TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Heyder » 11 Nov 2011, 21:32

Popeye, (tirando o P#$&%@ :mudo:), concordo em número e grau com você! :ohhhhh: :ohhhhh:
Obrigado ao KaBlack pela excelentes orientações e esclarecimentos fantasticamente didáticas! O sub-forum da Super Ténéré está bombando de ALTO NÍVEL!!!! :rock: Aditivado com API GL-5!!! :lol:
Daqui a pouco vai ter gringo perguntando se não dá pra fazer um espelho do fórum em "english"... :gargalhada:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por kablack » 11 Nov 2011, 22:07

:thumbup: :thumbup:
Às ordens!!!
:thumbup: :thumbup:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Lobo » 05 Jan 2012, 13:49

A minha está com SAE 80 GL4, trocado na revisão dos 1000 Km, mas eles também não tinham na loja e a própria concessionária foi comprar o da Lubrax,
na retirada do óleo original, estava no imã da porca, um bocadinho de limalha,, não deixem de trocar.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por cezariomaia » 12 Mar 2012, 18:41

Heyder escreveu:Pois é... segundo o manual, pode ser um ou outro (GL4 ou GL5).
Diante de tantas diferenças entre um e outro, segundo a Petrobrás, estamos tentando descobrir qual vem originalmente na motocicleta, já que ela é importada. Teoricamente, este seria o "mais" correto. Até agora, não recebi resposta da Yamaha. Estou pesquisando em sites estrangeiros e fiz a pergunta também para a Yamaha de Portugal.

EDIT: Acabei de receber a resposta do SAC da Yamaha:

"Prezado Senhor Heyder Lino Ferreira

Inicialmente agradecemos o seu contato.
Em atenção ao seu e-mail, registro nº 20111024-14404, referente ao modelo XT 1200Z Super Ténéré, informamos que o óleo que sai de fábrica na motocicleta é SAE 80 API GL-4 genuíno Yamaha.

Porém, conforme consta no manual do proprietário, pode-se utilizar também a especificação SAE 80 API GL-5.

Em caso de dúvidas, orientamos que consulte o manual página 6-15 ou a concessionária autorizada Yamaha.
Estamos a disposição também através do telefone (11) 2431-6500 (de segunda a sexta feira em horário comercial, exceto feriados).

Atenciosamente,

Renata Freitas
SAC PRODUTOS
Yamaha Motor do Brasil Ltda."


Notem amigos do forum, que o produto ORIGINAL e recomendado pela fábrica (no Japão) é o GL-4. O óleo GL-5 também PODE ser utilizado, mas sendo assim, vou preferir trocar o meu pelo GL-4.
Pessoal, esta resposta do SAC da Yamaha não procede. Assistí a troca do óleo da minha ST e o óleo que sai do cardã é de cor chumbo. Este óleo contem dissulfeto de Molibdênio que é um super anti-desgaste. Eu já sabia disso lendo em um fórum americano ( http://www.yamahasupertenere.com/" onclick="window.open(this.href);return false; ) e de antemão, encomendei via Mercado Livre o Motul Gear Box 80W90 com o bendito dissulfeto de molibdenio (MoS²). Custou uma nota, mas só se usa 200 ml em cada troca, portanto dá prá 5 trocas ou seja, até os 100mil km.

Imagem
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Heyder » 12 Mar 2012, 19:08

cezariomaia, qual é o API deste óleo da Motul? Quanto custou?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por cezariomaia » 12 Mar 2012, 20:30

Heyder, olha aí no mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cmbio-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Classificação API GL-4, GL-5 e Mil-L-2105 D
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Heyder » 13 Mar 2012, 21:21

Eu achei esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-novo-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Achei barato para 2 litros. Se chegar, vai dar para muitas trocas ainda!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por cezariomaia » 24 Mar 2012, 21:17

Pessoal, estas fotos a seguir são da troca do óleo do eixo cardã. Prestem atenção que o óleo é cinzento, indicativo da presença do dissulfeto (ou bissulfeto) de molibdenio (MoS²) no óleo. Como já havia dito, o MoS² é um super anti-atrito. Vejam as partículas metálicas (uma poeira) "agarradas" pelo imã do bujão:
Imagem Imagem
Imagem
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Lobo » 25 Mar 2012, 18:33

Quanto melhor,,, melhor....

O cardã da Drag Star , shadow 750 , virago 535 ,... também usa SAE 80 API GL4 óleo para engrenagens hipóides.

O cardã não tem várias marchas, engrenagens, acoplando e desacoplando, recebendo impactos nas trocas, arranhando e etc. (não é uma caixa de câmbio)

é apenas um único acoplamento permanentemente engrenado.

O GL4 atende perfeitamente as especificações.

Mas, quanto melhor.....melhor.

Vejam o link http://www.racinglub.com.br/auto_tran.htm

Quanto ao motul tem dois tipos :
1> para caixas de câmbio ruidosa com acréscimo de Mos2 o Gear BOX 80w90 para mecanismos com problemas.
"Recomenda-se especificamente para caixas de velocidade e transmissões muito "ruidosas"
"Bissulfeto de Molibdenio (MoS2): Aditivo sólido que reforça a propriedade EP e minimiza ruídos
de funcionamento. Reduz o ruído de mecanismos mal ajustados ou deformados pelo uso."

2> sem Mos2 HD 80w90 que "Permanece no grau 90 mesmo depois do serviço mais severo"

MAS a Yamaha pede grau SAE 80 para cardã gl5 ou SAE 80 para hipóide GL4
Heyder escreveu:Pessoal, mesmo com aresposta do SAC, resolvi fazer um interrurbano para a Yamaha (a miserável dispõe de 0800 para SAC... ) e falar com um engenheiro mecânico para tirar toda e qualquer dúvida que ainda pairava em minha cabeça. Minha pergunta foi direta: Entre o óleo SEA 80W API GL-4 e GL-5, qual deveria merecer minha preferência para a transmissão cardã da XT1200Z? Resposta: "Ambos podem ser utilizados, mas entre um e outro, eu preferiria o GL-4 por 2 motivos simples: 1) O óleo genuíno Yamaha fornecido mundialmente para essa transmissão é o GL-4; 2) É o mais adequado ao propósito de uma moticicleta Off-Road." Além disso, ele me disse que dificilmente eu acharia um óleo SAE80W API GL-5; teria que usar um SAE 80W90 API GL-5, o que já não segue exatamente o grau de viscosidade recomendado.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: TÉNÉRÉ 1200 - ÓLEO DO EIXO CARDÃ

Mensagem por Heyder » 01 Abr 2012, 08:43

Será que este que comprei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-novo-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; é tão diferente deste que o Cesário comprou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cmbio-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;? Afinal a diferença de preço é grande considerando o volume adquirido... mesmo ambos sendo Motul. Me parece que a diferença é apenas a presença do MoS²... :crazy:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder