TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Popeye, (tirando o P#$&%@ ), concordo em número e grau com você!
Obrigado ao KaBlack pela excelentes orientações e esclarecimentos fantasticamente didáticas! O sub-forum da Super Ténéré está bombando de ALTO NÍVEL!!!! Aditivado com API GL-5!!!
Daqui a pouco vai ter gringo perguntando se não dá pra fazer um espelho do fórum em "english"...
Obrigado ao KaBlack pela excelentes orientações e esclarecimentos fantasticamente didáticas! O sub-forum da Super Ténéré está bombando de ALTO NÍVEL!!!! Aditivado com API GL-5!!!
Daqui a pouco vai ter gringo perguntando se não dá pra fazer um espelho do fórum em "english"...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Às ordens!!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Lobo
- Usuário+
- Mensagens: 238
- Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Bela e Santa Catarina
Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
A minha está com SAE 80 GL4, trocado na revisão dos 1000 Km, mas eles também não tinham na loja e a própria concessionária foi comprar o da Lubrax,
na retirada do óleo original, estava no imã da porca, um bocadinho de limalha,, não deixem de trocar.
na retirada do óleo original, estava no imã da porca, um bocadinho de limalha,, não deixem de trocar.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######
- cezariomaia
- Usuário+
- Mensagens: 167
- Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
- Cidade onde mora: Natal, RN
Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Pessoal, esta resposta do SAC da Yamaha não procede. Assistí a troca do óleo da minha ST e o óleo que sai do cardã é de cor chumbo. Este óleo contem dissulfeto de Molibdênio que é um super anti-desgaste. Eu já sabia disso lendo em um fórum americano ( http://www.yamahasupertenere.com/" onclick="window.open(this.href);return false; ) e de antemão, encomendei via Mercado Livre o Motul Gear Box 80W90 com o bendito dissulfeto de molibdenio (MoS²). Custou uma nota, mas só se usa 200 ml em cada troca, portanto dá prá 5 trocas ou seja, até os 100mil km.Heyder escreveu:Pois é... segundo o manual, pode ser um ou outro (GL4 ou GL5).
Diante de tantas diferenças entre um e outro, segundo a Petrobrás, estamos tentando descobrir qual vem originalmente na motocicleta, já que ela é importada. Teoricamente, este seria o "mais" correto. Até agora, não recebi resposta da Yamaha. Estou pesquisando em sites estrangeiros e fiz a pergunta também para a Yamaha de Portugal.
EDIT: Acabei de receber a resposta do SAC da Yamaha:
"Prezado Senhor Heyder Lino Ferreira
Inicialmente agradecemos o seu contato.
Em atenção ao seu e-mail, registro nº 20111024-14404, referente ao modelo XT 1200Z Super Ténéré, informamos que o óleo que sai de fábrica na motocicleta é SAE 80 API GL-4 genuíno Yamaha.
Porém, conforme consta no manual do proprietário, pode-se utilizar também a especificação SAE 80 API GL-5.
Em caso de dúvidas, orientamos que consulte o manual página 6-15 ou a concessionária autorizada Yamaha.
Estamos a disposição também através do telefone (11) 2431-6500 (de segunda a sexta feira em horário comercial, exceto feriados).
Atenciosamente,
Renata Freitas
SAC PRODUTOS
Yamaha Motor do Brasil Ltda."
Notem amigos do forum, que o produto ORIGINAL e recomendado pela fábrica (no Japão) é o GL-4. O óleo GL-5 também PODE ser utilizado, mas sendo assim, vou preferir trocar o meu pelo GL-4.
BMW R1200 GS 2014
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
cezariomaia, qual é o API deste óleo da Motul? Quanto custou?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
- cezariomaia
- Usuário+
- Mensagens: 167
- Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
- Cidade onde mora: Natal, RN
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Heyder, olha aí no mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cmbio-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Classificação API GL-4, GL-5 e Mil-L-2105 D
Classificação API GL-4, GL-5 e Mil-L-2105 D
BMW R1200 GS 2014
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Eu achei esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-novo-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Achei barato para 2 litros. Se chegar, vai dar para muitas trocas ainda!
Achei barato para 2 litros. Se chegar, vai dar para muitas trocas ainda!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
- cezariomaia
- Usuário+
- Mensagens: 167
- Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
- Cidade onde mora: Natal, RN
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Pessoal, estas fotos a seguir são da troca do óleo do eixo cardã. Prestem atenção que o óleo é cinzento, indicativo da presença do dissulfeto (ou bissulfeto) de molibdenio (MoS²) no óleo. Como já havia dito, o MoS² é um super anti-atrito. Vejam as partículas metálicas (uma poeira) "agarradas" pelo imã do bujão:
BMW R1200 GS 2014
- Lobo
- Usuário+
- Mensagens: 238
- Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Bela e Santa Catarina
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Quanto melhor,,, melhor....
O cardã da Drag Star , shadow 750 , virago 535 ,... também usa SAE 80 API GL4 óleo para engrenagens hipóides.
O cardã não tem várias marchas, engrenagens, acoplando e desacoplando, recebendo impactos nas trocas, arranhando e etc. (não é uma caixa de câmbio)
é apenas um único acoplamento permanentemente engrenado.
O GL4 atende perfeitamente as especificações.
Mas, quanto melhor.....melhor.
Vejam o link http://www.racinglub.com.br/auto_tran.htm
Quanto ao motul tem dois tipos :
1> para caixas de câmbio ruidosa com acréscimo de Mos2 o Gear BOX 80w90 para mecanismos com problemas.
"Recomenda-se especificamente para caixas de velocidade e transmissões muito "ruidosas"
"Bissulfeto de Molibdenio (MoS2): Aditivo sólido que reforça a propriedade EP e minimiza ruídos
de funcionamento. Reduz o ruído de mecanismos mal ajustados ou deformados pelo uso."
2> sem Mos2 HD 80w90 que "Permanece no grau 90 mesmo depois do serviço mais severo"
MAS a Yamaha pede grau SAE 80 para cardã gl5 ou SAE 80 para hipóide GL4
O cardã da Drag Star , shadow 750 , virago 535 ,... também usa SAE 80 API GL4 óleo para engrenagens hipóides.
O cardã não tem várias marchas, engrenagens, acoplando e desacoplando, recebendo impactos nas trocas, arranhando e etc. (não é uma caixa de câmbio)
é apenas um único acoplamento permanentemente engrenado.
O GL4 atende perfeitamente as especificações.
Mas, quanto melhor.....melhor.
Vejam o link http://www.racinglub.com.br/auto_tran.htm
Quanto ao motul tem dois tipos :
1> para caixas de câmbio ruidosa com acréscimo de Mos2 o Gear BOX 80w90 para mecanismos com problemas.
"Recomenda-se especificamente para caixas de velocidade e transmissões muito "ruidosas"
"Bissulfeto de Molibdenio (MoS2): Aditivo sólido que reforça a propriedade EP e minimiza ruídos
de funcionamento. Reduz o ruído de mecanismos mal ajustados ou deformados pelo uso."
2> sem Mos2 HD 80w90 que "Permanece no grau 90 mesmo depois do serviço mais severo"
MAS a Yamaha pede grau SAE 80 para cardã gl5 ou SAE 80 para hipóide GL4
Heyder escreveu:Pessoal, mesmo com aresposta do SAC, resolvi fazer um interrurbano para a Yamaha (a miserável dispõe de 0800 para SAC... ) e falar com um engenheiro mecânico para tirar toda e qualquer dúvida que ainda pairava em minha cabeça. Minha pergunta foi direta: Entre o óleo SEA 80W API GL-4 e GL-5, qual deveria merecer minha preferência para a transmissão cardã da XT1200Z? Resposta: "Ambos podem ser utilizados, mas entre um e outro, eu preferiria o GL-4 por 2 motivos simples: 1) O óleo genuíno Yamaha fornecido mundialmente para essa transmissão é o GL-4; 2) É o mais adequado ao propósito de uma moticicleta Off-Road." Além disso, ele me disse que dificilmente eu acharia um óleo SAE80W API GL-5; teria que usar um SAE 80W90 API GL-5, o que já não segue exatamente o grau de viscosidade recomendado.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ
Será que este que comprei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-novo-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; é tão diferente deste que o Cesário comprou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cmbio-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;? Afinal a diferença de preço é grande considerando o volume adquirido... mesmo ambos sendo Motul. Me parece que a diferença é apenas a presença do MoS²...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!