Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 30 Set 2011, 19:45

popeye escreveu:SE FOSSE POSSIVEL DAR UM EFEITO VISUAL PARECIDO AO DA 660, FICARIA LEGAL
Imagem
Pois é... muito bonito, mas é que aqui foi projetado exatamente assim... na XT1200Z teremos de fazer uma ADAPTAÇÃO... :mrgreen: Estou estudando a melhor forma de fazê-lo. Pensei em 2 ponteiras iguais às do primeiro tópico. O prolema é criar o "Y" que comunicará o tubo único que "sobra" do escapamento original para as ponteiras. Há de se pensar no calor, nas articulações da balança, etc... Outro adendo é encontrar alguém que possua critério para fabricá-lo... :oremos:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Yamante_RJ » 02 Out 2011, 19:38

Será que a "jeiscapi" (rsrsrss) não vai lançar??? Eles são feras nisso!!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 18 Out 2011, 08:08

Gostei do ronco grosso da ponteira que o popeye colocou na ST dele. Comprei 2 ponteiras iguais com o mesmo vendedor, Wesley. Fui muito bem tratato. Assim que chegar, farei a adaptação e depois posto fotos e vídeo pra galera do forum. :joinha:

Edit: Pessoal, nem sempre empresas de motopeças são competentes e atenciosos. Assim, acho que vale compartilhar com todos quando somos bem atendidos. Em minha compra na http://www.autoxtreme.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; fui muito bem atendido pelo vendedor Wesley. Percebi que a loja valoriza o cliente. Podem comprar tranquilos. :palmas:

Recebi as 2 ponteiras azuis ontem, perfeitas e bem embaladas. Agora só falta "montá-las"! Eis a questão!!!

Edit2: Popeye, estava olhando melhor o vídeo da sua ponteira, e notei os piscas que você colocou na sua ST. Eles não são os originais de LED da Yamaha, correto?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 29 Out 2011, 18:35

Enfim, aí está a moça devidamente TURBINADA, com 2 ponteiras X-RACE azuis. Particularmente achei que ficou muito bonita, principalmente vista por trás, não?!! Agora sim: uma 1200cc merece 2 turbinas!!! Inspire-se D. Yamaha!!! :animadao:
Imagem

Imagem
Deem uma olhada no trabalho detalhado AQUI.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por newson » 30 Out 2011, 00:52

Heyder
Uma dúvida : Este belo escape azul não teria que ficar coberto pela proteção de amianto original para não esquentar?

Coloquei hoje o meu akrapovic, ficou bom.
Mas sinceramente não aconselho em relação ao custo do investimento. A diferença mal se nota em termos de desempenho e de som.
Não me arrependo, mas se tivesse que decidir novamente não o teria colocado.
Na minha opinião claro.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 30 Out 2011, 00:57

Sim, Newson, eles esquentam bastante e são sim necessárias as proteções, pelo menos cobrindo o primeiro terço dos escapes. Como eles são muito bonitos e vistosos, da dó de cobrí-los, mas as pernas dos mais afoitos e desavisados agradecem! Vou encomendar um par de coberturas em fibra de vidro recobertos internamente por manta de alumínio (a mesma que se usa em motores de carros).
Imagem
Olha aí a diferença entre uma original e a minha exclusiva! :animadao:
Quanto ao Escapamento Akrapovic, já ouvi falar que é mais status que performance. Uma pergunta: Você precisou mexer nos ajustes dos CO1 e CO2? Veio alguma recomendação do fabricante para isso?

Particularmente gostei do som final dos X-Race. Ficou mais encorpado e grosso. Posso fazer essa comparação porque há um amigo aqui em Canaã que tem outra XT1200Z igual à minha, porém, toda original (foto acima). No Pará, somos os detentores das 2 únicas espécimes! :rock: O Popeye colocou um único escape X-Race e o som ficou muito bom. Você já deu uma olhada no VÍDEO?

Poste fotos da sua!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

popeye
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por popeye » 31 Out 2011, 21:02

amei. vou fazer igual na minha. P A R A B E N S!!!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 01 Nov 2011, 09:33

Obrigado. Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma ajuda, é só falar.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

popeye
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por popeye » 01 Nov 2011, 09:35

Heyder, os meus piscas nao sao originais da Yamaha, comprei-os no mercado livre. Sao até bonzinhos e fortes a noite, alem de baratos.
Amigo, depois detalha pra gente como voce consegue regular a mistura dos gazes no painel da ST.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Ponteira Esportiva

Mensagem por Heyder » 01 Nov 2011, 19:42

Popeye, esse detalhe do CO é polêmico e complicado de explicar desde que tinha a FZ6. Não há um concenso em relação a como funciona REALMENTE esse ajuste e a Yamaha não se pronuncia (acho que nem eles sabem direito como fazer isso... :mudo:). Em ambos os Manuais de Serviço (FZ6 e XT1200Z, as informações são muitos simplistas e sem detalhes. No manual da XT1200Z, pág. 3-16, o título é "Ajuste do Volume do Gás de Escape", mas apenas ensina como fazer a configuração, não dá detalhes de como funciona este ajuste. Assim, a coisa é meio empírica, na tentativa e erro. Parece (minha humilde opnião) que o ajuste regula a mistura ar/combustível, deixando-a mais rica (0 à +50) ou mais pobre (-1 à -50). Na verdade, o CO é detectado pelas 2 sondas lambda presentes nos 2 canos de escape, enviando estas informações à ECU que regula "on-line" a mistura ar/combustível de acordo com a exigência do acelerador e o ajuste feito pelo usuário no CO.

Verifique na sua moto, se o padrão de fábrica é -15 para ambos os COs (deve ser). Na prática, notei uma diferença para melhor na marcha lenta da moto com os novos escapamentos, quando os mudei para 0 (zero). Teoricamente, enrriqueci a mistura, e isso deve me gerar mais consumo... estou testando.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder