Página 3 de 4

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 11 Out 2011, 20:37
por Guyuga
Segue a reportagem:
cortei as partes de blá blá blá

A primeira pergunta a se responder é se a Ténéré 660 não passa de uma XT 660R com nova roupa. A resposta é não. Além de utilizar outro quadro e possuir acerto diferente no motor, a Ténéré traz novas suspensões, freios mais potentes, painel com mais informações, farol duplo, bocal do tanque em estilo aviação, suporte para bauleto e um design diferente.

Ao sentar na nova Ténéré a primeira diferença que se nota é o banco mais alto que o da XT 660, com 895mm de altura contra 875mm, respectivamente. Já a fiderença de distancia do solo é maior, com 260mm para a Ténéré e 210mm para a XT 660. Um dos grandes motivos para essa diferença são os tubos de escape que passam pela lateral direita da Ténéré, enquanto na XT os tubos passam por baixo do motor.

A posição de pilotagem também é diferente. Na Ténéré o guidão é mais alto e impõe uma postura mais confortável, além de permirtir mais controle sobre a motocicleta quando de pé nas pedaleiras, para transpor obstáculos. Aliás, as pedaleiras do piloto são revestidas com borracha.

O novo painel é mais completo, porque além das informações básicas (velocidade, rotações do motor, hodômetros, hora e luzes-espia) traz o prático marcador de nível de combustível. O conta-giros é analógico. Outro benefício da Ténéré é a fixação do painel mais alta, que não obriga o piloto a desviar os olhos da estrada.
O tanque de com capacidade para 23 litros e a presença do pára-brisa frontal atesta a vocação da Ténéré para longas viagens, afinal melhora consideravelmente a autonomia e diminui o cansaço do piloto ao desviar o vento de forma mais eficiente. Para reduzir as vibrações na manopla os contrapesos nas extremidades do guidão são maiores, efeito facilmente percebido.
O banco em dois níveis melhora a visibilidade do acompanhante e evita os escorregões que ocorriam na XT. As alças para as mãos também são maiores e mais largas. Na traseira suporte para bauleto.
As suspensões são outro item projetado priorizando o uso rodoviário. Na dianteira a Ténéré é menor que a da XT, com 210mm contra 225mm. No entanto, possui ajuste na pré-carga da mola. O braço oscilante da suspensão traseira da Ténéré, que utiliza amortecedor com óleo e gás, é de aluminio fundido. Mais rígido que o de seção retangular da XT. O curso da supensão traseira é o mesmo, 200mm.
Como a Ténéré foi projetada para uso predominantemente rodoviário e com menor proporção de fora-de-estrada que o da XT, outras mudanças foram necessárias. Os tamanhos dos aros e as medidas dos pneus são os mesmos, mas o aumento de 1º no ângulo de cáster, que passou a ter 28º na Ténéré, foi suficiente para aumentar a estabilidade nas retas e reduzir a oscilação da dianteira em altas velocidades.
Dois discos de 298mm com pinças Brembo de dois pistões melhoraram a performance das frenagens no asfalto, afinal a XT conta com apenas um da mesma medida. Na traseira, o disco de 245mm com pinça simples é igual nas duas motos.

PS: Foto do motor com a seguinte descrição abaixo: "Motor é o mesmo da XT, com um acerto mais dócil".

Fonte: Revista Duas Rodas Sem autor

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 11 Out 2011, 21:03
por kablack
Guyuga;

Excelente Post.

Gostei das seguintes partes:

1. "a Ténéré foi projetada para uso predominantemente rodoviário"

2. "Freio Brembo"

3. "Motor é o mesmo da XT, com um acerto mais dócil"

Estou sendo contagiado pelo bichinho... Vamos ver na loja, seguro, condições de financiamento, etc.

Abraço

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 11 Out 2011, 21:43
por HENKS
Podem até me chamar de louco, mas se eu tivesse dinheiro eu comprava a té66 ao inves da hornet ou qualquer outra moto na faixa de preço, questão de gosto...

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 12 Out 2011, 12:28
por Guyuga
E so combinar que eu vou

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 13 Out 2011, 11:05
por doug01n
Eu to dentro para um test-ride... Já fiz a da super 1200...

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 24 Nov 2011, 17:23
por kablack
A moto.com.br fez um comparativo entre a Té 660 e XT 660.

Disponível em:

http://www.moto.com.br/testes/conteudo/ ... 45823.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa leitura.

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 24 Nov 2011, 17:26
por kablack
Sobre a XT660R:

(...)

"Se não fossem os milhares de ladrões de olho nesta moto, poderíamos afirmar que se trata de uma das melhores motos para vencer o caos urbano."

(...)

Que pena que no Brasil o mau venceu (faz tempo...)

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 24 Nov 2011, 18:21
por ghamauricio
Pô pelo que falaram aí a Ténéré não é vantagem nenhuma!

Contra o melhor desempenho urbano e no offroad da 660R, a Ténéré por 5 mil a mais não passa de uma moto com bolha e posição de pilotagem mais confortável e motor mais fraco!

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 27 Nov 2011, 23:45
por Guyuga
bom, o vendedor me ligou ontem dizendo que a moto chega na cc dia 12/12!

Re: REVISTAS / MATÉRIAS - TÉNÉRÉ 660

Enviado: 28 Nov 2011, 08:17
por FIGUEIREDO
Saudações,
Como todo entusiasta e amante das 2 rodas... vivia sempre a comprar revistas (diversas editoras) para acompanhar os lançamentos, testes, produtos no mercado, etc.
Mas... :pdavida: é tudo a mesma ladainha de sempre...
O que as editoras querem é vender... e aí fazem aquela super capa com motos maravilhosas, um visual show... mas, o conteúdo... :thumbdown:
E, há alguma editoras que discaradamente refletem as chamadas "matérias pagas"... pelas montadoras.
Uma destas "matérias pagas" fazia um teste dizendo que a BMW 650 era infinitamente melhor que a nova Ténéré 660 !!!
Putz... é impossível uma BMW (esta 650) ser melhor que a Ténéré 600...
Mas, a matéria dizia declaradamente isto...
Um ou outro ponto a revista dizia que a "Té"... apresentava um 'ganho'...
Bem... em vista disto... parei de gastar $$$ nas bancas.
E, agora vou eu mesmo falar com quem sabe... mecânicos, profissionais de pista, motociclistas, etc.
A dica que dou é a seguinte... não se deixe levar por opiniões de testes de revistas... é uma furada.
Faça vc mesmo uma análise criteriosa da moto, avalie performance, custo x benefício, serviço pós venda, serviço de peças, design, conforto, etc.
Abraços.

E viva a Ténére '92 2VG