Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
marcelobaraldi
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2019, 16:01
Cidade onde mora: Jaú- São Paulo

Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por marcelobaraldi » 19 Mar 2019, 11:42

Olá gente boa, estou com freio traseiro da minha super t dando problema, ja fiz de tudo, só não troquei o módulo do ABS, o freio vai sumindo e fica zerado, estou preocupado, por favor alguem pode me ajudar neste caso?

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por Eniot » 20 Mar 2019, 10:37

Não sei se você participa do grupo do Whatsapp. Lá tem alguns relatos deste defeito em modelos da geração até 2014. Alguns foram resolvidos com uma limpeza geral nas linhas de freio e uma sangria de acordo com as instruções do manual de serviços.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

marcelobaraldi
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2019, 16:01
Cidade onde mora: Jaú- São Paulo

Re: Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por marcelobaraldi » 21 Mar 2019, 11:41

Eniot escreveu:Não sei se você participa do grupo do Whatsapp. Lá tem alguns relatos deste defeito em modelos da geração até 2014. Alguns foram resolvidos com uma limpeza geral nas linhas de freio e uma sangria de acordo com as instruções do manual de serviços.

Enio
Olá Eniot , bom dia, sou novo aqui, porem ja tenho tenere 600 desde 94, em 98 peguei 750 que fiquei 20 anos e setembro passado comprei minha super 1200, estou contente com esta maquina, não sou do grupo do whatsap, gostaria de poder falar com quem ja teve essse problema que esta dando dor de cabeça, ja sangrei varias vezes e estou pensando ate em isolar o abs traseiro, se vc poder me orientar agradeço de coração, obrigado, tudo de bom a vc

fernandopanucci
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Dez 2020, 09:57
Cidade onde mora: salto/sp

Re: Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por fernandopanucci » 11 Dez 2020, 12:20

Olá a todos sou novo aqui no fórum, a minha deu este mesmo problema, trava o freio trazeiro, e acende a luz do ABS, já troquei o fluido, o erro que aparece na minha é cod. 73, encontrei a solução no manual de serviços, vou soltar 2 pontos e pressurizar com ar para limpar o sistema e depois montar tudo novamente, e vamos ver se vai resolver.
Editado pela última vez por fernandopanucci em 11 Dez 2020, 12:43, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
diegoehmke
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 23 Mar 2018, 11:14
Cidade onde mora: Jaraguá do Sul/SC
Localização: Jaraguá do Sul/SC

Re: Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por diegoehmke » 11 Dez 2020, 12:40

Oi Fernando, cara achei num guia de serviço aqui>
Codigo: 73
Sintoma: Diferença anormal entre a pressão do cilindro mestre e da pinça do freio traseiro.
Ponto de inspeção:
Fluido do freio;
testes do funcionamento da unidade hidráulica;
Mangueira do freio da roda traseira;
Cilindro mestre do freio traseiro;
Pinça do freio traseiro;
Conjunto da unidade hidraulica
provável causa do mau funcionamento:
Cilindro mestre e pinça de freio;
Fluido de freio;
Mangueiras do freio;
Conjunto da unidade hidráulica.
(Ò.ó)“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Problema com freio traseiro da minha super tenere 1200

Mensagem por Ander » 12 Dez 2020, 18:34

Freio traseiro costuma formar uma gosma branca nas mangueiras por falta de troca do fluido, já ouvi alguns casos, principalmente das primeiras 11/12.

O ideal é soltar as mangueiras e lavar, e depois fazer várias sangrias fazendo o teste do ABS, para que o fluido de dentro do módulo seja jogado na linha e vá saindo pelo sangrador

Responder