gosta é de óleo novo! :oremos: \\

Só concluindo...


Sendo o óleo original, o Yamalube 20w50 SL, um ótimo produto eu ainda prefiro ele a cada 2.500 km do que o Elf a cada 5.000 km.

Sabe porque motor gosta de óleo novo? Porque o desgaste do lubrificante se dá de forma exponencial e não aritimética, ou seja, um óleo com 5.000 km não está com o dobro do desgaste de um com 2.500 km, está com muito mais desgaste.

Às vezes vejo gente escrevendo: -"Troquei o meu óleo com 2.500 km e o óleo ainda estava bom... Deveria ter trocado mais tarde."

Fico pensando: - O cara ficou triste porque o óleo não saiu "queimado"... Queria que saísse um "piche" da moto, aí ficaria satisfeito por ter usado o produto até o "osso", até prejudicar o motor dele... Sendo que o Yamalube custa R$ 17,00 por litro... :crazy: :crazy: Puta economia, ein? Os R$ 17,00... E o desgaste? Quanto será que custou?

Um abraço

P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok? :thumbup:
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por Heyder » 26 Nov 2011, 17:33

kablack escreveu:Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium),...
Imagem

Eu uso este Motul e gasolina pódium "importada" de Anápoles,GO (porque não tem "isso" por aqui no interior do Pará...
Mas, usando o Motul 5100, você me recomenda a troca de quantos em quantos Km?
kablack escreveu:P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok? :thumbup:
Se você não disse isso, eu até pensaria que ganha comissão da Motul... :gargalhada:
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Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por mesadri » 28 Nov 2011, 09:31

O Flavio Conrad de Laguna pegou a ST noo mesmo dia que eu na Geração Motos de Floripa. Acontece que sexta ele veio fazer a revisão e esqueceram de colocar todo oleo de motor. O cara rodou ate Laguna (120 km), A LUZ DO OLEO NAO ACENDEU na viagem.
Só ontem quando ele foi sair é que ela acendeu e ele foi ver e tava com 400 ml a menos.

Pensem num cara feliz !!!!

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