Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por Heyder » 01 Dez 2011, 23:44

Eu já aprensi essa lição de casa já faz algum tempo: NÃO CONFIAR EM CC. Eles também erram e depois, você é quem leva o prejuízo, mesmo que, na melhor das hipóteses, eles assumam o valor do prejuízo, você é quem fica sem moto... Na entrega da minha ST, eu "colei" no mecânico e acompanhei todo o check list da entrega, passo-a-passo. Depois de ler que alguém tirou a ST numa CC e após ter rodador alguns Kms a pinça de freio simplesmente caiu, conferi cada parafuso da minha antes de viajar. O bem é seu, ninguém cuidará melhor do que você mesmo que pagou uma pequena fábula por ela!
:sol:
Editado pela última vez por Heyder em 03 Dez 2011, 08:59, em um total de 2 vezes.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por kablack » 02 Dez 2011, 14:43

Eu também não gostaria que tal falha ocorresse comigo, mas, a princípio, "apenas" 400 ml a menos, não traz nenhum prejuízo para o motor em tão curto prazo.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?

Mensagem por Heyder » 03 Dez 2011, 09:03

Pois é... KA, mas você já pensou se o usuário confiasse tão plenamente nos serviços da CC que se desligasse das inspeções usuais que deveria fazer? (Digo isso porque, na prática, acabamos por não checar o nível do óleo do motor cada vez que saimos pra rodar, não é verdade?!) Quantos Kms ele rodaria com o óleo baixo? Aí o dano poderia ser até irreversível!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

carlos castro
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por carlos castro » 29 Set 2014, 22:29

Buenas meus amigos. Esse assunto óleo é muito interessante. Troco o óleo de minhas motos SEMPRE aos 2000 km . É uma neurose ,eu sei mais....Tenho 2 TDM (850 cc e 900 cc), motos fantásticas. Já fomos(eu e elas ) 5 vezes aos Andes. Sou de Porto Alegre. Sempre usei Motul 7100 (10W40). Minhas motos já passam dos 70.000 km e estão perfeitas,não baixam nada de óleo. E olha que nos desertos se anda muito forte. Recentemente comprei uma ST 2012. Ela esta em excelente condição,mais com 62000 km.Não é uma jovenzinha. Estou conhecendo a moto. Apesar de ter comprado em uma revenda, que supostamente fez uma super revisão, levei para o meu mecânico.Troquei óleo(Motul 7100) ,filtros ,velas...o padrão. A diferença para as TDM, o motor é muito mais barulhento. Porém o mecânico garante que esse motor esta perfeito. Acho que preciso me acostumar com a moto. O cambio também me pareceu pesado(alguma dica ). Claro estou comparando motos diferentes. Com a Super Tenere ,rodei pouco mais de 1000 km. Com certeza muita coisa pela frente.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por lunga » 29 Set 2014, 22:35

carlos castro escreveu:Buenas meus amigos. Esse assunto óleo é muito interessante. Troco o óleo de minhas motos SEMPRE aos 2000 km . É uma neurose ,eu sei mais....Tenho 2 TDM (850 cc e 900 cc), motos fantásticas. Já fomos(eu e elas ) 5 vezes aos Andes. Sou de Porto Alegre. Sempre usei Motul 7100 (10W40). Minhas motos já passam dos 70.000 km e estão perfeitas,não baixam nada de óleo. E olha que nos desertos se anda muito forte. Recentemente comprei uma ST 2012. Ela esta em excelente condição,mais com 62000 km.Não é uma jovenzinha. Estou conhecendo a moto. Apesar de ter comprado em uma revenda, que supostamente fez uma super revisão, levei para o meu mecânico.Troquei óleo(Motul 7100) ,filtros ,velas...o padrão. A diferença para as TDM, o motor é muito mais barulhento. Porém o mecânico garante que esse motor esta perfeito. Acho que preciso me acostumar com a moto. O cambio também me pareceu pesado(alguma dica ). Claro estou comparando motos diferentes. Com a Super Tenere ,rodei pouco mais de 1000 km. Com certeza muita coisa pela frente.
Olá!
Tenho uma ST 1200 2011/12.
Tive as mesmas impressões que você. Motor barulhento e câmbio pesado. Ela ta com 32mil km. Segundo os mecânicos da motoryama, isso é normal. Vi um video da duas rodas acho, que o cara põe ela na pista e tu consegue ouvir a barulheira do motor pela gravação da camera! KKKKKK

No mais ótima moto. Estou usando yamalube mesmo, trocando com 5mil.
Você poderia me falar qual é seu mecânico? Minha próxima revisão não estava afim de fazer na motoryama. Acho o custo muito elevado. :'(
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por Ander » 30 Set 2014, 18:43

carlos castro escreveu:...A diferença para as TDM, o motor é muito mais barulhento. Porém o mecânico garante que esse motor esta perfeito. Acho que preciso me acostumar com a moto. O cambio também me pareceu pesado(alguma dica ). Claro estou comparando motos diferentes...
Sou novo no fórum mas sempre acompanhando. Fim de semana fiz test ride na ST e tive a mesma impressão que a sua, motor bem ruidoso e câmbio áspero, certa dificuldade na passada de marcha. A moto novinha, 7mil km, nada de errado. Fiquei um tanto frustrado com o câmbio pois achei que seria melhor que o da XJ6(fiz test ride tbm), que é uma manteiga.
O motor em plena aceleração é gostoso de ouvir, parece um V2 esportivo rs.
Outra coisa que notei, dificuldade pra ligar, como já relataram por aqui. Tem que insistir um pouco na partida.
No mais, superou as espectativas, será a próxima moto. Pensa em alguém que saiu rindo de cima da moto :D

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por diegonunes » 01 Out 2014, 17:29

É comum motos de alto torque ter embreagem mais resistentes ao movimento de troca. A Yamaha não costuma ter câmbios leves como a Honda, é uma característica.

A motores Yamaha também costumam ser bem barulhentos, é sua construção. Mas uma coisa é certa, se ele parar de fazer barulho, ai sim temos motivos pra se preocupar, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

carlos castro
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por carlos castro » 02 Out 2014, 17:57

Meu caro , moro na zona Sul de Porto Alegre. Meu mecânico fica no bairro Ipanema. Na SportMoto. Essa loja e oficina trabalha com todo o tipo de motos ,porém só o Alex mexe com as ¨grandes e importadas ¨. Ele é responsável pelas minhas motos a uns 10 anos e NUNCA fiquei na estrada ,inclusive nas 4 idas aos Andes. Ele consegue ser mais chato do que eu . É muito detalhista.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por lunga » 02 Out 2014, 18:20

carlos castro escreveu:Meu caro , moro na zona Sul de Porto Alegre. Meu mecânico fica no bairro Ipanema. Na SportMoto. Essa loja e oficina trabalha com todo o tipo de motos ,porém só o Alex mexe com as ¨grandes e importadas ¨. Ele é responsável pelas minhas motos a uns 10 anos e NUNCA fiquei na estrada ,inclusive nas 4 idas aos Andes. Ele consegue ser mais chato do que eu . É muito detalhista.

Valew ae mestre!! :risadona:
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?

Mensagem por Lobo » 08 Set 2015, 18:49

Alguém trocou o 20 W 50 e está usando o Yamalub Semissintético 10 W 40 ?

Qual o Km e/ou tempo indicado para a troca com esse semi?

As novas ST1200 vem com qual óleo ? e se for o novo semi , o que diz o manual quanto a periodicidade ?

OBS:

O 20W50 está indicado para regiões que variam de +10 a 50° C) ( região mais quente tipo nordeste)
O 10W40 para -10 a 40 ° C , regiões mais frias (sul do país)
Editado pela última vez por Lobo em 08 Set 2015, 19:00, em um total de 4 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Responder