ST 1200 x BMW R 1200 GS x MULTISTRADA x . . .

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

ST 1200 x BMW R 1200 GS x MULTISTRADA x . . .

Mensagem por msfazer » 01 Ago 2011, 15:06

Bom galera... eis o motivo da venda da minha FZ6.

Quero ir para uma Big Trail. A questão é:
A nossa querida Yamaha parece ter feito uma máquina e tanto com a ST1200.

Porém, a Iamarra Braziu não se esforça em nada no pós venda. Costuma tirar de linha, parar de importar, deixa os consumidores na mão com acessórios e peças....

E na concorrência, temos a ótima e consagrada BMW R 1200 GS. A diferença de preço, das duas 0km, é de R$12 mil (ST a 60k, GS a 72k).

Eu acabei optando pela BMW R1200GS Premium. Já fechei a compra de uma usada (2008) com 5500 km rodados, com diversos opcionais - Computador de bordo, Manoplas aquecidas, ABS deconectável, protetores de cabeçote, pisas LED, por aí vai. Só falta eu vender a FZ6N pra eu montar na motoca. Já dei sinal pro proprietário atual e vou encarar uma mudança tanto de estilo, qto de padrão, hehehehe! Mas já tô sonhando com o maquinão!

Vantagem das ST1200 de série é o controle de tração de série, que é opcional nas BMW's. Consumo, performance, conforto e, evidentemente, status, a BMW leva uma certa vantagem.

Mtas coisas são oferecidas nas duas, como regulagem de suspensão, altura da bolha regulável, etc - Tudo como série.

O meu objetivo era uma F800GS. Mas o preço do seguro está impraticável para o meu perfil. Já o da 1200 fica dentro de uma realidade adequada. Vai entender..........

Enfim, eu não quero criar intriga, mas acho que a ST1200 deve algumas coisas à 1200GS Premium. Além, claro, da diferença entre as máquinas - A BMW, em diversos testes que li e vi na internet, é tida como sensivelmente superior.

Qual sua impressão com relação a essa comparação e escolha?

Abs!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Helano » 01 Ago 2011, 15:20

Intriga?? porque?? nem todas as motos boas do planeta são Yamaha....

Parabéns pela aquisição cara, sem dúvida nenhuma uma máquina e tanto. Desejo a você muitos kms de felicidade com essa preciosidade e coloca aí pra gente fotos, impressões etc...

Abraço cara!!

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Savério » 01 Ago 2011, 15:55

Não conheço bem nem uma nem outra pra opinar, mas quanto a BMW ser consagrada isso é claro pois a T1200 ta começando a andar agora comparado com a GS q já tem anos de estrada... não sei se é verdade mas já li q o motor boxer é ultrapassado e da muitos problemas, quanto a ser ultrapassado tudo bem as GS’s hj são as únicas q a inda recebem estes motores, mas não me lembro de queixas sobre problemas com eles... a verdade é uma só, ambas são motos maravilhosas e qualquer uma das duas ficariam muito bem na minha garagem ;)

Sucesso com a nova moto ;)

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por msfazer » 01 Ago 2011, 16:30

Grande Helano!
Cara, aqui a galera é mais sussa, mas sempre tem quem carrega a bandeira HONDA, YAMAHA.... Eu, particularmente, não entro nessa pilha, carregoo a bandeira da motocicleta em si. Aí já deixo claro que a minha intenção não é provocar. Até pq, eu sou o feliz proprietário de 2 motocas da Yamaha e minhas melhores motos foram YAMAHA.

Fala Savério!
Cara, eu nunca ouvi falar de motor da BMW dar problema. Isso pra mim é inédito. Sei que não existe projeto perfeito, que cada um tem seu calcanhar de aquiles. E é aquilo que eu disse pro Helano: não carrego uma bandeira que é minha. O que eu pesquisei e li sobre a moto é que ela tem durabilidade fantástica!
Talvez seja o seguinte: O motor boxer é refrigerado a ar. Aí pode ser que o risco de problemas em locais muito quentes seja maior. Se for o caso, aí é programar a viagem para horários em que esse "detalhe" cause menos impactos na moto.

Mas valeu a dica, vou me informar mais a respeito!

De qq forma, o clima aqui não é tão forte pra trazer esses problemas. Mas talvez, no atacama, cause.... Vai saber!

Abs!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Kakko » 01 Ago 2011, 17:01

As BM são ótimas indiscutivelmente..a ST1.2 tbm...

Sinceramente não saberia dizer de batepronto qual eu escolheria, mas provavelmente a ST.

O que não gosto nas BM "boxer" é exatamente isso....

Caso um dia eu decida optar pela escolha, daí vou pesar os contras e prós de cada modelo.

Parabéns e boa sorte com a máquina :palmas:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Pc Zafanelli
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 17 Jun 2011, 14:59
Cidade onde mora: Umuarama/Pr

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Pc Zafanelli » 01 Ago 2011, 23:45

Olá a todos motociclistas...

Eu já tive oportunidade de rodar com a GS 1200 std, GS 1200 premium, e hoje estou com uma ST 1200.
Cada uma tem seus prós e contra, na minha opinião "particular" não trocaria a ST pela GS, a não ser talvez pela Adventure, que tem algumas "frescuras" a mais... rsrs, mas nunca rodei com ela!

O problema principal da BMW para mim, 1º) foi na hora de manobrar e estacionar, todas as vezes lembrava daquele motor batendo contra minha canela, 2º) outro ponto a ciclistica, vc fica posicionado mais abaixo com relação a ST, que vc fica mais por cima, numa posição mais alta offroad (ou moto de enduro). 3º) vibração a BMW tem uma leve tendência para direita (não sei se é impressão minha), mas me incomodou um pouco... e o mais importante que quero citar, as 4º) conceionárias e 5º) revesões. Concecionárias = pelas quais eu fui... o atendimento fraco, sem muita atençao ao cliente, com exeto em Florianópolis que sempre fui bem atendido. Revisões = caríssimas (10mil km 1.800,00/1.900,00), talves pq pagamos pela marca, BMW. Fora isso a BMW sai na frente, pela sua referência em todo mundo, e com um grande grupo de motociclistas da BMW motorrad.

Já a ST, você encontra concessionária em qualquer lugar... facilmente, e até agora sempre bem atendido, revisões rápidas e baratas (128,00) a primeira! Para mim, tem uma posição de pilotagem onde me adaptei melhor, motor forte, ótima suspensão, gostei muito da motocicleta. Hoje eu não trocaria por outra.

Finalizando; o que realmente importa BMW x YAMAHA ou entre GS x ST, nos motociclistas devemos ser sempre unidos independente de marca ou modelo e procurar acelerarrrr, rodar, viajar, conhecer novos lugares, e com novas amizades!

Ambas são boas, valente, robusta e vale o gosto de cada um!!!!

Espero ter ajudado!

Grande Abraço a todos.

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Gadz » 02 Ago 2011, 01:04

Pc Zafanelli escreveu: 3º) vibração a BMW tem uma leve tendência para direita (não sei se é impressão minha), mas me incomodou um pouco...
Isso também me incomodou. Mas ao andar na ST eu também percebi um pouco de tendência lateral. Acho que é característica do cardã. ;)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por doug01n » 02 Ago 2011, 09:59

Isso é característica do cardã mesmo, pelo que já ouvi muito falar, e pela física tem sentido. O cardã gira e a variação do movimento giroscópico durante a aceleração que faz com que haja uma força que tende a tirar a traseira da moto de lado. Muito cuidado em curvas, a tendência da moto é diferente em curvas para a direita e para a esquerda. Para um lado, nas saídas ela finca a traseira no chão, e para o outro, ela tende a destracionar mais facilmente. Com o controle de tração ligado, isso deve diminuir bem, mas ainda tá lá.

Quanto às tecnologias, a ST está com um projeto bem mais recente, porém é uma moto nova, com motor novo, tudo novo. A BMW tem a suspensão dianteira com anti-mergulho, que eu comprovei ao andar na 1150GS 2003, funciona espetacularmente.

Uma das versões (não lembro se a premium ou a adventure tem as suspensões reguláveis, mas a vantagem enorme sobre a ST é que a suspa é regulável eletronicamente. Na ponta dos dedos vc tem 9 tipos pré-definidos de ajuste, o que permite que estes ajustes sejam feitos de forma muito mais confortável e prática que na ST. (aliás, acho que só faltou isso na ST).

No mais, acho que as 2 são ótimas motos, infelizmente minha experiência com elas na prática é perto de 0 (só andei na 1150GS, e achei um maquinão).

Boa sorte com a 1200, e não esqueça de rechear o sub-forum "outras motos" com as suas impressões, fotos, modificações e viagens com o seu novo monstrinho!
Administrador

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por msfazer » 02 Ago 2011, 16:58

Zafanelli, gostei mto do seu relato! Valeu por compartilhar! E com certeza, ajudou muito!

Doug - Pra mim, novidade esse lance das motos com cardã puxarem pro lado. Mas é bom saber disso antes de "estilingar" com ela em alguma saída de curva, hehehehe.

Infelizmente, a impossibilidade de testar a ST1200 não me dá o direito de fazer comparações entre o comportamento delas como máquina, posição de pilotagem, etc. Apenas dos opcionais, que foi no que foquei qdo descrevi minha escolha aí em cima. E questões como bater canela nos cabeçotes do boxer nem me ocorreu na BMW que rodei, pq só dei uma volta na quadra, rsss.....

Sobre concessionárias e revisões, como sou de SP, isso deve ser menos problemático. Aliás, o pessoal que tem as BMW's elogia fortemente o serviço das CC's.
Eu, particularmente, não gosto do atendimento de NENHUMA. Falo isso como (ex e atual) proprietário de motos Hondas e Yamaha. Acho todas careiras e todas com qualidade de serviço questionável. Mas esse valor (R$2K) da BMW realmente é pra pagarem até uma proficional do séquiço pra vc!

Eu tenho uma FZ6. E apesar de vc encontrar CC`s da Yamaha facilmente, vc não encontra quem mexe com essas motos médias/grandes facilmente. Se precisar de peça pra uma Yamaha importada, senta, espera e paga caro igual o dono de BMW. Isso eu sei que é assim até qdo tive uma fazer 250 ou na honda, qdo tive uma Tornadinho! E me preocupa que a Yamaha costuma "desistir" muito facilmente de alguns modelos, como foi com a TDM900, MT03, MT01...

Essa postura das "grandes" brazucas me fizeram aceitar o risco de ter uma BMW.
O cara de quem vou pegar a moto é fanático pela Yamaha, teve DT180, DT200, Ténéré 600, SuperTé750... Ele me disse:
"Não importa se vc vai pegar a minha, pegue uma BMW"

Eu falo isso pro pessoal que vem ver minha FZ6. Eu falo "Não importa se vc vai pegar a minha, mas se for pegar uma naked média, pega a FZ6". Falo isso pq sei que é a melhor naked média que temos no Brasil. A linha de racioncínio do cara é idêntica a minha e me convence imediatamente, hehehehe!

Bão... com o tempo vou dizer se fiz uma boa escolha. Como máquina, qq uma que eu escolhesse, estou certo que teria feito bom negócio. Mas esse pós venda que é complicado... Até pq, só devo montar na moto lá pro fim de outubro...

Abs!

Savério
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 X BMW R 1200 GS

Mensagem por Savério » 03 Ago 2011, 16:18

realmete o pós venda é algo a se levar e muito em consideração, volte meia vou na cc da BMW aqui da minha cidade e sempre sou muito bem atendido, meu irmão leva a Harlei dele pro pessoal da oficina mexer e os caras são gente finícima... a minha Tzinha só toma banho lá, é até engraçado quando vou pegar ela sempre esta no meio das gigantes BM's e a bichinha chega sumir entre as GS's.

Responder