Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
betoneto.tbo
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2016, 13:07
Cidade onde mora: Timbó/SC

Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por betoneto.tbo » 11 Set 2016, 11:28

Salve pessoal!

Estou com minha 660z 2012 a quase 1 ano agora. Comprei usada (21.000km) e agora estou enfrentando problemas que não esperava ver em um ícone como a Ténéré.

Bem vamos lá, primeiramente descobri por meio do mecânico de minha confiança que a Tenere tem um problema sério no filtro de ar que deixa a poeira entrar e fazer aquele estrago no pistão.
Foi quando verifiquei que a caixa de ar, e estava com poeira nas laterias internas!

Com um post aqui mesmo do forum dei uma aperfeiçoada, passei graxa em todos os cantos para criar uma vedação e na parte superior do filtro coloquei uma espuma de filtro de CG para melhorar a vedação da captação. O problema foi bem resolvido, porém acho que o antigo dono fez "M" em não verificar/acompanhar isso.

Foi então que comecei a notar que a cada 1.000km baixam 300ml de óleo.
Para piorar, ontem fiz uma viagem de 800km, andando praticamente o dia todo, 16 horas seguidas de bunda quadrada. Tirando a maravilha que foi o passeio hoje me deparei com um novo problema.

Lavei a bixa e deixei 15 min ligada para medir o óleo, só que nos 10min ela apagou na lenta!
Aí bati umas 5 vezes até conseguir ligar ela novamente. O óleo baixou, cerca de 10% da vareta só estava com óleo, foi pouco e irei recolocar.

Depois de medir o óleo deixei parada e tentei ligar novamente, e para minha infelicidade novamente ela não ligava.
Eu batia, a moto dava o arranque e desligava. Isso foram umas 10 tentativas até que eu consegui liga-la.

O problema dela morrer/engasgar também já vem de tempo acontecendo, ontem na viagem mesmo aconteceu algumas vezes, quando eu parava, voltava a acelerar e morria.

Então pessoal o que eu gostaria de saber é o seguinte, quais minhas opções?
Tem como resolver esses problemas, ou o negocio é fazer o sinal da cruz e mandar pra frente?
Tem como resolver trocando pistão, cabeçote, vela ?

Não quero gastar horrores em algo que possa virar um poço sem fundo.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por Diney » 11 Set 2016, 23:31

Ja verificou o estado da vela? quando foi a ultima troca da vela?

Se ela comecou a morrer logo apos ter lavado, verifique se o cachimbo da vela nao esta molhado!

O consumo de oleo da pra resolver, brunir o cilindro e troca os aneis, mas se estiver gasto como o cilindro e de cromo duro ( nikasil ) e o pistao forjado e grafitado, teria que trocar o kit todo ( cilindro, pistao e anes). Nao seria necessario mexer no cabecote.

Eu se fosse voce resolveria esse problema dela morrer na lenta, e desencanaria desse lance de consumir oleo, existem motos e carros que consomem a cada mil kms um X de oleo, ate as Triumphs consomem oleo!

Temos que entender que a Tenere 660 e um trator, uma moto robusta, nao tem eletronica e nem flu flus, e uma cruzadora de paises, desertos, geleiras, ela e assim e ponto!

Na questao do filtro, compre filtro da MoldSpuma e o oleo de filtro da Motul, eu fiz isso e a moto vai muito bem!

abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

betoneto.tbo
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2016, 13:07
Cidade onde mora: Timbó/SC

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por betoneto.tbo » 12 Set 2016, 07:27

Obrigado pelas dicas, vou seguir isso.

Outras 2 coisas que esqueci de pedir.

Vi falarem sobre usar um óleo 10-40, que acho que é mais denso, isso ajuda a diminuir o consumo do óleo?

E sobre a questão de morrer, tbm ouvi falar sobre conectar o scanner e regular a admissão de CO, isso é uma outra opção?

E sobre a vela, trocar por uma original ou tem outra marca melhor?

Muito obrigado novamente, já estou mais conformado heheheh.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por Diney » 12 Set 2016, 10:47

Outras 2 coisas que esqueci de pedir.

Vi falarem sobre usar um óleo 10-40, que acho que é mais denso, isso ajuda a diminuir o consumo do óleo?

SIM PELO FATO DO OLEO SER MAIS DENSO EM TESE QUEIMARIA MENOS, MAS VEJA BEM EU NA MINHA UTILIZO O RECOMENDADO, SO QUE SEMI SINTETICO. SINCERAMENTE TO NEM AI SE BAIXA UMA CASQUINHA OU NAO, JA VI TRIUMPH ZERO BAIXANDO 500 ML EM 1.000 KMS E O DONO BRIGANDO COM A CONCESSIONARIA, MANDA PARA GARANTIA, FICA SEMANAS SEM A MOTO. SE FOR PARA VIVER ASSIM MELHOR NEM TER COMPRADO....


E sobre a questão de morrer, tbm ouvi falar sobre conectar o scanner e regular a admissão de CO, isso é uma outra opção?

UMA COISA QUE NAO ATENTAMOS E QUE COM O PASSAR DOS KMS E NECESSARIO FAZER A LIMPEZA DO TBI ( CORPO DE INJECAO ) ELE VAI CARBONIZANDO, A PONTO DE DEIXAR A MARCHA LENTA IRREGULAR E PODE SIM FAZER A MOTO MORRER.

UMA REVISAO BEM FEITINHA COM TROCA DE OLEO, VERIFICACAO NA VELA E SUA ABERTURA, VERIFICACAO DO FILTRO DE AR, REAPERTO GERAL, REGULAGEM DAS VALVULAS, TROCA DE FLUIDOS QUANDO NECESSARIO E OTIMO PARA A SAUDE DA MOTO, ELA FICA NOVA! E NAO ADIANTA VOCE TENTAR FAZER A LIMPEZA OU UTILIZAR AQUELES PRODUTOS QUE VENDEM EM LOJA DE PECAS DE CARROS. TEM QUE TER UM MEANICO BOM E DE CONFIANCA. FALO ISSO PORQUE TENHO UMA ZX10 E ELA E ENJOADA, ENTAO A CADA 20 MIL KMS EU MANDO FAZER UMA REVISAO DESTAS E GASTO UNS 600 REAIS, A MOTO VOLTA OUTRA, MEU MECANICO E O MADEIRA AQUI DA ZONA LESTE DE SP.

CLARO QUE ALGUMAS COISAS NOS PODEMOS FAZER, COMO REGULAGEM DE ABERTURA DE VELA, MANUTENCAO NO FILTRO DE AR, TROCA DE OLEO E FILTRO DE OLEO, TROCA DO FLUIDO DO RADIADOR, TROCA DO FLUIDO DE FREIO ( DESDE QUE NAO SEJA O MODELO COM ABS) TROCA DE PASTILHAS DE FREIO.


E sobre a vela, trocar por uma original ou tem outra marca melhor?

VOCE PODE UTILIZAR VELA ORIGINAL OU DE IRIDIUM, A VELA DE IRIDIUM VAI GARANTIR UMA QUEIMA MELHOR, VC NEM VAI SENTIR DIFERENCA NO DESEMPENHO DA MOTO, MAS DIGAMOS QUE FAZ BEM PARA A SAUDE DO MOTOR!

Muito obrigado novamente, já estou mais conformado heheheh


VAI COM CALMA, RESOLVE O PROBLEMA E VAI CURTIR A TUA MOTO....

A MINHA E 2015 PEGUEI FAZ UM MES DE UM CARA MUITO RELAXADO, SO ANDAVA COM A MOTO, A ULTIMA REVISAO FEITA NA CONCESSIONARIA FOI AOS 10 MIL KMS E PEGUEI COM 19 MIL, EU MESMO ( CONHECO MECANICA BASICA) FIZ A REVISAO DA MINHA, TROCA DE FLUIDOS, OLEO, COLOQUEI FILTRO DE AR MOLDSPUMA COM OLEO DE FILTRO MOTUL, TROUQUEI OLEO E FILTRO DE OLEO, ENGRAXEI OS LINKS DA SUSPENSAO E EIXO DA BALANCA, REVISEI A PARTE DA CARENAGEM QUE ESTAVA TUDO SOLTO, DEI UM JEITO NAS CARENAGENS PARA NAO TRICAREM,,,,,ENFIM DEI UM BAITA TRATO, A MOTO FICOU OUTRA, MAS AS VEZES TEMOS QUE RECONHECER QUE SOMENTE UM BOM MECANICO PODE RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS...

abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

betoneto.tbo
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2016, 13:07
Cidade onde mora: Timbó/SC

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por betoneto.tbo » 12 Set 2016, 18:59

Mais uma coisa, tens uma foto de referencia do filtro de espuma pra eu saber como ele é?

Por acaso seria esse : http://moldspuma.com/92311?search=660" onclick="window.open(this.href);return false; ?

Onde acopla ele? Na frente da tampa da caixa de ar ?

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por Diney » 12 Set 2016, 20:49

Nao e esse nao, e esse aqui:


http://i284.photobucket.com/albums/ll13 ... wjbxue.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;



http://i284.photobucket.com/albums/ll13 ... sygv2s.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

betoneto.tbo
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2016, 13:07
Cidade onde mora: Timbó/SC

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por betoneto.tbo » 12 Set 2016, 23:33

Então amigo pra encerrar hehehehe

Qual vc sugere:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-moto-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d-moto-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por Diney » 13 Set 2016, 08:42

rsrsrs.. nem esquenta!

Entao eu comprei este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d-moto-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

E mais facil de limpar que o outro que mostrou, porque voce tira a espuma da tela de inox e pode lavar com querozene ou gasolina podium, e mais facil para limpar assim! e bem mais facil de aplicar o oleo para filtro...ja o outro é como os filtros esportivos para carro nao da pra desmontar e dificulta na limpeza!

Mas ai vai de gosto!

Agora nao adianta comprar o filtro de espuma e nao utilizar o oleo proprio para filtros, no meu caso eu utilizo o motul e como gosto de mexer na moto a minha intensao e de limpar a cada 5 mil kms, mas ai vai de gosto do dono da moto, se quer limpar com 10 mil ou 15 mil.

esse e o que eu recomendo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-moto-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

qualquer duvida pode perguntar

ABS
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

betoneto.tbo
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jan 2016, 13:07
Cidade onde mora: Timbó/SC

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por betoneto.tbo » 13 Set 2016, 09:23

Desculpe minha ignorância mas esse óleo serve somente para "banhar" o filtro?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Na lenta desliga e bebe óleo, ajudem por favor!

Mensagem por Diney » 13 Set 2016, 11:15

Sim, porque se colocar somente o filtro de espuma, as particulas menores podem passar pelos poros da espuma e entrar no motor, ja o oleo especifico para essa utilizacao, voce passa uma quantidade, espreme a espuma entre as maos para tirar o excesso e instala na armacao, o oleo vaii secar e ficar grudento, tipo chiclete quente no asfalto, coisa que os oleos comuns ( muitas pessoas fazem isso por que acham besteira comprar oleo proprio para filtro de ar ) de qualquer viscosidade, mesmo o 90 nao tem esse artificio. Entao as particulas ficam retidas nos poros da espuma por conta do oleo, filtrando eficientemente o ar e protegendo o motor.

Sei disso porque eu utilizei muito filtros de espuma, sou piloto de motocross aposentado, e utilizei muito o oleo, pois nas motos de cross ( CFR, YZF, RMZ, KXF) ja vem com filtros de espuma.

Pude constatar a eficiencia do oleo + Filtro nestas motos, que enfrentam muita poeira nas pistas!

Se ali e bom imagina em uma moto que nao roda muito em terra como uma pista de motocross?

Ja quem usa oleo comum, o oleo por nao ser grudento como o oleo proprio para filtro, com o tempo desce para o fundo do filtro, deixando as partes mais altas sem oleo e desprotegido, deixando passar particulas e assim danificando os aneis, pistao e cilindro da moto, o que causa a queima de oleo, batida de saia e ate travar o motor com muito tempo de uso.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Responder