Mensagem
por rodolfopm » 13 Jul 2017, 21:34
Boa noite pessoal! Desculpe ressuscitar o tópico! Acompanho o fórum a muito tempo, desde minha fiel te 250. Recentemente comprei uma ST e fui trocar o óleo do carda. Pesquisei na Internet em alguns fóruns gringos e acreditem, a galera lá tbm é meio confusa quanto ao óleo.. Li as 12 páginas desse tópico e muitas dúvidas e conclusões foram parecidas com os fóruns gringos.
Quando esgotei o óleo do carda, saiu um oleo muito Grosso e de coloração escura/acinzentada de cheiro forte. Só pelo cheiro da pra ver que é um oleo com muito aditivo e forte, inclusive na hora pensei 'é o mesmo óleo que vai no diferencial de caminhão'. Meu pai é caminhoneiro e já trocamos muito óleo de diferencial..
Em casa tem vários galões de óleo, inclusive o 80w90 e esse óleo é usado na caixa de câmbio(transmissão) de vários modelos de caminhões. A questão é que esse 80w90 não se parece nem um pouco com o óleo que saiu do carda na ST. Ele é fino, transparente e amarelado. São óleos completamente diferentes, é visual, uma criança diria que não é o mesmo.
Então, peguei outro galão de óleo específico pra diferencial, multigear ep 85w140, e acreditem tem o mesmo cheiro, cor e viscosidade do óleo q saiu da moto, só não estava acinzentado.
Não sou químico nem engenheiro de lubrificantes, mas em uma comparação visual não tem como dizer o contrário, são o mesmo óleo.
Agora estou nessa dúvida, usei o 80w90 mas acho que de fábrica, ela vem com o 85w140..
O 80w90 é para câmbio e transmissão conjunta,que não é o caso da ST. O 85W90 é para transmissão por carda.