Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Heyder » 01 Dez 2011, 23:37

Eu fiz o seguinte esquema: o terminal 30 do relé foi ligado no fio VERMELHO do conector original dos faróis auxiliares, que é um +12Vcc contínuo. O 87 liga-se aos positivos dos faróis. O 86 ao terra (chassi) e o terminal 85 eu liguei ao terminal central de uma pequena chave de 3 posições:

- Chave no meio: Terminal 85 sem conexão (Faróis desligados)
- Chave na posição 1: Terminal 85 ligado ao +12Vcc do farol alto (faróis ligam juntamente com o farol alto)
- Chave na posição 2: Terminal 85 ligado ao fio MARROM +12Vcc pós-ignição do conector original dos faróis auxiliares (faróis ligados sempre que a chave de ignição estiver ligada).

Optei por esse sistema por um motivo muito simples: na estrada, só me interessa estar com os faróis auxiliares ligados se puder trafegar com a maior iluminação possível; assim, a chave fica na posição 1. Caso necessite utilizar um facho de luz forte sem estar com o motor ligado, posso utilizar a posição 2. E se desejar que os faróis auxiliares não acendam nunca, deixo a chave desligada. Vou fazer um esquema elétrico e postar aqui para a avaliação de vocês. :joinha:
Editado pela última vez por Heyder em 02 Dez 2011, 15:34, em um total de 3 vezes.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

popeye
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por popeye » 02 Dez 2011, 09:23

Heyder, voce que já "desmontou e futricou" (rsrsrsrsrsrsr) sua ST, sabe me falar se o trajeto desse terminal que vem na ST, o fio vermelho que voce citou em questão. se essa ligação vem "livre e seca" da bateria ou ha algum fusível ou relé no meio dela?

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Heyder » 02 Dez 2011, 15:20

O fio VERMELHO a que me refiro vem do conector padrão de fábrica para ser utilizado para os faroís de neblina e aquecedor de manoplas (acessórios originais) e TEM sim um fusível de 20A antes dele. Dá uma olhada no manual, na página de fusíveis. Você o achará lá sob número 12 e nome de "Fusível O/P".

Obs: Este conector é BRANCO e tem 3 fios: VERMELHO (+12Vcc constante); PRETO (Terra/Chassi) e MARROM (+12Vcc pós-chave). Todos os +12Vcc são servidos pós o fusível de 20A; :joinha:

O esquema fica assim:

Imagem
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Felipe Pinho
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Jun 2013, 09:21
Cidade onde mora: Cabo Frio/RJ

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Felipe Pinho » 23 Jun 2013, 10:08

Mas os faróis sao bons?

Eu uso os da GIVI e os acho bons.... Mas nao ótimos.... Alguém usa outro e o que acham?

jcppr9
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Jun 2013, 10:31
Cidade onde mora: Niteroi/RJ

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por jcppr9 » 30 Jun 2013, 22:22

Salve Heyder! Muito bom seu esquema dos faróis auxiliares contudo, o amigo poderia me indicar onde achar o chicote dedicado aos faróis auxiliares e o do aquecedor de manopla? Outra duvida é que, pelo que pude ver no esquema elétrico, o fio marrom sai do circuito de sinalização, ie, tem 12vcc mas tem capacidade de corrente reduzida. pode confirmar? Forte abraço!

jcppr9
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Jun 2013, 10:31
Cidade onde mora: Niteroi/RJ

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por jcppr9 » 12 Jul 2013, 18:01

Outra coisa, alguém poderia dar sugestão para confecção de suporte para farois auxiliares? Comprei um pra igual ao do Heyder mas gostaria de conhecer sugestões para instalá-los tipo altura e afastamento dos farois principais, elevação sobre o paralama dianteiro, caminhamento dos cabos, local para o relé etc. Agradeço se puderem ajudar. Paz, saúde e muiiiiitos km

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Lobo » 15 Jul 2013, 17:37

Fica atrás da tampa lateral direita ( com três plugues) ( com quatro é para o aquecedor de manoplas)

no meu caso não usei esse conector, liguei direto na bateria o principal o + e o -, depois emendei direto nos fios desse conector ( se quiser não corte fora, apenas descasque os fios antes do plugue e solde) o terra e o positivo baixa amperagem para o botão(via relé)



o Relé tem lugar próprio na ST, vc vai colocá-lo ao lados dos já existentes, tem suporte pronto, vc terá que abrir além da tampa lateral grande, abrir também a tampa lateral superior direita pequena.

Quanto a altura, vc deve se distanciar o máximo possível do para-lama, pois no amortecimento ele se aproxima bastante. E quanto a posição cabe a vc escolher se quer que atue como milha(direcionado para o alto) ou como farol de neblina ( para baixo e lados).

Meu suporte fiz a partir de uma cantoneira de aço, fura pinta, dobra, ajeita. etc

Imagem

Imagem
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

jcppr9
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Jun 2013, 10:31
Cidade onde mora: Niteroi/RJ

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por jcppr9 » 16 Jul 2013, 20:21

Lobo, grato pela resposta. Estou pensando em aproveitar os conectores originais pois já vem de um circuito preparado com proteção etc. Porém, não estou encontrando os terminais tipo agulha para inserir no conector original. O mesmo com uma botoeira adequada liga-desliga. Você ou o Heyder poderiam dar uma sugestão? Forte abraço!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Lobo » 17 Jul 2013, 13:30

Não se preocupe tanto com o botão, não precisa ser especial a prova d'água ou de sangue azul, em caso de chuva o máximo que aconteceria seria ligar o farol ( muito improvável de acontecer, talvez se a moto cair dentro do mar). Nesse botão chegará o positivo de baixa amperagem pós ignição, e só. Ele será apenas interrompido, no liga desliga, (sugestão: no mercado livre tem interruptor de emergência para moto)

Quanto ao conector original, a sugestão já foi dada, descasque e solde os fios antes do conector original. Compre uma fita isolante chamada auto fusão, após algumas horas ela reage e se transforma em um emborrachado de isolação perfeita (preço 15,00)


Preço médio 20,00 + frete
Imagem


Imagem
Ponto de massa é o fio negativo ou o chassi que também é todo ligado no negativo da bateria
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Pc Zafanelli
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 17 Jun 2011, 14:59
Cidade onde mora: Umuarama/Pr

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Pc Zafanelli » 18 Jul 2013, 09:05

Vocês estão parecendo o Professor Pardal... Inventando as engenhocas!!! rsrs...
Eu instalei o farol da Givi, acredito que sejam bons...

Ainda vou testar acelerando para Brasília no Moto Capital, vou sair às 4:30 da manhã!


:joinha:

Responder