rebaixando a 660 tenere

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Raul Pasqualin
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mar 2017, 09:44
Cidade onde mora: Embu Guaçu/SP

rebaixando a 660 tenere

Mensagem por Raul Pasqualin » 11 Mar 2017, 09:56

Amigos, apesar de eu ser alto quero rebaixar a minha tenere.
Na frente basta deslizar um pouco as bengalas na mesas e atras andei vendo na internet uns kits para não amolecer a suspensão e sacrificar o amortecedor.
Pergunto aqui no blog, quem já fez isso e qual a experiencia?
Outra, ao rebaixar a moto acredito que vou ter que diminuir a altura dos cavaletes central e lateral. Como procederam os que rebaixaram ?

Avatar do usuário
Vitorl
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 347
Registrado em: 27 Jan 2016, 22:08
Cidade onde mora: São Lourenço / MG

Re: rebaixando a 660 tenere

Mensagem por Vitorl » 19 Mar 2017, 10:08

No fórum xt660 já foi publicado um desenho para fabricação do link, caso queira vc mesmo fazer, ou pedir a um torneiro que o faça.
A peça em questão, vc pode visualizar neste tópico:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=7&t=7686" onclick="window.open(this.href);return false;

Consegui uma altura ideal para o meu caso (assento em 85cm), aumentando o link da suspensão em 17mm.
Até agora não percebi nenhuma mudança negativa no desempenho da moto. Piloto com mais confiança.
Quando testei um link 25mm mais longo que o original, a altura do assento baixou para 82cm, entretanto o pneu raspava no escape, quando a suspensão trabalhava.
O descanso lateral diminuí em 25mm.
O cavalete central não me recordo quanto foi necessário retirar. Este, principalmente, fica impossível de usar se não for cortado.
É um serviço relativamente fácil de se fazer e pode ser retrabalhado, caso queira voltar as medidas originais.
Quanto mais se abaixa a moto, mais feia ela fica...

Raul Pasqualin
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Mar 2017, 09:44
Cidade onde mora: Embu Guaçu/SP

Re: rebaixando a 660 tenere

Mensagem por Raul Pasqualin » 19 Mar 2017, 12:29

Obrigado amigo.
Não achei que atrás correria o risco de raspar a roda.
De qualquer maneira tb estou modificando o escape para reduzir o valor e deixar a saída de gases mais livre.
Exatamente o que tinha pensado dos cavaletes.

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: rebaixando a 660 tenere

Mensagem por MarlonRR » 22 Ago 2017, 09:09

Como irei realizar uma viagem um pouco longa, tbm optei por rebaixar a minha. Comprei o link da chapam http://www.chapam.com.br/detalhes/braco ... rata-par/1" onclick="window.open(this.href);return false;, se não me engano paguei 120 reais.
Como ainda não instalei, estou na expectativa que me de mais segurança, principalmente na hora de parar, pq os os meus 1,68m não ajuda muito rsrsr. Minha moto é uma 2012/2012

Avatar do usuário
Vitorl
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 347
Registrado em: 27 Jan 2016, 22:08
Cidade onde mora: São Lourenço / MG

Re: rebaixando a 660 tenere

Mensagem por Vitorl » 06 Set 2017, 14:51

MarlonRR escreveu:Como irei realizar uma viagem um pouco longa, tbm optei por rebaixar a minha. Comprei o link da chapam http://www.chapam.com.br/detalhes/braco ... rata-par/1" onclick="window.open(this.href);return false;, se não me engano paguei 120 reais.
Como ainda não instalei, estou na expectativa que me de mais segurança, principalmente na hora de parar, pq os os meus 1,68m não ajuda muito rsrsr. Minha moto é uma 2012/2012
Além de substituir o link e baixar a frente, considere usar uma bota Mondeo Stability. Ajuda e muito!

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: rebaixando a 660 tenere

Mensagem por MarlonRR » 16 Out 2017, 12:43

Deixo abaixo o meu relato sobre utilizar o link para rebaixar.

Comprei o link para baixar no site da chapam. Tive que entortar o descanso lateral para conseguir deixar a moto em pé, se não fizer isso corro o risco de tombar a mesma.
Após a instalação do kit e deixar a regulagem da suspensão traseira no segundo nível (regulagem de fabrica) o pneu da moto começou a bater no escapamento. Isso com ela carregada (baus laterais + Bolsa estanque). Regulei a pré carga da mola para mais "dura" o problema que quando a moto está sem os baús ela fica muito desconfortável, fica quicando e quando carregada voltou a bater no escapamento, mesmo após o ajuste da mola. Acredito que irei voltar para a configuração original, visto que gosto de um offroad e acabo exigindo muito da suspensão, fora o perigo de quebrar algo quando a roda bate no escape.

Responder