Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Sua reclamãção é de qua Honda demorou tempo demais para aposentar o péssimo Mobil Super Moto 4t 20w50?
Concordo.
O novo Honda Genuíno 10w30 SJ está anos luz na frente...
Agora, se a CG 1982 vai aproveitar o novo 10W30 é outra história...
Veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&p=23835#p23835" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Concordo.
O novo Honda Genuíno 10w30 SJ está anos luz na frente...
Agora, se a CG 1982 vai aproveitar o novo 10W30 é outra história...
Veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&p=23835#p23835" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Minha reclamação é por saber que somos feito de otários em troca dos lucros dessas empresas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Esse é o nosso mundo capitalista, Diego, o lucro é tudo o que importa, muitas vezes em detrimento do consumidor.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Diegonunes:
Sobre as vantagens dos óleos mais finos veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Sobre as vantagens dos óleos mais finos veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Não seria AQUI?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Heyder;
Correto. O Helano moveu as mensagens para um novo tópico, afinal, aquele falava sobre óleo do eixo cardã e o assunto se deslocou para viscosidade de óleos em geral.
Abraço
Correto. O Helano moveu as mensagens para um novo tópico, afinal, aquele falava sobre óleo do eixo cardã e o assunto se deslocou para viscosidade de óleos em geral.
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- mesadri
- Novato
- Mensagens: 23
- Registrado em: 15 Jun 2011, 18:18
- Cidade onde mora: Floripa/SC
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Ka,
E qual seria a recomendação de troca com o Motul 5100
Tens alguma a dizer sobre o Elf sintetico 4xt tec ?
É que a partir dos 20.000 km corri da Concessionária e utilizei o oleo acima. Tive antes TDM e utilizei sempre o Elf. Só que na ST (está com 23.000 km) esta aparecendo um pequeno barulho de´válvulas que pretendo resolver na proxima troca de 25.000 km.
E sobre o filtro de óleo ? alguma dica?
Edson
E qual seria a recomendação de troca com o Motul 5100
Tens alguma a dizer sobre o Elf sintetico 4xt tec ?
É que a partir dos 20.000 km corri da Concessionária e utilizei o oleo acima. Tive antes TDM e utilizei sempre o Elf. Só que na ST (está com 23.000 km) esta aparecendo um pequeno barulho de´válvulas que pretendo resolver na proxima troca de 25.000 km.
E sobre o filtro de óleo ? alguma dica?
Edson
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Fala mesadri:
Estou indo para Fpolis amanhã cedinho (de carro). Nasci na terrinha, sou manezinho da ilha!!! Meus pais moram aí até hoje... Quando vou para ilha e fico com muita saudade de SP (bem improvável, né? ) é só pegar a "fila da ponte" que passa a angústia de voltar para casa!!!!
Bom... Falando sobre o Óleo que você mencionou, o ELF 4XT Tec Sintético:
Sobre a ELF (na verdade TOTAL Lubrificantes):
Embora, a princípio, seja um excelente óleo o pedigree dele não é o melhor. (Pelo menos não é consagrado no Brasil)
A ELF era uma empresa de óleo francesa, suprimento original dos Citröen, Peugeot e Renault.
No início da operação deles no Brasil importavam os óleos, que eram excelentes!
No ano de 2000 a Total comprou a marca ELF na Europa.
Já vi vários óleos da Total à venda em várias lojas, sempre com excelentes especificações e preço mais baixo que da concorrência.
Não sei dizer se a qualidade é inferior ou se estão colocando a marca no mercado nacional.
Veja:
http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.n ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Sobre o 4XT Tech Sintético;
A ficha de informação dele no site oficial parece equivocada, veja:
http://www.lubadmin.com/upload/produit/ ... 6/7971.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste documento informa que o nível de aditivação dele é SG e JASO MA
Só pode estar errado, pois, sendo 100% sintético a aditivação deve ser a mais recente, SJ e JASO MA 2.
Neste site (também oficial) informa que a aditivação é SJ, faz muito mais sentido.
http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Pressupondo que ele seja 10W50 SAE SJ, JASO MA 2, pelas especificações, é um excelente óleo. (O yamalube é SL)
Mas...
Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium), aliás, na minha Tézinha de 12 conto só coloco os dois...
A Motul foi a primeira empresa de lubrificantes do mundo. Veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company" onclick="window.open(this.href);return false;)
Fundada em 1832... Já deu tempo de aprender a fazer óleo, não acha?
Para sua moto recomendo, do "pior" para o melhor, os seguintes produtos da Motul:
Em terceiro lugar: - O "muito bom" Motul 5100 Semissintético (acho que assim que escreve depois da reforma ortográfica do Lula...) 15W50 SL
PROPERTIES
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.878
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 130.0 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.6 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 149
Pour point ASTM D97 -39°C / - 38°F
Flash point ASTM D92 232°C / 449°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/33?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=32
Em segundo lugar: - O "melhor" Motul 7100 100% Sintético 20W50 SL
PROPERTIES
Colour Visual Red
Viscosity grade SAE J 300 20W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.864
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 124.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.7 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 158
Pour point ASTM D97 -33°C / - 27°F
Flash point ASTM D92 224°C / 435°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/43?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=27
Em primeir lugar: - O excelente, extraordinário e desnecessário Motul 300V Factory Line (óleo de competição, não recomendo, é besteira. Mais de R$ 80,00 o litro.)
PROPERTIES
Colour Visual Yellow / Green Fluo
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.866
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 115.7 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.01 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 161
Pour point ASTM D97 -45°C / - 49°F
Flash point ASTM D92 252°C / 485°F
TBN ASTM D 2896 8.3 mg KOH/g
Veja o que diz o Lub Advisor da Motul para a sua moto:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
Na nota de rodapé fala claramente que nas temperaturas ambiente acima de 40oC é recomendado a viscosidade de 20W50.
No quesito km de troca a Motul indica 10.000km para os óleos sintéticos. Eu não faria. (Não faço) Preferível trocar o Yamalube mineral a cada 2.500 km que Motul Sintético a cada 10.000 km. Nunca esquecendo o prazo de validade de 6 meses para o mineral ou semissintético ou 1 ano para o 100% sintético.
Vale o mantra: - Motor gosta é de óleo novo! \\
Só concluindo...
Sendo o óleo original, o Yamalube 20w50 SL, um ótimo produto eu ainda prefiro ele a cada 2.500 km do que o Elf a cada 5.000 km.
Sabe porque motor gosta de óleo novo? Porque o desgaste do lubrificante se dá de forma exponencial e não aritimética, ou seja, um óleo com 5.000 km não está com o dobro do desgaste de um com 2.500 km, está com muito mais desgaste.
Às vezes vejo gente escrevendo: -"Troquei o meu óleo com 2.500 km e o óleo ainda estava bom... Deveria ter trocado mais tarde."
Fico pensando: - O cara ficou triste porque o óleo não saiu "queimado"... Queria que saísse um "piche" da moto, aí ficaria satisfeito por ter usado o produto até o "osso", até prejudicar o motor dele... Sendo que o Yamalube custa R$ 17,00 por litro... Puta economia, ein? Os R$ 17,00... E o desgaste? Quanto será que custou?
Um abraço
P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?
Estou indo para Fpolis amanhã cedinho (de carro). Nasci na terrinha, sou manezinho da ilha!!! Meus pais moram aí até hoje... Quando vou para ilha e fico com muita saudade de SP (bem improvável, né? ) é só pegar a "fila da ponte" que passa a angústia de voltar para casa!!!!
Bom... Falando sobre o Óleo que você mencionou, o ELF 4XT Tec Sintético:
Sobre a ELF (na verdade TOTAL Lubrificantes):
Embora, a princípio, seja um excelente óleo o pedigree dele não é o melhor. (Pelo menos não é consagrado no Brasil)
A ELF era uma empresa de óleo francesa, suprimento original dos Citröen, Peugeot e Renault.
No início da operação deles no Brasil importavam os óleos, que eram excelentes!
No ano de 2000 a Total comprou a marca ELF na Europa.
Já vi vários óleos da Total à venda em várias lojas, sempre com excelentes especificações e preço mais baixo que da concorrência.
Não sei dizer se a qualidade é inferior ou se estão colocando a marca no mercado nacional.
Veja:
http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.n ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Sobre o 4XT Tech Sintético;
A ficha de informação dele no site oficial parece equivocada, veja:
http://www.lubadmin.com/upload/produit/ ... 6/7971.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste documento informa que o nível de aditivação dele é SG e JASO MA
Só pode estar errado, pois, sendo 100% sintético a aditivação deve ser a mais recente, SJ e JASO MA 2.
Neste site (também oficial) informa que a aditivação é SJ, faz muito mais sentido.
http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Pressupondo que ele seja 10W50 SAE SJ, JASO MA 2, pelas especificações, é um excelente óleo. (O yamalube é SL)
Mas...
Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium), aliás, na minha Tézinha de 12 conto só coloco os dois...
A Motul foi a primeira empresa de lubrificantes do mundo. Veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company" onclick="window.open(this.href);return false;)
Fundada em 1832... Já deu tempo de aprender a fazer óleo, não acha?
Para sua moto recomendo, do "pior" para o melhor, os seguintes produtos da Motul:
Em terceiro lugar: - O "muito bom" Motul 5100 Semissintético (acho que assim que escreve depois da reforma ortográfica do Lula...) 15W50 SL
PROPERTIES
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.878
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 130.0 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.6 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 149
Pour point ASTM D97 -39°C / - 38°F
Flash point ASTM D92 232°C / 449°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/33?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=32
Em segundo lugar: - O "melhor" Motul 7100 100% Sintético 20W50 SL
PROPERTIES
Colour Visual Red
Viscosity grade SAE J 300 20W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.864
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 124.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.7 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 158
Pour point ASTM D97 -33°C / - 27°F
Flash point ASTM D92 224°C / 435°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/43?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=27
Em primeir lugar: - O excelente, extraordinário e desnecessário Motul 300V Factory Line (óleo de competição, não recomendo, é besteira. Mais de R$ 80,00 o litro.)
PROPERTIES
Colour Visual Yellow / Green Fluo
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.866
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 115.7 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.01 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 161
Pour point ASTM D97 -45°C / - 49°F
Flash point ASTM D92 252°C / 485°F
TBN ASTM D 2896 8.3 mg KOH/g
Veja o que diz o Lub Advisor da Motul para a sua moto:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
Na nota de rodapé fala claramente que nas temperaturas ambiente acima de 40oC é recomendado a viscosidade de 20W50.
No quesito km de troca a Motul indica 10.000km para os óleos sintéticos. Eu não faria. (Não faço) Preferível trocar o Yamalube mineral a cada 2.500 km que Motul Sintético a cada 10.000 km. Nunca esquecendo o prazo de validade de 6 meses para o mineral ou semissintético ou 1 ano para o 100% sintético.
Vale o mantra: - Motor gosta é de óleo novo! \\
Só concluindo...
Sendo o óleo original, o Yamalube 20w50 SL, um ótimo produto eu ainda prefiro ele a cada 2.500 km do que o Elf a cada 5.000 km.
Sabe porque motor gosta de óleo novo? Porque o desgaste do lubrificante se dá de forma exponencial e não aritimética, ou seja, um óleo com 5.000 km não está com o dobro do desgaste de um com 2.500 km, está com muito mais desgaste.
Às vezes vejo gente escrevendo: -"Troquei o meu óleo com 2.500 km e o óleo ainda estava bom... Deveria ter trocado mais tarde."
Fico pensando: - O cara ficou triste porque o óleo não saiu "queimado"... Queria que saísse um "piche" da moto, aí ficaria satisfeito por ter usado o produto até o "osso", até prejudicar o motor dele... Sendo que o Yamalube custa R$ 17,00 por litro... Puta economia, ein? Os R$ 17,00... E o desgaste? Quanto será que custou?
Um abraço
P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
kablack escreveu:Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium),...
Eu uso este Motul e gasolina pódium "importada" de Anápoles,GO (porque não tem "isso" por aqui no interior do Pará...
Mas, usando o Motul 5100, você me recomenda a troca de quantos em quantos Km?
Se você não disse isso, eu até pensaria que ganha comissão da Motul...kablack escreveu:P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
- mesadri
- Novato
- Mensagens: 23
- Registrado em: 15 Jun 2011, 18:18
- Cidade onde mora: Floripa/SC
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
O Flavio Conrad de Laguna pegou a ST noo mesmo dia que eu na Geração Motos de Floripa. Acontece que sexta ele veio fazer a revisão e esqueceram de colocar todo oleo de motor. O cara rodou ate Laguna (120 km), A LUZ DO OLEO NAO ACENDEU na viagem.
Só ontem quando ele foi sair é que ela acendeu e ele foi ver e tava com 400 ml a menos.
Pensem num cara feliz !!!!
Só ontem quando ele foi sair é que ela acendeu e ele foi ver e tava com 400 ml a menos.
Pensem num cara feliz !!!!